Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 11:42

Rosés em perigo

Proposta de lei que autoriza mistura de vinhos coloca em risco o verdadeiro rosé.

Produzido em umas das regiões mais charmosas e badaladas da Europa, os rosés da Provence trazem em sua alma o mesmo espírito sofisticado e descompromissado da região francesa. Tendência em vários países do mundo, a alta qualidade dos rosados vem de uma tradição secular e muito investimento em estudos: a região de Provence é a única no mundo a possuir um Centro de Pesquisas e Experimentação dedicado exclusivamente aos rosés. O resultado são rosés secos, de cores claras e sensuais, com complexidade aromática e boa estrutura.

Para manter a qualidade já alcançada e a busca constante por melhores resultados, produtores, conselhos, federações e sindicatos da região da Provence se uniram contra um projeto de lei atualmente em discussão na Europa, que ameaça os tradicionais vinhos provençais ao permitir a mistura de vinho branco e vinho tinto na produção de rosés. A mobilização para impedir a aprovação do projeto de lei conta com a participação do Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence (CIVP), que apoia os produtores de vinhos da Provence na divulgação de uma petição para impedir que a lei seja regulamentada. O documento pode ser assinado no site [www.coupernestpasrose.com], até o dia 17 de junho.

“Esta proposta é uma ofensa aos viticultores que usam técnicas específicas para a elaboração dos rosés, assim como aos consumidores, que serão enganados se não puderem distinguir a diferença no rótulo”, alerta François Millo, diretor do CIVP.

O consumo de rosés em todo o mundo vem crescendo nos últimos dez anos, o que comprova a qualidade dos rosados provençais, que já representam 24% do mercado francês, resultado do refinamento de técnicas de elaboração, anos de pesquisas e investimento, além da tradição dos terroirs da Provence. Para os envolvidos no movimento contra a aprovação da lei, o vinho resultante da mistura de tintos e brancos poderá ser facilmente confundido com o verdadeiro rosé, desestabilizando a economia de regiões tradicionalmente produtoras.

Provence Club Brasil - Os vinhos de Provence se encontram atualmente em mais de 20 importadoras no País. Entre as marcas disponíveis, destaque para nove vinícolas que formam o Provence Club Brasil que também tem o objetivo de promover os rosados dessa região. Para mais informações e para conhecer as técnicas autorizadas de produção de vinhos rosés, consulte o site [ http://www.vinsdeprovence.com/brasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira