Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2009 - 09:01

O Terceiro mandato é uma boa solução?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já fez história. Seus dois mandatos foram marcados pelo controle da inflação, pelo investimento maciço da população pobre do país através de programas como o Bolsa Família, e pela aplicação em investimentos estruturais de base, como o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. É bem interessante lembrar também que a conjuntura internacional ajudou - e muito - nosso presidente sindicalista. Nunca um presidente da república brasileira teve tanta sorte em seu governo, beneficiado por uma avalanche de boas notícias.

Nos últimos dias, a mídia tem falado na possibilidade de um terceiro mandato para o presidente. Apoiado em bons índices de aceitação popular ao seu governo, Lula acredita que um terceiro mandato é algo viável. Entretanto, um terceiro governo para o presidente geraria um desgaste quase que inevitável. A conjuntura internacional que tanto o beneficiou nos dois primeiros períodos de governo, já não é mais a mesma. Os EUA provavelmente entrarão numa recessão em breve e a maior economia do mundo certamente afeta a economia mundial e, consequentemente, a brasileira.

Além disso, o governo manteve um relacionamento com o Congresso Nacional apoiado num frágil equilíbrio de forças durante os governos de Lula. A oposição política pode se organizar e modificar o jogo, agora contra o presidente, num eventual terceiro mandato.

Se o presidente aceitasse um conselho, creio que seria melhor ele sair pela porta da frente, evitando assim, o desgaste de um período maior de governo. Se saísse ao final do mandato atual, o povo teria ótimas lembranças de seu período de governo e ele poderia continuar na vida política como um senador ou governador de estado. Seria a coroação de uma vida dedicada aos trabalhadores e à política.

. Por: Ricardo Barros , Professor de História do Colégio Paulista (COPI). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira