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03/06/2009 - 08:23

Unimed realiza 1º Encontro de Compradores

Neste primeiro semestre, a marca já adquiriu R$ 13 milhões em medicamentos por meio de compra conjunta, mesmo valor contabilizado no período total do ano passado.

Comprar bem, pelos melhores preços e condições, com responsabilidade socioambiental, é uma das principais ações da Unimed para combater a alta taxa de sinistralidade - proporção da receita gasta no atendimento aos beneficiários dos planos de saúde. Para fomentar a integração das compras das cooperativas médicas, via Central de Compras, a Unimed do Brasil realizará, nos próximos dias 24 e 25 de junho, em São Paulo, o 1º Encontro Nacional de Compradores do Sistema Unimed.

“A compra coletiva é uma mudança cultural, pois os compradores estão acostumados a dominar todo o processo comercial. Mas, como não podemos repassar os aumentos de custos da medicina suplementar, já que a Agência Nacional de Saúde Suplementar não considera as planilhas das operadoras, temos que reduzir os gastos, sem afetar a qualidade do atendimento”, afirma Valdmário Rodrigues Júnior, diretor de Integração Cooperativista da Unimed do Brasil.

O diretor ressalta que, além da verticalização (investimentos em recursos próprios da marca, como hospitais e laboratórios), que também será abordada no evento, a ação mais lógica e estratégica é negociar as compras usando, para isso, toda a força do Sistema Unimed, composta por 377 cooperativas espalhadas pelo país. “Isoladamente, poucas Unimeds têm poder para negociar preços mais adequados. Unindo os profissionais de compras da marca, os resultados serão os melhores possíveis”, afirma o diretor de Integração Cooperativista.

Em 2009, a Central de Compras já adquiriu R$ 13 milhões em medicamentos, valor igual ao de todas as transações realizadas ao longo do ano passado. Mesmo com a crise, a expectativa é fechar o ano com até R$ 16 milhões em compras.

O Núcleo de Cotações de OPMEs, criado em novembro último, já realizou mais de 100 cotações. Neste caso, não há como fazer aquisições conjuntas, pois estes materiais são muito específicos, de acordo com cada indicação médico-hospitalar.

“Em relação às OPMEs, a estratégia é forçar queda de preços centralizando as cotações na Central de Compras. Temos que mostrar aos fornecedores que, nas compras de uma pequena ou de uma grande cooperativa, a marca é a mesma, para que haja um relacionamento positivo.” || Site: www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=49084&cd_secao=49077 .

Central de Compras - A Central de Compras da Unimed foi criada em 2004, para aumentar o poder de compra das cooperativas Unimed, na aquisição de produtos como medicamentos; órteses, próteses e materiais especiais (OPME); materiais de escritórios, dentre outros itens. Em 2007, registrou R$ 7 milhões em compras, que subiram para R$ 13 milhões em 2008. A expectativa, mesmo com a crise econômica, é adquirir, em 2009, R$ 15 milhões a 16 milhões em produtos e serviços.

Perfil da Unimed - Experiência de cooperativismo médico mais bem-sucedida do mundo, a Unimed surgiu em 1967, em Santos (SP). Hoje, 377 cooperativas integram o Sistema Unimed, cobrindo cerca de 75% do território nacional. Com mais de 107,1 mil médicos cooperados, a Unimed tem 15,5 milhões de clientes, que representam 34% do mercado nacional de planos de saúde. Além da saúde suplementar, a Unimed destaca-se como um dos maiores patrocinadores de esportes do Brasil, bem como em Responsabilidade Social: balanço recentemente divulgado registra R$ 746 milhões de investimentos em ações sociais. Em 2007, o Sistema Unimed faturou R$ 18,1 bilhões, sendo responsável por 42 mil empregos diretos, e por 290 mil indiretos.

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