Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2007 - 10:51

Venda de veículos no país deve crescer 14,5% em 2007

São Paulo - O aumento da oferta de crédito e a redução dos juros, casados com a estabilidade econômica, estão fazendo os brasileiros comprarem carros como nunca. Após recorde na comercialização de veículos no primeiro trimestre, a entidade que representa as montadoras prevê alta de 14,5 por cento nas vendas no país este ano.

"O volume de crédito (para veículos) em março do ano passado era de 53 bilhões de reais e este mês (de março) está em 65 bilhões de reais", afirmou nesta quinta-feira o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogelio Golfarb.

De acordo com a Anfavea, as vendas de veículos no mercado interno devem atingir o nível recorde de 2,21 milhões de unidades este ano. A previsão anterior era de aumento de 7,7 por cento sobre 2006, para 2,08 milhões.

"Temos volume de crédito, baixa inadimplência e aumento de renda: esse é o combustível para se aumentar volume de vendas", resumiu Golfarb a jornalistas.

Segundo ele, a inadimplência nos financiamentos de veículos está em 3,3 por cento, enquanto a média para bens duráveis é da ordem de 7,7 por cento. O executivo mencionou ainda o alongamento dos empréstimos disponíveis aos consumidores, ressaltando que cerca da metade dos financiamentos para aquisição de carros já tem mais de 36 parcelas.

As montadoras têm concentrado as apostas no mercado interno diante da valorização do real, que reduz a competitividade dos carros brasileiros no exterior. O dólar acumulou no primeiro trimestre baixa de 3,5 por cento frente ao real. Apenas em março, o recuo foi de 2,8 por cento.

A Anfavea mantém a perspectiva de exportações estáveis este ano na comparação com 2006, em 12,1 bilhões de dólares.

Já a produção, também beneficiada pela forte demanda dentro do país, deve subir 6,5 por cento sobre o ano passado, ante projeção anterior de alta de 3,8 por cento. Se confirmada a estimativa, a produção de veículos atingiria o número inédito de 2,78 milhões de unidades.

Desempenho até março – Dia 5 de abril (quinta-feira), a Anfavea divulgou que as as vendas de veículos totalizaram 193,5 mil unidades em março --alta de 31,8 por cento sobre fevereiro e de 23,4 por cento ante março de 2006. Foi o maior resultado para meses de março e o segundo melhor desempenho mensal da história, atrás apenas de dezembro passado.

No primeiro trimestre, a comercialização de veículos foi de 493,1 mil unidades, expansão de 18,1 por cento contra o mesmo intervalo de 2006 e número recorde.

A produção no mês passado subiu 21,1 por cento sobre fevereiro e 7,4 por cento sobre março de 2006, para 246,5 mil unidades. De janeiro a março, a produção teve crescimento de 4 por cento sobre igual intervalo do ano passado, para 655,2 mil unidades.

As exportações em março, em valor, somaram 1,05 bilhão de dólares, alta de 12,8 por cento ante fevereiro e de 2,4 por cento na comparação anual. As vendas externas no primeiro trimestre, por sua vez, recuaram 0,6 por cento, para 2,74 bilhões de dólares. | Por: Cesar Bianconi/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira