Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2009 - 09:13

Ministro Hélio Costa anuncia licitação para telefonia rural

20% da população brasileira que vivem em zonas rurais serão beneficiadas.

Brasília – O Ministério das Comunicações está preparando uma portaria dirigida à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a realização de uma licitação de prestação de serviços de telecomunicação para atender às populações rurais com telefonia fixa e banda larga sem fio. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, explicou,no dia1º de junho (segunda-feira), que para atender aos 20% da população brasileira que vivem na zona rural serão utilizadas as frequências de 450 MHz. Segundo o ministro, essas frequências “são absolutamente adequadas para a baixa densidade demográfica das regiões rurais do Brasil”.

O ministro adiantou que vai recomendar à Anatel que faça a licitação da freqüência de 450 Mhz dando prioridade à área rural. “Não tem outro jeito, neste momento, de cobrir o vácuo que existe no meio do interior brasileiro com a falta da telefonia no meio rural”, disse o ministro, na abertura dos trabalhos da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em Brasília. Ele disse que o ministério trabalha com a previsão de que o serviço esteja implementado em 2014.

Hélio Costa revelou, ainda, que a licitação das freqüências de 450 MHz vai servir como embrião para levar o programa de banda larga às 80 mil escolas rurais brasileiras. “Nós estávamos estudando como iríamos levar a banda larga nas escolas rurais. E encontramos este caminho”, afirmou. A referência é ao procedimento pelas empresas de telefonia para a troca das obrigações contratuais pela conexão de banda larga nas escolas públicas. “Da mesma forma em que fizemos a troca dos PSTs e encontramos o Banda Larga na Escola, agora, nós também, tentando encontrar o caminho para a Banda Larga na Escola rural”, concluiu. | Ascom / Minc

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira