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02/06/2009 - 10:41

O tempo está acabando

A afirmação de que o brasileiro deixa tudo para última hora, muitas vezes, não é apenas um chavão. Que o diga a notória entrega de declaração do Imposto de Renda, cujo prazo expirou no último dia 30. Para se ter uma ideia, no dia 28 de abril, ou seja, faltando apenas 48 horas para o término do envio, seis milhões de pessoas ainda não haviam declarado seus rendimentos, de um total de 21,4 milhões de contribuintes. E por conta dos retardatários, o prazo de recebimento ainda foi expandido mais algumas horas.

Esse exemplo mostra uma tendência que, por vezes, sai da “esfera pessoal” e entra na “esfera empresarial”. Neste ano, por exemplo, as empresas de capital aberto do Brasil tem que aderir ao International Financial Reporting Standard, o IFRS, e que – assim como o Imposto de Renda – está sendo deixado para última hora. Mais do que facilitar e harmonizar os demonstrativos financeiros, adotar o IFRS também significa estar em sintonia com a economia global, uma vez que a maioria dos países, ditos de primeiro mundo, já utilizam o padrão.

O Brasil deveria estar introduzindo mais rapidamente essa medida, mas o que estamos vendo é que nesta corrida, nossas empresas estão ficando para trás. Mesmo com a Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007 – justamente para impor a padronização contábil –, as companhias estão apenas se limitando a fechar seus demonstrativos dentro dos prazos legais. E mesmo assim, muitos não estão conseguindo fazê-lo, o que revela a dificuldade na adequação às novas normas contábeis.

Em mais uma comparação com o Leão, quando o processo de envio de declaração pela Internet começou, quem deixou para o final acabou correndo risco de enviar seus dados de forma errada ou, simplesmente, não conseguiu enviar. Muitos correm risco de terem seus CPFs cancelados por causa disso. Quem demorar para adotar o IFRS ficará fora dos padrões da nova lei, mas ao invés de um cancelamento de cadastro, o prejuízo virá na forma de transparência de suas informações financeiras.

Essa alteração contábil em nossa realidade modifica necessidades e conhecimentos técnicos para os contadores e auditores. Não se trata de informações que podem ser obtidas em um manual online, mas que exigem uma série de conhecimentos apurados.

Isso revela que as empresas precisam resolver a questão. E para isso, uma das melhores estratégias tem sido a introdução de treinamento à equipe responsável das organizações para entendimento às novas normas. Além de oferecer aos seus funcionários o conhecimento necessário, a empresa que adota esse sistema consegue otimizar muitas características fundamentais para a sobrevivência do seu negócio.

Um exemplo bem simples do que o chamado treinamento in company pode proporcionar é a diferenciação no serviço de acordo com as necessidades do cliente, oferecendo a ele justamente o que ele precisa saber, formando sua equipe dentro dos parâmetros mais importantes à companhia, sem a perda de tempo ou o risco de algum dado fundamental ser esquecido em alguma entrelinha.

A capacitação nos processos IRFS exige muita interpretação, pois a linguagem contábil mudou. Agora, transparência e precisão têm muito mais peso do que antes nos demonstrativos financeiros. É necessário estar capacitado e preparado para isso, coisa que requer tempo.

O treinamento de equipe é uma vantagem competitiva, que gera qualificação profissional aos colaboradores, contribuindo para o surgimento e retenção de talentos, além de motivação e comprometimento. Nesse momento de muitas mudanças, a inovação é fundamental, e ela deve ser incentivada.

O tempo está acabando e deixa uma pergunta no ar: você faz parte do grupo que, quando as medidas passarem a vigorar, estará descansado e preparado para as mudanças, ou do grupo que, quando vê que o tempo está acabando, se desespera para se adequar, e, quase sempre, se depara com várias incertezas? A resposta é simples e vem na forma de outra pergunta: quando você entregou sua declaração de Imposto de Renda?

. Por: Fábio Marra é coordenador de Projetos Corporativos da Trevisan Escola de Negócios| Email: [email protected]

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