Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2007 - 10:54

Prepare-se, você vai viver mais

Os avanços tecnológicos do século XX promoveram uma verdadeira revolução em nossa sociedade. Algumas invenções na área da Saúde foram tão significantes que tiveram impacto na expectativa de vida das pessoas. Até aquele momento, se esperava que um sujeito normal vivesse em média entre 50 e 60 anos.

Tudo começou a mudar com a descoberta da penicilina, o desenvolvimento de novas vacinas, o contraceptivo oral e a universalização dos serviços de água e esgoto. E as pessoas passaram a conviver com a idéia de que poderiam passar tranqüilamente dos 70 anos.

A longevidade, porém, tem seu preço. Nas últimas duas décadas, os governos começaram a realizar estudos para calcular o estrago que aposentadorias e pensões terão em suas contas no futuro. Em alguns casos, será necessário fazer uma nova revisão, já que durante o período a Ciência e a Tecnologia se desenvolveram em uma velocidade espantosa. Projeções já indicam que os bebês nascidos em 2007 provavelmente vão ultrapassar a barreira dos 100 anos e até chegar aos 120, 130, dependendo do caso.

A conclusão não se baseia em devaneios de um pesquisador maluco. Se hoje o homem já consegue prolongar sua vida através de transplantes e aparelhos modernos, imagine o que não deve ocorrer em 30 anos. No século passado, o número de mortes caiu drasticamente depois que o homem teve acesso à água potável, esgoto e melhorou suas condições de higiene. Nos próximos anos, a indústria farmacêutica deve fabricar vitaminas e medicamentos mais poderosos e certeiros e revelar os segredos para uma vida saudável, com exercícios, alimentação equilibrada, biotecnologia e genomas.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil terá mais de 260 milhões de habitantes em 2050, com idade média de 40 anos. O curioso é que 14 milhões já terão ultrapassado a barreira dos 80 anos, pouco mais de 5% do total. Parece pouco? Mas não é. Só para se ter uma idéia, em 1980 havia 591 mil brasileiros nessa faixa etária, com a diferença de que a população do País girava em torno de 118 milhões de pessoas, o que significava apenas 0,5% da população.

Os números servem para mostrar a necessidade de o Brasil apressar as reformas na Previdência Social. Quanto mais cedo o governo e a sociedade chegarem a um consenso, menor será o impacto sobre as contas públicas e sobre o bolso de quem se prepara para deixar o mercado nas próximas décadas. Infelizmente, não dá mais para sonhar com os benefícios de outrora. A matemática é implacável nesse caso. Sem mudanças nas regras, não há como evitar um colapso do sistema no futuro.

Vou além. Se você hoje tem entre 20 e 30 anos, e sonha com uma velhice tranqüila, comece a economizar agora. Sem sacrifícios ou renúncias ao que considera essencial para levar uma vida feliz. Apenas discipline-se para depositar um pouquinho de seu salário a cada mês em uma caderneta de poupança - ou, se tiver mais condições, procure um plano de previdência privada. O tempo passa rápido e quando você perceber já terá uma porção de netinhos e, pelo que indicam as projeções, bisnetos ao seu lado.

.Por: Milton Dallari é consultor empresarial, engenheiro, advogado e presidente da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp. O e-mail para contato é o [email protected] .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira