Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2009 - 12:15

Instituto Cervantes traz para o Brasil as diversas faces musicais de Feliu Gasull

Músico influenciado pelo flamenco apresenta repertório autoral.

Muitos compositores e instrumentistas não se prendem a um estilo ou a um instrumento na busca de ultrapassar fronteiras e rótulos musicais. Feliu Gasull – que o Instituto Cervantes traz ao Rio de Janeiro dentro da série Guitarrísimo – é um desses casos. O músico catalão, que teve o violão como seu instrumento inicial, hoje compõe para orquestras, espetáculos de dança e trilhas sonoras de filmes. Quem escuta seu violão costuma classificá-lo como o encontro de Paco de Lucia com Manuel de Falla – duas referências de épocas distintas na linhagem do violão flamenco.

A série Guitarrísimo - responsável por trazer ao Brasil grandes nomes da música clássica contemporânea hispânica - já se tornou cativa na programação erudita do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras. Para o concerto na Sala Baden Powell, no dia 10 de junho, às 19h30, o violonista preparou um repertório totalmente autoral.

Sobre o espetáculo, Feliu Gasull apenas deu o nome de “EL CLOT DE BOC”, o nome de uma cratera vulcânica localizada na Espanha e que, assim como a música, desperta sons e metáforas sonoras impossíveis de traduzir-se em palavras. O concerto depois de passar por Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Florianópolis e Curitiba, encerra no Rio de Janeiro o primeiro semestre do Guitarrísimo, que teve nomes como Dani de Morón, Juan Falú e José Maria Gallardo.

Seja compondo para violão ou orquestra, o músico nascido em Barcelona tem como principal influência o flamenco – principal gênero musical associado à Espanha. O estilo musical pode ser conferido no último número do recital, com a execução de “Fantasia sobre un tema de Manuel de Falla”, onde o músico evoca uma de suas referências musicais; o já citado Manuel de Falla.

O currículo de Gasull é variado. Além de violonista e compositor, dirige o Departamento de Música Tradicional da Escola Superior de Música da Catalunha, em Barcelona, onde também ensina composição e música de câmara. O lado compositor de Gasull tem sido interpretado em inúmeras formações de renome internacional, como Orquesta Sinfonica de Barcelona, Santa Fe Chamber Music Orchestra Festival, Amsterdam's New Ensemble, Baltimore Chamber Orchestra, Sinfonieta de Caracas, e Orquesta de Camara Teatre Lliure.

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro apresenta Feliu Gasull, dia 10 de junho de 2009, às 19h30, quarta-feira, Sala Baden Powell, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360. Entrada: R$ 6,00 (por pessoa) | Telefone.: (21) 2548 -0421. Capacidade: 500 lugares

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira