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06/06/2009 - 11:51

Projeto Al-Invest pela primeira vez na bolsa de negócios do Fashion Rio

Sistema FIRJAN traz 15 novos compradores internacionais com o objetivo de estreitar relações comerciais entre Brasil e Europa.

O Sistema FIRJAN coordenará, por meio do programa Al-Invest, a vinda de 15 novos compradores europeus em busca de oportunidades na bolsa de negócios do Fashion Rio, além dos 30 compradores internacionais tradicionalmente convidados pela Abit e pela Apex. No total, serão 17 mercados prospectados, contribuindo para a intensificação da moda brasileira no mercado externo.

Dentro da bolsa de negócios, o programa Al-Invest contará com espaço para 20 expositores de diversos estados brasileiros, selecionados pelo Centro Internacional de Negócios do Rio de Janeiro - integrante da Rede CIN, que é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) - e aprovados segundo critérios do comitê do evento. A capacitação de 50 empresas brasileiras para adequação de produtos e negócios internacionais para o mercado europeu e visitas ao evento também fazem parte dos objetivos do projeto.

“É de extrema importância a participação do Al-Invest na bolsa de negócios do Fashion Rio, como ferramenta de promoção da moda brasileira e aproximação do mercado europeu. É uma grande oportunidade para estreitar estas relações comerciais. Reuniremos empresas de grande porte como, por exemplo, a Bronzebrasil Importação e Exportação, um distribuidor que conta com ampla rede de clientes em Portugal e na Espanha com potencial de compra superior a € 2 milhões de euro por ano da moda do Brasil”, afirma o gerente Internacional de Operações da FIRJAN, João Paulo Alcântara Gomes.

Os compradores são da Irlanda, Reino Unido, Portugal, Espanha, Grécia, Alemanha, França, Suíça, Canadá, Costa Rica, Austrália, Turquia, Estados Unidos, Japão, Guatamela, Venezuela, Emirados Árabes.

Perfil do Programa Al-Invest: O programa Al-Invest foi criado pela Comissão Europeia em 1993 com o objetivo de apoiar a internacionalização de pequenas e médias empresas latino-americanas, desenvolvendo e fortalecendo uma rede de organizações empresariais entre os continentes. A fase atual do programa foi lançada em 2008 de forma mais abrangente, propondo o desenvolvimento de projetos voltados para a internacionalização mais ampla das PMEs latino-americanas, indo além das operações de exportação e parcerias. O objetivo é apoiar o desenvolvimento competitivo das pequenas e médias empresas dos setores considerados estratégicos em cada país, propiciando a difusão de inovação, a competitividade e a inserção de produtos nos mercados internacionais

O programa conta com a participação de sócios europeus da Alemanha, Espanha, França e Itália. A ação atualmente é liderada pela CNI, responsável por solicitar projetos frente à União Europeia e coordenar as ações com os países do Mercosul, Chile e Venezuela. No Brasil, são também entidades colaboradoras as Federações de Indústrias Estaduais, por meio de seus Centros Internacionais de Negócios; a agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex); o Instituto Euvaldo Lodi; o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; o Ministério das Relações Exteriores e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

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