Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 11:24

EA revoga veto e abre espaço para readmissão de Cuba

San Pedro Sula, Honduras - A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou nesta quarta-feira uma resolução que excluiu Cuba há quase meio século do organismo, o que abre caminho para sua reincorporação, apesar de relutância da ilha.

Embora a resolução não estabeleça condições explícitas a Cuba para fazer parte do organismo de novo, assegura que sua potencial reincorporação dependerá de um processo de diálogo e negociações.

"A resolução XVI...mediante a qual se excluiu o governo de Cuba de sua participação no Sistema Interamericano ficará sem efeito na Organização dos Estados Americanos", disse a resolução aprovada por unanimidade pela assembleia da OEA.

A aprovação foi inesperada porque até terça-feira a noite os chanceleres do continente não haviam entrado em acordo sobre o texto, enquanto os Estados Unidos buscavam incluir condições sobre democracia e direitos humanos para votar a favor da anulação da antiga resolução.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a decisão.

"Eu acho que é uma vitória do povo latino-americano, é uma vitória de Cuba que esperou, pacientemente, tantos anos e agora...Eu nem sei se Cuba vai querer voltar para a OEA. Eles podem não querer mas, de qualquer forma, já não estão mais marginalizados", disse Lula, segundo informações da Presidência.

"Não tem mais explicação hoje, em lugar nenhum do mundo, o embargo à Cuba, que é o próximo passo que deve acontecer, de ele ir caindo aos poucos para que tudo volte à normalidade", acrescentou o presidente, se referindo ao embargo imposto pelos Estados Unidos.

Cuba havia sido expulsa da OEA em 1962 por pressões dos EUA, que argumentavam que o governo comunista de Fidel Castro não era compatível com os princípios democráticos da entidade.

Alguns países latino-americanos asseguraram que a antiga resolução era arcaica e deveria ser anulada para ajudar o incipiente diálogo entre Washington e Havana.

"Um abraço forte histórico e solidário ao povo irmão de Cuba que foi aliviado por esta assembleia magna e nossos povos recuperaram sua dignidade", disse Patricia Rodas, chanceler de Honduras, que presidiu a assembleia anual da OEA.| Por: Anahí Rama e Gustavo Palencia/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira