Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2007 - 10:33

Museu Bispo do Rosário – Arte Contemporânea com três novas exposições

Mostras exibem de fotografias de Cesar Oiticica a grafites de Toz e incluem ainda obra de dois artistas internacionais: Jesus Herrera e Craig Wood

A partir de 9 de abril o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea estará aberto aom público para três novas exposições: Salva Vidas, Próxima Parada e Hospício é Deus.

Salva vidas - Salva Vidas reúne xilogravuras de Cazé Araújo, fotografias de César Oiticica e uma obra de Jesus Herrera. Os temas são, respectivamente, anjos e prostitutas.

Anjos, prostitutas e loucos funcionam no imaginário popular e até certo ponto no contexto social como depositários e protetores.

Os anjos nos aliviam das culpas ao condensar as nossas esperanças e pedidos enquanto intercessores com o Divino; as prostitutas, representantes do pecado e do mal, funcionam como estabilizadores das normas e da moral social, posto que depositárias do interdito; os loucos são vistos como os agentes da irracionalidade, do mau pensamento e dos sonhos e pesadelos, muitos deles ligados à sexualidade devassa.

Anjos, prostitutas e loucos ajudam no equilíbrio de nossa racionalidade ocidental operando um equilíbrio onde "apenas" eles são os portadores dos desejos, dos pecados e do irracional. Eles nos ajudam a nos suportar enquanto pecadores, perversos e loucos.*Curadoria: Ricardo Aquino e Wilsom Lazaro.

Próxima Parada -O homem pode ser visto como o animal capaz de fazer promessas e de brincar; ou seja, o adulto é aquele que pode ser lúcido e lúdico. Assim como o brincar para a criança é algo dos mais sérios e importantes em seu universo; e no adulto o assumir-se "criança" uma atitude imprescindível para a criação do novo.

Próxima Parada é a exibição desta dimensão de abertura para o novo através da criatividade na qual Carlos Contente, Thós, José Rufino, Cambra, Clóvis dos Santos e Vitor Arruda, através de distintas linguagens artísticas nos remetem ao espaço da imaginação: da arte, de novas subjetividades, de uma outra possibilidade, não mais desqualificada, nem no hospital psiquiátrico nem no cenário da arte contemporânea.

Artistas incluídos: Auterives Maciel (filósofo que terá um texto exposto como obra), Bispo do Rosário, Cambra, Carlos Contente, Clóvis do Santos, Craig Wood (artista inglês que terá uma vídeo arte exposta), Isabela Lira, José Rufino e Toz. *Curadoria: Ricardo Aquino e Wilsom Lazaro .

Hospício é Deus – Fotografias de Freddy Koester - O hospício é Deus: ao mesmo tempo o juiz, o pai, o soberano. A presença todo poderosa que tudo determina, até mesmo o banimento do tempo, visto que no hospício não existe o amanhã, o hoje, nem o ontem, apenas o Um, o Ser. Não se trata de ver o hospício enquanto Deus, na ótica da teologia, e sim na perspectiva da ontologia. Deus é o Ser, a existência absoluta, a onipresença que tudo determina, institui, controla e origina.

Para adentrar no hospício deve-se estar atento à placa que Dante, por bem, colocou à porta do Inferno: "Vós que aqui entrais, deixai fora toda esperança". Entremos.

Entremos no hospício através das imagens de Freddy Koester, fotógrafo do projeto Cinema na Praça, profissional que em suas peregrinações registrou as mudanças do cotidiano do Campo de Intervenção Dr.Eiras/Paracambi. Com o fio condutor e entrando na literatura de Dante Aliguieri, a curadoria apresenta este ensaio fotográfico, organizado a partir da seleção de um número imenso de registros do cotidiano deste hospício.

O hospício é Deus, é a divina comédia da existência humana que implica a descida, o plano, a subida; o inferno, o purgatório e o paraíso. Se o hospício é Deus, se todos nós nascemos do Mesmo, como diz na Bíblia, porque temos tantas diferenças e passamos por caminhos tão diferentes. Isso tudo revela o click do fotógrafo.

A partir da experiência no Projeto Cinema na Praça, idealizado por Gina Ferreira, com o patrocínio da Petrobras, Freddy Koester descobre olhares, pessoas com vidas infinitas, entrada de luz, naturezas mortas ou vivas, ilusões poéticas e caminhos arqueologicamente incorretos ou corretos. * Curadoria: Wilsom Lázaro e Flavia Corpas

Novas exposições do Museu Bispo do Rosário: Salva Vidas, Próxima Parada e Hospício é Deus, com temporada de 09 de abril a 30 de junho, no Museu do Bispo do Rosário – Arte Contemporânea, Estrada Rodrigues Caldas, 3.400 Taquara – Jacarepaguá – Rio de Janeiro (RJ). |Tel: (21) 2446 – 6628 | Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira