Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2009 - 11:40

Eletronorte participa do PQGF 2009 com seis unidades

Pela primeira vez, desde 1997, a Eletronorte participa do Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF, ciclo 2008/2009, com o maior número de unidades, seis exatamente. A Empresa é destaque do Setor Elétrico em premiações no evento coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com o objetivo de “estimular, reconhecer e premiar a excelência da gestão das organizações públicas brasileiras, aprimorando os processos de atendimento estabelecidos, visando à melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade”. No próximo dia 9 de junho será divulgado o resultado em Brasília (DF).

A Eletronorte já conquistou 20 premiações no PQGF nas faixas Prata e Bronze. A Empresa possui um moderno e eficiente sistema de gestão, sustentado por critérios de excelência internalizados nas suas práticas diárias. Hoje, a sustentabilidade empresarial é tema obrigatório de todas as grandes empresas mundiais, não somente como exigência das mais importantes bolsas de valores do mundo, mas também como exigência cada vez maior da sociedade. A Eletronorte vem construindo ao longo dos anos políticas e diretrizes empresariais destinadas à implementação de práticas e ferramentas de gestão sustentável, reconhecidas internacionalmente e em sintonia com o Comitê de Sustentabilidade Empresarial do Sistema Eletrobrás. Todo esse arcabouço de conhecimento se reflete nas seis unidades que disputam a premiação este ano.

Unidades - As principais características de cada unidade da Eletronorte participante desta edição do PQGF: Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - Tem como missão a gestão de tecnologia e inovação traduzida na gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, gestão da propriedade intelectual da organização e pelos programas e projetos de eficiência energética na região amazônica. Como práticas relevantes destacam-se o Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica; a Feira de Inovação Tecnológica; a co-titularidade dos colaboradores autores nos pedidos de depósito de patente e as atividades contempladas pelo Procel.

Regional de Transmissão do Mato Grosso - Responsável pela operação do maior sistema de transmissão do Brasil. São 2.534 quilômetros de linhas com capacidade de transportar até 400 MW nas tensões de 138 kV e 230 kV, nove subestações e 1.384 MVA de transformação, além do terceiro circuito da linha de transmissão Cuiabá-Rondonópolis, construído em parceria com a iniciativa privada. Em Mato Grosso a energia elétrica transportada pela Eletronorte atende diretamente a uma população de 2,8 milhões de pessoas. A Regional também desenvolve projetos de responsabilidade social, como o Caratê com Energia, prática esportiva que educa jovens para a cidadania; e o Linha Verde, cultivo de hortas comunitárias em regime de comodato nas faixas de servidão das linhas de transmissão.

Regional de Transmissão do Maranhão - Tem como principal negócio a transmissão da energia elétrica gerada principalmente pela Usina Hidrelétrica Tucuruí, no Estado do Maranhão, bem como a operação da interligação do Sistema Norte-Nordeste e Norte-Sudeste-Centro-Oeste. Participa do PQGF desde 1997 e ao longo desse tempo tem conseguido grandes resultados em decorrência da aplicação dos critérios de excelência do modelo empresarial, bem como do crescimento de sua força de trabalho.

Regional de Produção de Rondônia - Responsável pela geração e transmissão de energia elétrica no Estado de Rondônia e, também pelo atendimento ao Estado do Acre, possui um sistema elétrico robusto, totalizando 14 subestações e 1.189 km de  linhas de transmissão. A matriz energética de geração é formada por um sistema hidrotérmico, tendo como principais fontes a Usina Hidrelétrica Samuel, com potência instalada de 216 MW, e pelo produtor independente de energia termelétrica, Termonorte. Uma das principais conquistas da Regional é estar deixando de ser um sistema isolado para conectar-se ao Sistema Interligado Nacional- SIN.

Regional de Transmissão do Tocantins - Atua como transmissora de energia elétrica, a partir da Linha Norte Sul I do Sistema Interligado Nacional - SIN, além da prestação de serviços associados, como contratos de operação e manutenção. Sediada no município de Miracema do Tocantins, a Regional é responsável por 530 km de linhas, que atravessam 23 municípios, seguindo a BR-153 (Belém/Brasília). Opera duas subestações, em Miracema e Colinas do Tocantins, ambas em 500 kV.

Superintendência de Engenharia de Operação e Manutenção da Transmissão - É uma unidade que tem o domínio tecnológico dos processos de operação e manutenção de todas as unidades de transmissão da Empresa, no Sistema Interligado (Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins); e nos sistemas isolados (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima). É responsável pela gestão corporativa, normatização, monitoramento e suporte técnico de toda a rede de transmissão de energia elétrica da Eletronorte, compreendendo estudos e análise de desempenho da proteção e automação, rede de supervisão, rede de telecomunicações, estudos elétricos da operação, gerenciamento de contratos, supervisão da operação das instalações e engenharia de manutenção e participação ativa em processos pré-operacionais. Adicionalmente é responsável pela gestão de contratos de operação e manutenção – O&M, com Sociedades de Propósitos Específicos – SPEs e com outros agentes de transmissão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira