Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2009 - 11:45

Preparando-se para grandes desafios

Certamente ser empresário é uma tarefa cada vez mais complexa, pois, neste mundo informatizado e globalizado, as decisões precisam ser tomadas de forma ágil e precisa. Já não há espaço para erros e os executivos estão sendo obrigados a iniciar ações e definir estratégias com uma velocidade cada vez maior para não perder a competitividade ou a chance de fechar bons negócios. Muitas destas decisões definem a vida da empresa. Desta forma, os executivos precisam se cercar de instrumentos que lhes possibilitem estar sempre bem informados e seguros quanto ao posicionamento do seu negócio.

Em um momento de instabilidade econômica, como este que estamos enfrentando e que provavelmente se estenderá nos próximos meses, os impactos sobre os negócios serão inevitáveis em todos os países. Mas as empresas que possuírem uma gestão mais eficiente, com controles internos satisfatórios e demonstrações contábeis atualizadas, tendem a sofrer menos, na medida em que seus dirigentes estarão mais capacitados para lidar com processos de decisões.

Isso demonstra a importância de a empresa possuir ferramentas confiáveis, com informações úteis e objetivas, pois, em grande parte das vezes, nos deparamos com situações onde o empresário possui uma quantidade enorme de informações por meio de diversos relatórios, mas não utilizáveis em função de sua inconsistência e complexidade.

Instrumentos e ferramentas nada mais são do que controles internos geralmente preparados pelo próprio pessoal da empresa (contas a pagar e receber, tesouraria etc.), sendo que, em sua maioria, o importante é que o empresário possua informações tais como fluxo de caixa, posições financeiras e patrimoniais, performance de vendas, volume de inadimplência etc., constantemente atualizadas e fidedignas. Neste contexto, demonstrações contábeis devidamente preparadas são fundamentais, pois, acima de tudo, servem como instrumento de medição e apuração de resultados e posições patrimoniais.

Muitos executivos guiam as suas empresas com base em experiências ou percepções momentâneas do negócio, esquecendo de analisar os impactos oriundos do fluxo de caixa, do volume de estoques e das políticas financeiras, entre outros itens que devem ser observados com atenção. É sempre bom lembrar que decisões isoladas, tomadas em um ambiente de ignorância em relação ao contexto global do negócio, costumam ser profundamente nefastas para todos os envolvidos. Para a empresa, um erro desses pode ser fatal.

Uma eventual alternativa, que pode ser interessante para os empresários, é contar com a assessoria de consultores especializados que, entre outras coisas, contribuem para o desenvolvimento de ferramentas seguras de suporte à gestão do negócio, melhorando a utilização dos dados, implantando controles internos e mantendo atualizados os registros contábeis, viabilizando a definição de um conjunto de indicadores de performance.

Uma eficiente revisão de controles internos e contábeis, realizada por especialistas, pode ser um ótimo caminho para as empresas aprimorarem o seu sistema de gestão.

Outra vantagem, não desprezível, de um bom trabalho de revisão contábil é a certeza de que as informações que a empresa envia aos órgãos públicos encontram-se em conformidade com a legislação vigente. Atualmente, com a comunicação eletrônica dos dados, temos dezenas de declarações formais onde uma simples informação errada, seja ela de natureza tributária, trabalhista ou contábil, pode acarretar sérios questionamentos e aborrecimentos desnecessários, gerando perda de eficiência, qualidade e aumento de custos. Daí a importância de se estar seguro quanto à fidelidade das informações prestadas.

É importante destacar que a adoção desta forma de gestão é um dos caminhos que o executivo pode optar para manter sua empresa bem estruturada e preparada para os desafios. Alinhando suas políticas e estratégias de crescimento, o empresário mantém seu negócio no mercado, gerando renda e emprego.

. Por: Gilberto Martin, sócio da Terco Grant Thornton, onde atua na área de Auditoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira