Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 10:29

Cresce o consumo brasileiro “per capita” de cobre, diz estudo do Sindicel

Levantamento da entidade mostra que o Brasil ocupa a 15° posição no ranking internacional.

O consumo de cobre por habitante no Brasil teve significativo aumento de 50% no período de 2002 a 2008. No ano passado, o consumo “per capita” do metal no País foi de 2,1 quilos por habitante. O estudo é do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel), em conjunto com a Associação Brasileira do Cobre (ABC).

O levantamento mostra, ainda, que o consumo “per capita” no período de 2002 a 2008 superou o crescimento do PIB brasileiro (+ 30%). No entanto, o País ocupa o 15° lugar a nível mundial. “O significativo aumento do consumo de cobre por habitante no País reflete o crescimento dos setores de construção civil e de tecnologia de ponta na indústria”, explica Sérgio Aredes, presidente da ABC e do Sindicel.

Segundo a pesquisa, a produção mundial de cobre cresceu 2,6% em 2008, quando comparado o mesmo período de 2007. Atualmente, a China é a maior produtora mundial do insumo. “Países como Chile, Japão, Estados Unidos e Rússia também são grandes produtores do metal”, explica Aredes. No ranking de produção, o Brasil ocupa a 19° posição, com cerca de 230 mil toneladas ano.

Perfil do Sindicel - O Sindicel representa as empresas do setor de fios e cabos elétricos e ópticos e de produtos semimanufaturados em cobre e outros metais não-ferrosos. Fundado em 1979, atualmente reúne 51 empresas em todo o território nacional, representando mais de 90% da totalidade do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira