Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 11:22

AMEC é parceira na certificação dos conselheiros de administração do IBGC

O Programa de Certificação de Conselheiros IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) - que conta com a AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) como entidade parceira - abre suas as inscrições. O principal objetivo do certificado é estimular o contínuo aprimoramento das boas práticas de Governança Corporativa no Brasil.

Nesta primeira fase, serão certificados, por experiência, os profissionais que atuam como conselheiros de administração. O programa estabelece duas alternativas para obtenção do certificado: a primeira por meio de exame e a outra opção permite obter o certificado através de experiência comprovada, dispensando o candidato das provas. Para isso, é necessário atestar o cumprimento de requisitos, que incluem informações sobre histórico e conduta profissional.

Nessa primeira fase, que vai até 21 de dezembro de 2009, o IBGC recebe as inscrições para candidatos à certificação por experiência. Os que preferirem submeter-se ao exame, o IBGC informa que as inscrições acontecerão a partir de junho, e que provas serão aplicadas no mês de setembro de 2009.

Após esse exame, ou da análise dos documentos e de entrevista, no caso da certificação por experiência, os aprovados passarão a integrar o Banco de Dados do IBGC como conselheiros certificados, com aptidão reconhecida para atuar nesses órgãos, em companhias com diferentes formas societárias, como as listadas em Bolsas de Valores, sociedades anônimas de capital fechado ou empresas por quotas de responsabilidade limitada.

Além da AMEC, a certificação é apoiada por importantes instituições do mercado, como ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento), APIMEC-SP (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com. Investidores), IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) e outras, além de organismos governamentais: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Mais informações sobre o processo, como os valores de taxas, documentos exigidos e outros detalhes, estão disponíveis no website do IBGC | (www.ibgc.org.br).

AMEC: A AMEC (Associação de Investidores no Mercado de Capitais) é uma entidade sem fins lucrativos, que atua na defesa dos direitos dos acionistas minoritários. Reúne 36 gestores de fundos de ações e multimercados, cujo intuito é unir esforços para cumprir os deveres de fidúcia e de preservação do patrimônio dos cotistas dos fundos por eles geridos.

Para desempenhar esse papel, a AMEC tem se manifestado publicamente em casos concretos que revelem conflitos societários, ocasiões em que são identificados tratamentos que beneficiam controladores, em detrimento dos minoritários. Seus pronunciamentos resultam do fórum de discussão promovido entre seus associados, articulando e viabilizando medidas que protejam o interesse dos investidores que não fazem parte do bloco de controle de companhias.

Criada em 2006, a AMEC admite como associados gestores independentes ou ligados a instituições financeiras, gestores estrangeiros, entidades abertas e fechadas de previdência complementar e clubes de investimento. | www.amecbrasil.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira