Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 10:16

Secretária Marcia Lins fala sobre incentivos para a região do Vale do Café

Festival da região vai acontecer de 17 a 26 de julho.

A Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, participou no dia 3 de junho (quarta-feira), no Centro Cultural Light, no Centro, da cerimônia de abertura do Festival Vale do Café, evento que abrange diversas cidades do interior do Estado. O Festival tem como objetivo fortalecer o pólo turístico cultural daquela região, que receberá 5.6 milhões de dólares em investimentos do Programa de Desenvolvimento do Turismo.

Segundo a secretária, o evento é realizado por um grupo de pessoas que se uniram para mostrar o que é o Vale do Café. “Este Festival representa um movimento organizado para divulgação da região que reúne beleza, história e cultura de uma região, e que mostrará ao mundo a rica cultura dessa região. É o nosso Vale do Loire”, afirmou a Secretária Marcia Lins, fazendo referência ao Vale dos Reis, região do rio Loire, na França, onde legendários castelos da Renascença são visitados em meio a eventos que envolvem cultura e gastronomia.

A Secretária lembrou, ainda, que a região do Vale do Café ficou durante muitos anos sem apoio do poder público e há três anos tem recebido apoio do Governo. “Atualmente, a região que abrange as cidades de Valença, Vassouras, Barra do Piraí e Rio das Flores está contemplada nos investimentos do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), com um montante de 5,6 milhões de dólares”, explicou Marcia Lins.

O segmento Serviços é responsável por 70% do PIB do Rio de Janeiro. Desse volume, 38% são para o setor de turismo, o que representa 4% do PIB brasileiro. “Este é o resultado da visão do Governo do Estado, que identifica o turismo como um setor que tem de ser valorizado. Há três anos temos incentivado o crescimento dessa região. E agora, com o Prodetur, vemos que o Ministério do Turismo também está agindo em prol dessa região”, afirmou.

O convênio do Prodetur, que segundo a secretária “chega para impulsionar a região”, com o BID (Banco de Interamericano de Desenvolvimento) deverá ser assinado no segundo semestre desse ano e vai liberar 187 milhões de dólares para investimentos em todo o Estado, dos quais 5,6 milhões para a região do Vale do Café.

Principais investimentos do Prodetur no Vale do Café:- Recuperação da Estação Ferroviária de Valença | - Recuperação da Estação Ferroviária Barão de Juparanã – Museu Ferroviário | - Recuperação da Estação Ferroviária de Barra do Piraí | - Recuperação da Estação Ferroviária de Santana da Barra | - Recuperação e urbanização da Catedral Nossa Senhora da Glória, em Valença | - Recuperação do Centro de Turismo e Artesanato de Conservatória | - Recuperação e ampliação do Centro Cultural Artístico Museu do Café | - Recuperação e Requalificação ambiental do Centro Histórico de Valença | - Recuperação e qualificação do entorno do Centro Histórico de Vssouras | - Recuperação do entorno da igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Vassouras | - Recuperação e qualificação do Centro Histórico de Rio das Flores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira