Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 10:42

Nova Cedae recebe Prêmio ACRJ de Sustentabilidade 2009


Em solenidade, realizada na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), a Nova Cedae recebeu, na manhã do dia 3 de junho (quarta-feira), o Prêmio ACRJ de Sustentabilidade 2009. Um troféu especialmente produzido por artesãos da Ação Comunitária do Brasil para marcar a primeira edição do Prêmio ACRJ de Sustentabilidade, uma placa e diploma foram entregues pelo presidente da ACRJ Olavo Monteiro de Carvalho ao presidente da Nova Cedae Wagner Victer. Estiveram presentes à solenidade de entrega do prêmio, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o vice-prefeito do Rio e secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

“A Cedae hoje em dia está muito melhor do que eu sonhei quando cheguei e muito pior do que desejo alcançar. A Baía de Guanabara apresenta índices de poluição 32 vezes inferiores do que em 2006. As lagoas da Barra da Tijuca melhoram a cada dia e o trabalho não para”, afirma o Victer.

O Prêmio ACRJ de Sustentabilidade, instituído com o objetivo de destacar as empresas associadas à Casa do Empresário com ações diferenciadas em prol da sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro, integra as comemorações pelos 200 anos da emissão do Alvará emitido pelo Príncipe Regente Dom João VI, em 15 de julho de 1809, que deu origem à instituição. A Cedae foi escolhida pelos resultados efetivamente alcançados nesse campo, com o programa de reflorestamento Replantando Vida.

“A escolha da Cedae é mais do que justa. A Cidade, assim como o Estado, está dando um excelente salto com o trabalho da companhia. A Lagoa Rodrigo de Freitas está despoluida e as praias da cidade estão cada vez mais limpas”, comemorou o vice-prefeito do Rio e secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz.

O programa “Replantando Vida” visa o replantio de cerca de 4 milhões de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas margens dos mananciais que abastecem ao Estado do Rio de Janeiro. Esse projeto se enquadra na nova política de desenvolvimento sustentável do Estado, que combina iniciativas de preservação do meio ambiente com inserção social e melhoria da qualidade de vida da população fluminense. frisa o presidente da Cedae. O projeto, lançado pelo governador Sérgio Cabral no início de 2008, iniciou o seu programa de reflorestamento com a construção de viveiros para o crescimento das mudas das espécies nativas. O replantio está sendo feito por detentos do regime aberto e semi-aberto, ressocializados pelo Curso de Formação de Agentes de Reflorestamento em um convênio firmado entre a Nova Cedae, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Fundação Santa Cabrini.

O reflorestamento aumenta a cobertura vegetal das margens dos rios, trazendo maior estabilidade ao terreno e evitando erosão do solo. Com a redução do carreamento de partículas pelo replantio, os níveis de turbidez da água bruta diminuirão, garantindo a sua qualidade e as condições de tratamento na sua transformação para água potável, representando economia de energia elétrica e de produtos químicos. O objetivo é realizar o replantio de árvores nativas da região, como a Aroeira, Guatambu, Gerivá, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Paineira, Pau-Ferro, Pau-Brasil, Jatobá, Maricá e Jacarandá, além de diversas árvores frutíferas, a partir de estudo realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O Prêmio ACRJ de Sustentabilidade é uma iniciativa dos Conselhos Empresariais de Meio Ambiente e de Responsabilidade Social da ACRJ, presididos por Haroldo Mattos de Lemos – também diretor executivo do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), e Rudolf Höhn, respectivamente. [ Mais informações e Utilidade Pública no banner lincado no Canal Fator Público].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira