Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2009 - 11:13

Empreendedores projetam crescimento em ano de crise financeira

Pesquisa realizada pela Endeavor Global com empreendedores de 11 países revela que, em média, eles esperam crescer 38% em 2009 e aumentar o seu quadro de funcionários em 29%.

São Paulo– A Endeavor Global acaba de divulgar uma pesquisa que demonstra como a crise econômica mundial está impactando os negócios dos empreendedores.

A enquete foi realizada entre abril e maio e envolveu 65 empreendedores de 11 países, entre eles Brasil, Chile, México, África do Sul, Turquia, Índia, Colômbia, Egito, Uruguai, Argentina e Jordânia. Em comum, todos têm o apoio da Endeavor em seus respectivos países e se destacam pelo alto potencial de crescimento e de inovação.

O primeiro ponto da pesquisa questionava se os empreendedores estavam sentindo impactos negativos em seus negócios em função da crise econômica mundial. Para 75% dos entrevistados, a resposta foi afirmativa. O principal impacto sentido foi na queda no volume de vendas (59%), seguido das dificuldades de acesso a financiamentos (37%) e o aumento dos custos de investimento (10%).

Já a segunda questão abordava exatamente o inverso: se os empreendedores estavam sentindo algum tipo de influência positiva. 45% responderam afirmativamente. Entre os efeitos citados, 48% estão relacionados à contratação de talentos (mão de obra especializada), 41% às oportunidades de investimentos e 28% à menor concorrência de mercado.

Diante deste cenário, 71% responderam que já estavam adotando medidas para superar o cenário econômico atual buscando alternativas de financiamento (30%), enxugando suas operações (30%), diminuindo o volume de contratações (20%) e suspendendo os investimentos em novos projetos (15%).

No entanto, apesar destes dados, os empreendedores ainda assim esperam crescer. De 54 respostas, a média de crescimento projetada é de 38% no ano. O curioso é que essa mesma pergunta feita em novembro de 2008 apontou para uma projeção de 31% de crescimento, fato que atesta um maior otimismo entre os empreendedores Endeavor para este ano.

Outro ponto positivo da enquete é o crescimento do quadro de funcionários. De 56 respostas, a média projetada de crescimento neste quesito é de 29%.

De acordo com Rodrigo Teles, diretor-geral da Endeavor, a pesquisa reafirma a percepção da maioria dos empreendedores brasileiros, que estão extraindo da crise uma série de oportunidades de negócios. “A crise traz muitos desafios, mas os empreendedores estão acostumados a lidar com problemas até maiores. O lado positivo é que este cenário tem levado os empreendedores a reavaliarem suas estratégias de negócios e suas operações. Como resultado, esta emergindo empresas mais enxutas, eficientes e competitivas”, declarou o executivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira