Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 10:39

Prêmio CASA COR anuncia vencedores

A CASA COR anuncia os profissionais vencedores da premiação que elege os ambientes de maior destaque das três mostras simultâneas: CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS. Dez espaços foram eleitos por um qualificado júri nos quesitos Projeto Mais Sustentável, Projeto Mais Original, Projeto Mais Ousado, Melhor Projeto de Uso Público, Melhor Projeto Comercial, Melhor Projeto de Paisagismo, Melhor Projeto na CASA COR, Melhor Projeto no CASA HOTEL, Melhor Projeto no CASA KIDS e Melhor Ambiente em Iluminação/Prêmio Philips Lighting.

Para compor a banca de jurados participaram os jornalistas Silvia Farias, da Casa Claudia; Álvaro Leme, da Veja São Paulo; Karla Sarquis; Marcelo Lima, do O Estado de S.Paulo; além de Thassanee Warnick, Fundadora e Presidente do Conselho do Green Building Council Brasil; Newton Figueiredo, Presidente do Grupo SustentaX; Tuca Reines, fotógrafo; e os publicitários Paschoal Fabra Neto, da agência FabraQuinteiro; e Andrea Dantas, da África.

Os vencedores desta edição.: Projeto Mais Sustentável – Debora Aguiar, com o REFÚGIO DO VELEJADOR | . Projeto Mais Original – João Armentano, com FUORI CITTÁ | . Projeto Mais Ousado – Alessandro Jordão e Kiko Sobrino, com a SUÍTE DO MOTEL | . Melhor Projeto de Uso Público – Agnes Manso e Maria Alice Miglorancia, com o BANHEIRO PÚBLICO FEMININO | . Melhor Projeto Comercial – Ana Bartira Brancante e Daniela Mattos, com o RESTAURANTE JAPONÊS | . Melhor Projeto de Paisagismo – Marcelo Faisal, com a PRAÇA DO VIVEIRO | . Melhor Projeto na CASA COR – Debora Aguiar, com o REFÚGIO DO VELEJADOR | . Melhor Projeto no CASA HOTEL – Patricia Anastassiadis, com o PRESIDENCIAL GARDEN | . Melhor Projeto no CASA KIDS – Edson Lorenzzo, com o QUARTO DE BRINCAR | . Melhor Ambiente em Iluminação / PRÊMIO PHILIPS LIGHTING - Mariana Albuquerque e Guilherme Ommundsen, com o RESTAURANTE CASA COR.

Esses e outros espaços poderão ser conferidos nas mostras CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS até o dia 14 de julho, no Jockey Club de São Paulo. Ao todo, os visitantes poderão conferir 124 ambientes distribuídos em 44 mil m2 de área ocupada e 22 mil m2 de área construída.

Descritivos dos ambientes vencedores do Prêmio CASA COR.: Projeto Mais Sustentável – Refúgio do Velejador/ Debora Aguiar: Debora Aguiar traz para este ano um ambiente agradável de convivência para um casal, onde eles podem relaxar sozinhos ou com amigos. O espaço de 380m² é um loft de lazer, que conta com quarto, biblioteca, living, sala de jantar, área gourmet, banheiro, deck, praça do fogo e lounge de leitura. A ousadia do Refúgio do Velejador fica por conta do barco HPE 25 pés, trazido de Angra dos Reis. Arquitetura e decoração do local são atemporais. “O projeto poderia estar situado em qualquer cidade ou país, independentemente do clima local ou da estação do ano”, diz a profissional. Contemplando a sustentabilidade, os móveis são feitos com madeira ecológica. A mesa de jantar é em tora reaproveitada e o aparador de madeira tampo de fibra natural. A tecnologia convive de forma harmoniosa com a natureza e é retratada na automação de áudio, vídeo e equipamentos eletrônicos.

Projeto Mais Original - FUORI CITTÁ / JOÃO ARMENTANO: Fugir da maratona que é viver nas grandes cidades com um toque de poesia! Esta é a mensagem que João Armentano transmite em seu espaço na CASA COR. Contando com a magia do paisagista Luiz Carlos Orsini, luxo e descontração marcam o ambiente de aproximadamente 160m². O arquiteto inspirou-se na correria do dia-a-dia para a elaboração do projeto, ao utilizar na decoração materiais como pedras, lonas, pisos naturais, tijolos especiais e móveis despojados.

Projeto Mais Ousado - SUÍTE DO MOTEL / ALESSANDRO JORDÃO e KIKO SOBRINO: A sofisticação francesa e a irreverência de Amsterdã estão presentes na SUÍTE MOTEL, do CASA HOTEL, criada pelos artistas plásticos Alessandro Jordão e Kiko Sobrino. Em 100m², eles apostam no uso de cores da bandeira francesa em sistemas de LED nas janelas do espaço e nos tons preto branco e pink, marcas registradas da dupla. Entre os materiais utilizados estão sintéticos para valorização ecologicamente correta. Um dos pontos fortes é o sistema de iluminação e automação. Objetos e complementos de design, alguns vindos de Paris e Milão, atraem ainda mais a atenção do público, além do mobiliário assinado pela dupla.

Melhor Projeto de Uso Público - BANHEIRO PÚBLICO FEMININO / AGNES MANSO e MARIA ALICE MIGLORANCIA : As arquitetas Agnes Manso e Maria Alice Miglorancia estreiam na CASA COR com o moderno ambiente BANHEIRO PÚBLICO FEMININO. O projeto é inspirado nos banheiros boutique europeus: “Trouxemos de Paris a ideia de criar cabines diferentes quebrando a monotonia das usuárias”, explicam as profissionais. Efeitos de iluminação, pinturas nas paredes e grandes espelhos criam um espaço sofisticado e inovador. Por ser uma área pública, piso de porcelanato na cor cinza asfalto remete ao aspecto urbano. O local, dedicado às mulheres cosmopolitas, apresenta cores femininas e marcantes, assim como as pastilhas de vidro em uma composição de quatro tonalidades próximo ao lavatório. Um toucador foi planejado para o retoque do make up das belas visitantes. A criação em marcenaria segue uma proposta de linhas retas sem a necessidade de objetos de decoração. “Brincamos com o uso do papel higiênico criando esculturas nas paredes”, comentam Agnes e Maria Alice.

Melhor Projeto Comercial – RESTAURANTE JAPONÊS/ ANA BARTIRA BRANCANTE e DANIELA MATTOS: Com o objetivo de criar um espaço alegre e ao mesmo tempo aconchegante, as arquitetas Ana Bartira Brancante e Daniela Mattos desenvolveram para o RESTAURANTE JAPONÊS um projeto arrojado e com forte tendência tropical. Utilizando cores cítricas como o verde limão e imagens orientais marcantes com toques florais, as profissionais inspiraram-se nos jardins de Burle Marx para decorar o ambiente. Através de um estudo das tradições brasileiras e orientais, a dupla traz como ponto forte da decoração a mistura destes dois elementos e a intenção de libertar o formalismo e rigidez tradicional japonesa, oferecendo uma nova interpretação ao estilo. “Nossa proposta é dar uma roupagem mais descontraída e adequada ao brasileiro, tudo com muito equilíbrio”, afirmam as idealizadoras. Paredes revestidas com painéis frisados pintados em laca, cadeiras em tecido floral, porta e balcões em madeira do tipo bambu, contemplando a sustentabilidade, além de um painel de seis metros retratando as gueixas, composto por elementos em acrílico espelhado em diversas profundidades, destacam o local de 100 m². Para a acessibilidade, o espaço permite a livre locomoção sem a presença de desníveis, além de possuir um sofá com mesas baixas para maior conforto e praticidade.

Melhor Projeto de Paisagismo – PRAÇA DO VIVEIRO/ MARCELO FAISAL: O arquiteto e paisagista Marcelo Faisal assina a PRAÇA DO VIVEIRO. O jardim modernista de 860 m² foi desenvolvido em homenagem ao centenário de Roberto Burle Marx. A decoração com espécies como Pandanus, Palmeira Washingtonia e gramas pretas e verdes fazem referência ao calçadão de Copacabana. O grande destaque fica por conta dos amplos canteiros com cachepots com espécies preciosas, que traduzem o valor estético da obra de Burle Marx. Um grande gazebo sobre a água com uma lareira a gás dá o toque arquitetônico do profissional.

Melhor Projeto na CASA COR - REFÚGIO DO VELEJADOR/ DEBORA AGUIAR: Debora Aguiar traz para esse ano um ambiente agradável de convivência para um casal, onde eles podem relaxar sozinhos ou com amigos. O espaço de 380m² é um loft de lazer, que conta com quarto, biblioteca, living, sala de jantar, área gourmet, banheiro, deck, praça do fogo e lounge de leitura. A ousadia do REFÚGIO DO VELEJADOR fica por conta do barco HPE 25 pés, trazido de Angra dos Reis. Arquitetura e decoração do local são atemporais. “O projeto poderia estar situado em qualquer cidade ou país, independentemente do clima local ou da estação do ano”, diz a profissional. Contemplando a sustentabilidade, os móveis são feitos com madeira ecológica. A mesa de jantar é em tora reaproveitada e o aparador de madeira tampo de fibra natural. A tecnologia convive de forma harmoniosa com a natureza e é retratada na automação de áudio, vídeo e equipamentos eletrônicos.

Melhor Projeto no CASA HOTEL - PRESIDENCIAL GARDEN / PATRICIA ANASTASSIADIS: A PRESIDENCIAL GARDEN, de Patricia Anastassiadis, foi desenvolvida para um casal refinado que gosta de viajar e faz questão de viver cercado com o que há de mais luxuoso. Com 220m², o espaço foi dividido em diversos ambientes: o lounge, a biblioteca, a cave, entre outros. Além disso, foram escolhidos objetos requintados como um lustre, desenhado pela própria arquiteta, composto por 25 mil cristais, colocados um a um, além de uma coleção de louças produzidas na França e um jogo de lençol de seda pura com 1020 fios. Na área externa, a arquiteta idealizou um SPA com lareira, som ambiente e aromatizante delicado, proporcionando assim um espaço ideal para o relaxamento. A suíte também apresenta uma estrutura que pode ser adaptada para funcionar com recursos sustentáveis, como reutilização de água, uso de energia solar e sistema de automação com luzes que acendem a apagam conforme a incidência de luz natural no local.

Melhor Projeto no CASA KIDS - QUARTO DE BRINCAR / EDSON LORENZZO: Projetar um ambiente que se comunique intimamente com as crianças, despertando também o lado infantil que existe em cada adulto. Este foi o desafio de Edson Lorenzzo ao elaborar o QUARTO DE BRINCAR. O espaço, de 22 m², foi dividido em formato de mezzanino, permitindo a criação de diversas áreas de atividades distintas voltadas à recreação e ao desenvolvimento intelectual e emocional dos usuários. No local há o espaço das artes, o espaço dos jogos, a brinquedoteca, a biblioteca, a cinemateca e a casa das bonecas. O branco foi escolhido como tom base em paredes, pisos, marcenaria e persianas, com volumetrias mais discretas e neutras deixando o uso das cores mais vibrantes para os móveis, tapetes, papéis de parede e brinquedos. Para minimizar o desperdício, um grande pano de vidro permite o bom aproveitamento da luz natural.

Melhor Ambiente em Iluminação / PRÊMIO PHILIPS LIGHTING - Restaurante CASA COR / Mariana Albuquerque e Guilherme Ommundsen: “Eco-chic”. Este é o conceito que os arquitetos Mariana Albuquerque e Guilherme Ommundsen, do Studio DWG mostram no espaço. Na prática, significa incorporar a responsabilidade ambiental sem perder o senso estético da elegância, ou seja, assumir esta postura desde os primeiros esboços do projeto, na escolha dos fornecedores, na execução da obra e na finalização. Por isso, selecionaram materiais como a madeira biosintética, composta de plástico reciclado e fibras vegetais. Outras novidades são as paredes de tijolos de solo-cimento, elaborado a partir da composição destes materiais, mas sem queima, além dos revestimentos de coco, pastilhas de vidro reciclado, cortiça e móveis certificados. Burle Marx, com seu espírito de artista múltiplo, foi a fonte de inspiração e pelo restaurante se nota diversas formas de expressão de arte, como no painel grafitado que tem como base algumas tapeçarias e litografias do grande mestre.

CASA COR, CASA HOTEL e CASA KIDS, de 26 de maio a 14 de julho. Special sale: 13 e 14 de julho, de terça a sábado das 12h às 21h. Aos domingos das 12h às 20h, no Jockey Club de São Paulo, Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - Cidade Jardim – SP. Preços: De terça a sexta-feira R$ 35,00. Sábados, domingos e feriados R$ 40,00. Em todos os dias a entrada após as 20h custa R$ 20,00. Passaporte CASA COR R$ 90,00. Ingressos à venda na bilheteria, na Fnac e pela TICKEMASTER (www.tickemaster.com.br).Informações: (11) 3819-7955, [www.casacor.com.br ]e [www.tickemaster.com.br.] Estacionamento no local: R$ 25,00. Patrocinador master: DECA. Patrocinadores nacionais: HSBC PREMIER e SUVINIL. Patrocinadora local: Revista CASA CLAUDIA. Apoio nacional: NEXTEL. Apoio local: BMW, BRASTEMP, CASTOR COLCHÕES, D&D, FLORENSE, GYOTOKU, H2OH!, LIQUIGÁS, PADO, SEMP TOSHIBA e SKY. Participação: DIAGEO, FINN, HENKEL, LUXAFLEX, NATURA, NESPRESSO, NESTLÉ, TELEFÔNICA, TODESCHINI, NADO LIVRE e SCA. Segurança: GOCIL.Fornecedores oficiais: C&C, LINCX, SAGEM ORGA e RELEVO ARAÚJO. Apoio CASA KIDS: VOLKSWAGEN e SKY. Participação CASA KIDS: AXTOR MARINE, BRASTEMP, CASTOR COLCHÕES, DECA, NESTLÉ, SEMP TOSHIBA, SUVINIL e TOK STOK.Participação CASA HOTEL: AGAXTUR, BOTICÁRIO, BRASTEMP, FLORENSE, NESPRESSO, renauxview, SCA, SEMP TOSHIBA e VOLKSWAGEN.Mídia partners: CARAS, O ESTADO DE S.Paulo, RÁDIO BANDNEWS, REDE RECORD e UOL.Apoio Institucional: Green Buinding Council Brasil e SUSTENTAX.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira