Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2009 - 08:24

TVSA e Instituto Alpargatas: A marca auxiliando a causa

Para desenvolver a sociabilidade e a capacitação de jovens cidadãos através do esporte, o braço social da Alpargatas investiu até 2008 cerca de R$ 5 milhões em mais de 130 projetos realizados em parceria com empresas, governo e ONGs.

São Paulo - O Instituto Alpargatas foi criado em janeiro de 2003 para atuar em iniciativas de educação através do esporte. "Com forte atuação nas plantas situadas no Nordeste, possuímos 137 projetos em operação e atendemos mais de 70 mil jovens. Capacitamos o professor, auxiliando as instituições de ensino para tornar a aula de educação física atraente e a metodologia de ensino mais instigante, para que o aluno através do esporte melhore sua capacidade de aprendizado nas demais matérias", informa Carlos Parente, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Alpargatas, convidado do Programa Ações Sustentáveis, da TVSA. | www.tvsa.tv.br

O Instituto está dividido em três grandes frentes: o programa Ação Escola, em parceria com a comunidade e órgãos públicos, atua durante o horário escolar, utilizando a prática esportiva qualificada como instrumento metodológico; o Pós-Escola, resultado de uma parceria mais próxima com o governo e ONGs, que por sua vez fazem parcerias com o setor privado, trabalhando na extensão do horário escolar através de atividades esportivas, recreativas e culturais, com o intuito de afastar os alunos das ruas; e o programa Funcionário Cidadão, desenvolvido pelo voluntariado corporativo, no qual cerca de 800 funcionários da Alpargatas atuam em projetos do Pós-Escola capacitando turmas tanto no esporte como em informática e música. "Um projeto acabou integrando o outro porque percebemos que o aluno precisa ter 8 horas entre o ensino acadêmico e atividades culturais", afirma Parente.

Até 2008 foram investidos cerca de R$5 milhões em mais de 130 projetos, beneficiando cerca de 71.500 alunos, mesmo ano em que 58 escolas tiveram suas quadras reformadas.

Para Parente, toda atuação social precisa estar alinhada com uma causa da empresa, para que a marca auxilie a causa e não a causa auxilie a marca. "Como os projetos são alinhados ao posicionamento da empresa que é fortemente ligada a área esportiva, há uma percepção de clareza de propósito e obtenção de resultados significativos. O papel da empresa privada nesse momento é estimular parcerias e apoiar projetos sem agir sozinha. O conceito de sustentabilidade se torna tangível na prática de aprendizado que o indivíduo herda e quando há o objetivo de trabalhar em parceria com o poder público, privado e com as ONGs para que essa construção seja legítima e percebida pela sociedade", diz.

Sobre a TVSA - A TVSA é um portal de vídeo desenvolvido pelo Instituto Conteúdo Responsável (ICR), uma sociedade sem fins lucrativos que tem por objetivo disseminar informação sobre as boas práticas de sustentabilidade.

Toda a programação, voltada para as ações entre o segundo e terceiro setor, inclui programas de debates, entrevistas, cobertura de eventos e noticiários e pode ser acessada pelo portal e também através de celulares Iphone. "Porque qualquer ação só produz efeito se for amplamente divulgada" | www.tvsa.tv.br | www.conteudoresponsavel.org.br | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira