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06/04/2007 - 10:38

APEX-Brasil reforça promoção comercial em países árabes

.Missão empresarial foca mercados ainda pouco explorados: Marrocos, Tunísia e Egito

A APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promove, em maio, uma missão empresarial ao Norte da África. Os países a serem visitados são Marrocos, Tunísia e Egito: mercado de aproximadamente 120 milhões de habitantes com possibilidades de extensão à Europa, África e Oriente Médio. Os setores prioritários, com forte demanda, são alimentos, equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, máquinas e equipamentos, cosméticos, construção e componentes de calçados.

“As empresas interessadas em participar da missão devem procurar a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira até o próximo dia 15 de abril”, enfatiza Juarez Leal, Coordenador da Unidade de Eventos Internacionais da Agência. Ele explica que a missão está sendo organizada com o intuito de melhor explorar mercados não-tradicionais, “com grande possibilidade de geração de negócios para as empresas brasileiras. Esta é uma região interessada em novos fornecedores o que nos coloca diante de uma grande oportunidade”.

No ano passado as exportações do Brasil aos 22 países árabes renderam US$ 6,7 bilhões (4º maior destino das vendas brasileiras), sendo que as nações do Norte da África responderam por 40% deste total. Os três países que serão visitados - Marrocos, Tunísia e Egito - importaram o equivalente a US$ 1,9 bilhão, ou 28,3% de tudo o que foi vendido pelas empresas brasileiras aos árabes em 2006.

Já o governo do Marrocos vem implementando reformas institucionais que tornam mais fáceis a abertura de novos empreendimentos. O aperfeiçoamento das leis trabalhistas tem proporcionado um crescimento mais rápido da economia. Reduções de tarifas multilaterais e simplificação do regime de comércio estão entre os projetos em discussão no país. Tratados de comércio com os Estados Unidos (Free Trade Agreement – FTA) e com a União

Européia tornam o Marrocos um país atrativo para receber investimentos diretos estrangeiros.

A Tunísia passa por reformas que buscam estimular o crescimento econômico e diminuir o desemprego, em especial a reforma fiscal e a do setor bancário. Mas há também ações no sentido de promover uma liberalização comercial.

As projeções divulgadas pelo FMI a respeito do comportamento dessas economias para o ano de 2007 é de que a Tunísia terá um crescimento do PIB de 6%, o Marrocos, um crescimento de 3,3% e o Egito, um crescimento de 5,6%.

No Egito, o crescimento das exportações e do fluxo turístico impulsiona as perspectivas para um aumento do consumo e dos investimentos privados. O país é forte importador de produtos do agronegócio, o que apresenta boa oportunidade para o aprofundamento e incremento das relações comerciais com o Brasil.

“Por isso uma missão comercial ao Norte da África emerge como um fator que pode ser decisivo para o sucesso das iniciativas dos empresários brasileiros em iniciar projetos ou ampliar a sua participação no mercado árabe”, conclui Leal.

A missão acontece entre os dias 28 de maio a 5 de junho. Durante a viagem serão realizados encontros com entidades setoriais dos três países, visitas técnicas e rodadas de negócios. A organização da missão conta com apoio da Câmara de Comércio de Casablanca, no Marrocos, a União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica), o Centro Tunisiano de Promoção à Exportações (Cepex), Agência de Promoção de Investimentos Estrangeiros da Tunísia (Fipa) e a Associação dos Empresários Egípcios (EBA).

Marrocos: •PIB – US$ 159 bilhões | •PIB Per capita – US$ 5.000 | •Crescimento do PIB – 6,7% | •Setores chave – turismo, agricultura.

Tunísia: •PIB – US$ 86 bilhões | •PIB per capita – US$ 8.480 | •Crescimento do PIB: 4,9% | •Setores-Chave: agricultura, indústria e turismo.

Egito: •PIB – US$ 363 bilhões | •PIB per capita – US$ 4.810 | •Crescimento do PIB – 6,8% | •Setores-Chave – turismo, gás e petróleo.

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