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06/06/2009 - 12:13

Iveco realiza entrega técnica para usina São Martinho

Top Driver da Iveco treina todos os motoristas que utilizarão o novo Trakker na Usina e acompanha desempenho em campo por um mês.Trakker foi testado e aprovado na safra de 2007 e puxará safra de 2009.

Com o objetivo de garantir a seus clientes o máximo desempenho de seus produtos, a Iveco criou e aplica, desde 2007, a “Entrega Técnica”, um serviço oferecido pelo departamento de Pós-Venda da marca em toda a América Latina. “Todas as vezes que um caminhão Iveco é adquirido, o cliente recebe, na concessionária ou no local que lhe for mais conveniente, um treinamento completo sobre as funcionalidades do produto e uma aula prática sobre a melhor forma de operar seu novo veículo”, explica Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco Latin America.

Foi o caso da Usina São Martinho, instalada em Pradópolis, região de Ribeirão Preto (SP), que recebeu oito cavalos mecânicos Iveco Trakker 6x4 de 420 cv, junto com o serviço de Entrega Técnica na própria usina. “Equipados com rodotrens de dois semi-reboques de 12,5m cada, eles puxarão cana picada da colheita mecanizada”, conta Ciro Dabes, engenheiro de vendas de veículos off-road da Iveco. “Na prática, eles podem puxar até 130 toneladas de peso bruto total composto entre equipamento e carga”, conta Dabes. “Bem informado e treinado, o cliente vai ganhar maior produtividade neste serviço pesado”.

Na Entrega Técnica feita à Usina São Martinho, todos os motoristas que trabalharão com os novos caminhões Trakker foram treinados pelos especialistas da Iveco, chamados Top Drivers. Foi uma entrega padrão que exemplifica como funciona este serviço Iveco.

A primeira etapa da Entrega Técnica envolve uma apresentação feita pelo Top Driver Carlos Souza, com mais de 25 anos de experiência no setor de caminhões, principalmente no segmento de pesados. “É importante falar a língua dos motoristas e mostrar que nossa experiência pode somar-se à deles, que também estão neste setor há anos”, explica Souza. “Além do melhor desempenho possível, que resulta em maior economia de combustível e durabilidade do equipamento, colocamos muita ênfase em segurança”, diz.

Durante uma hora, os participantes recebem importantes informações sobre a correta troca de marchas, tanto para economia no consumo de combustível como para respeitar a vida útil da caixa de transmissão, além de instruções sobre a forma correta de utilizar os bloqueios dos eixos, para preservar os diferenciais e evitar derrapagens, além de várias outras dicas de segurança e condução.

É uma apresentação teórica, mas baseada na realidade do local. Antes de sua apresentação, o Top Driver da Iveco percorreu os roteiros que os caminhões Trakker farão normalmente dentro da Usina, tanto carregados como vazios, fotografou trechos críticos e utilizou as imagens como forma de antecipar situações de risco e demonstrar na prática qual a melhor forma de evitar acidentes.

A segunda etapa da Entrega Técnica é o “Walk Around”. Junto ao Trakker, o Top Driver explica a função de cada componente e equipamento do caminhão, tanto dentro da cabine quanto instalados no motor, eixos e chassis.

Após estas duas etapas iniciais, um Top Driver da concessionária local (no caso da São Martinho, a Itavema de Ribeirão Preto) acompanha a utilização dos caminhões no transporte da cana pelo período de 30 dias finalizando assim, o treinamento.

Richardson Gouvea, responsável pelo Suporte Técnico e de Manutenção Agrícola da Usina São Martinho, analisa que a Entrega Técnica é um serviço totalmente diferenciado no universo automotivo e foi muito bem aceito pela Usina. “É o momento de conhecer todos os recursos que o novo equipamento oferece para obtermos o máximo rendimento possível. Além disso, podemos tirar nossas dúvidas com um profissional capacitado que passa segurança aos usuários”.

Trakker. Testado e aprovado para encarar uma dura rotina - O Trakker foi testado pela Usina São Martinho em sua fase de nacionalização, durante a safra de 2007. “Fizemos uma avaliação positiva do Trakker em comparação com as outras marcas em operação na Usina. Para a aquisição destas primeiras oito unidades, elencamos algumas prioridades junto à montadora e hoje temos a possibilidade de manter um estoque de peças originais dentro da Usina, o que foi atendido plenamente”, acentua Gouvea.

Durante a safra, que vai de abril a dezembro, os caminhões que fazem a colheita da cana picada, produto da colheita mecanizada, trabalham 24 horas por dia. No caso do Trakker, 24 motoristas se revezarão em turnos de 8 horas. Ao final de um dia, serão transportados 500 hectares de cana.

A Usina São Martinho encerrou a safra 2008-2009 com 8.004 milhões de toneladas de cana moída, 18% a mais que na safra anterior. Este volume é recorde para uma única unidade industrial e deu à São Martinho o título de maior processadora de cana do Brasil. Durante a safra de 2008-2009, o recorde de volume de cana transportada em uma única viagem foi de 108,72 toneladas.

“Para chegar a esses números, mantê-los e até ultrapassá-los, a Usina precisa contar com fornecedores de ponta, que garantam a qualidade de seus produtos, o que se reflete em produtividade”, analisa Gouvea.

“Com a venda dessas oito unidades do Iveco Trakker e o trabalho realizado junto ao cliente, a empresa comprovou que possui a solução ideal para o setor de cana, tanto em produto como em serviços de pós-venda”, garante Ciro Dabes, engenheiro de vendas da Iveco.

Apenas para a colheita mecanizada, a usina São Martinho utiliza 10 treminhões, 28 rodotrens, como os que serão puxados pelos novos modelos Trakker, e 18 caminhões terceirizados. Por safra, os caminhões rodam entre 80 e 90 mil quilômetros. O raio médio de uma viagem feita é de 27km. Um mesmo caminhão pode chegar a fazer 20 viagens por dia.

Segundo Gouvea, a expectativa de vida útil dos caminhões utilizados na Usina é de 1 milhão de quilômetros rodados. Para garantir o rendimento dos veículos e a produtividade em alta, a performance desses caminhões deve ser acompanhada bem de perto. Para isso são feitos boletins de desempenho semanais e o óleo é examinado a cada 10 mil quilômetros rodados em um laboratório dentro da própria Usina. Para a manutenção dos caminhões Trakker, mecânicos da Usina estão sendo treinados na fábrica da Iveco, em Sete Lagoas.

Iveco -A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.| www.iveco.com.br

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