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06/06/2009 - 13:58

Fashion Rio de cara nova, aposta na convergência


Moda é cultura, design, diálogo com a cidade,valores reforçados, e, o Cais do Porto cria a convergência, foi o tom no ponta pé inicial da coletiva de imprensa no Palácio da Cidade do novo condutor, Paulo Borges.

A partir da tarde de sexta-feira, 5 de junho, 29 coleções detonam o Verão 2010 na 15ª edição do Fashion Rio que inaugura uma nova fase na semana de moda carioca. No lugar de Eloysa Simão, entra em cena o criador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.

Paulo Borges sintetiza a redução do evento em 29 grifes, fora as 12 que desfilaram no Rio Moda Hype, e a troca da Marina da Glória pelo Cais do Porto, Paulo promete menos atrasos, mais organização e iluminação de primeiríssimo mundo. “Foi um desafio construir um evento deste porte e imprimir a minha marca em apenas 50 dias, mas o local é um achado”, desmanchou ele.

Na torcida para que tudo dê certo, estilistas alinhavam suas apostas para o Verão 2010. A praia de Lenny Niemeyer, por exemplo, é a tecnologia do corte a laser, que aparece em maiôs e biquínis. Já Victor Dzenk dá um giro em Saint Tropez para criar vestidos com estampas coloridas. Helô Rocha, da Têca, também viajou até a França para dar vida a coleção que homenageia o estilo de musas francesas, como Brigitte Bardot e Jane Birkin. A Redley entra na máquina do tempo e para em 1985, reeditando best-sellers da grife, que completa 25 anos em 2010, seguindo TNG, Cantão, Mara Mac, Lenny e Salinas, entre outras.

Paulo também vai levar os jornalistas para fazer um tour pela cidade, que segundo ele necessita de diálogo, afinal, “moda é cultura, design e reforço de valores”, comentou.

Repetindo mais sempre a palava convergência diz estar alinhado com os governos no sentido de passar a moda por uma área estratégica para o Rio de Janeiro e o Brasil.

Aliás, lembrou da cidade como candidata a “Patrimônio Cultural da Humanidade”, disse o paulista, que afirmou já se sentir "praticamente um carioca".

O prefeito Eduardo Paes aplaudiu o acontecimento do evento pela primeira vez no Píer Mauá: “área fundamental do projeto de revitalização da Zona Portuária. Para esta edição, orçada em R$ 9 milhões, três grandes armazéns foram totalmente reformados para abrigar as salas de desfiles, áreas de patrocinadores, imprensa e de convivência”, listou.

Na cerimônia que reuniu além de Paulo Borges, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Vieira, o superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, O diretor do Programa Tex-Brasil da Associação Brasileira da Indústria (ABIT), Rafael Cervone, o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Vieira de Mello, o CEO da InBrands Gabriel Felzenszwalb, o presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), Felipe Góis, a sub secretária de estado de comércio e serviços, Dulce Ângela Arouca Procópio d e Carvalho, além de representantes de empresas apoiadoras do evento.

“O Fashion Rio é o marco inicial do processo de revitalização. Teremos ali, sem dúvida alguma, a área de eventos mais celebrada desta cidade. Na última sexta-feira, por exemplo, eu e o governador Sérgio Cabral apresentamos ao presidente Lula e à ministra Dilma Rouseff o projeto de revitalização da área do Porto. Espero lançar, na segunda quinzena de junho, os editais para dar início às obras”, disse o prefeito, que falou sobre o peso que a indústria da moda tem na economia do Rio de Janeiro.

“A moda é um tema presente na agenda do Rio de Janeiro, pois emprega cerca de 70 mil pessoas, e o preço médio do quilo exportado da moda no Rio é o mais elevado do Brasil” disse ele.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Vieira, lembrou a origem do evento e comemorou seus nove anos de sucesso.

“Estamos aqui para comemorar nossa trajetória, que surgiu, há nove anos, da necessidade de se criar um "farol" na Cidade, de transformar o Rio de Janeiro em um grande portal do entretenimento e dos negócios”, disse.

Durante a coletiva, Eugênio relembrou: “Na década de 90, o Fashion Rio era uma necessidade, uma demanda do nossos associados. Procuramos quem pudesse empreender o evento, encontramos a Eloysa Simão, que já fazia a Semana BarraShopping de Estilo. Mas ao longo dos oito anos, fomos perdendo os parceiros e ficamos sozinhos como patrocinadores. Começamos a sair fora da nossa vocação: não somos empreendedores de eventos, somos qualificadores de mão de obra, fomentadores da evolução das indústrias do estado – , explicou.

Em agosto do ano passado, foi procurado pelos diretores do grupo InBrands, na Firjan – Uma conversa meio maluca, não entendi nada, nem dei importância – definiu o presidente, que prefere chamar de “grupo do Banco Pactual”.

Em março, depois de mais uma reunião em dezembro, o acordo foi mais sério e a InBrands fechou o contrato de dez anos para montar o Fashion Rio.

– Na época, nem sabia que a Luminosidade era sócia do InBrands, nem conhecia o Paulo Borges. Agora, já conheço, achei ótimo – arrematou Eduardo Eugênio, que, no dia do anúncio da mudança, estava viajando em férias.

Por enquanto, o Fashion Rio mantém o formato original, que inclui o Fashion Business como feira de negócios e tida como um destaque do evento, por realizar negócios concretos e ser o único evento fora da França que é convidado a participar do salão do Prêt-à-porter de Paris. Mas a marca é registrada pela Dupla, empresa de Eloysa Simão.

-Se ela não quiser fazer conosco, faremos da mesma forma, acoplado à agenda de desfiles.

Outra questão é a divisão de eventos entre Rio e São Paulo – o verão seria lançado no Rio, o inverno, em São Paulo.

“Vamos ver o que acontece. Vamos deixar rolar. Importante é fazer o possível para engrandecer a moda brasileira”, completou.

O que a Firjan vai tocar é o que tem que ser em seu papel: “Qualificação, e passar a incumbência dos desfiles e dos agitos da moda para a InBrands, a Firjan está investindo na qualificação de mão-de-obra para a moda. Eduardo se entusiasma com o programa 'Despertar para a moda,' que há um ano tem como objetivo chamar a atenção de jovens entre 13 e 14 anos para trabalhar em confecções e ateliês de moda. Desta maneira será atendida outra das grandes demandas do setor, que precisa de costureiras, modistas, designers.

“Este projeto ensinou muita coisa, até a mim: aprendi o que é pilotista, por exemplo – confessou o presidente, que lidera dez mil empresas do estado, duas mil delas ligadas à indústria do vestuário. Ele se refere às profissionais que confeccionam a primeira peça de um modelo-chave de uma coleção.

“A Eloysa foi uma grande parceira, mas estas mudanças fazem parte da vida. -Mas a Firjan deve tratar do desenvolvimento econômico do estado, qualificar profissionais e ensinar a exportar, em vez de se envolver com andaimes, modelos e ar-condicionado de tendas de desfiles, -portanto, a InBrands surgiu no momento certo.

Para Gabriel Felzenszwalb CEO da InBrands, a associação propiciará exploração da vocação do Fashion Rio: Estamos muito entusiasmados com a parceria. A InBrands trata a moda como negócio e o nosso objetivo é fazer com que as grifes atinjam resultado financeiro de longo prazo”

“Acreditamos que moda é um segmento de negócio em construção no Brasil, é o mercado que vai se organizar no futuro. Os estilistas serão os maiores beneficiados por essa parceria”, vê Paulo Borges, diretor da Luminosidade. Sabemos que o prazo para a próxima edição é curto, mas a Luminosidade tem know how em construção de conteúdo. Qualquer mudança que venha a ser feita na próxima edição, será de melhoria estética”

Tradicional apoiador da Firjan em projetos nacionais, o Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), mantém a parceria que que as duas instituições mantém desde o início do Fashion Rio e da bolsa de negócios, com objetivo de estimular o desenvolvimento das cerca de 30 mil micro e pequenas empresas, que integram a cadeia da moda em todo o Brasil e ampliar o seu acesso ao mercado nacional e internacional.

O resultado da bolsa de negócios do Fashion Rio da 14º edição de janeiro deste ano encerrou em 376 milhões de reais em vendas, resultado do encontro entre grifes e os principais compradores de lojas multimarcas do país e do exterior. Já a exportação foram fechadas com 22 compradores de 22 países que atingiram 15,8 milhões de dólares.

Primeiro dia do Fashion Rio – Na sexta-feira, dia 5 de junho, jovens talentos que integram o Rio Moda Hype abriram os trabalhos,sob aplausos. Estilo, conceito, coleções que podem se enquadrar em vitrines e sair para as ruas.

Sob o sol, mar, cores e pesca - Os adereços de iscas e peixinhos de Fernanda Yamamoto, em vestidos curtinhos, muitos montados em retalhos presos em ziguezague ou com transparências lembrando redes de pesca em grande descontração. Martins Paulo desfilou pela segunda vez, confirmando o talento para um colorido forte e vibrante. Inspirado em personagens de Almodóvar, criou vestidos-camisas com cintões de verniz, saias de babados combinando vermelhos, azuis e estampas de oncinha. Um pouco mais geométrico, o estilo de Bruna Ribeiro propõe macacões curtos para homens e mulheres, em tons naturais, que contrastaram com as botas de plástico transparente.

Vitorino Campos, da Bahia: síntese da beleza dos croquis com pregas e godês em variações de brancos e rosas. Mostrou a coleção, comprovou a elegância das propostas. Diretamente do Recife, trouxe a idéia das barraquinhas de sorte das feiras de rua, a dupla Lorena Rosado e Renata Vieira, da grife Lore encantou pelos vestidos curtos, que parecem ser obrigatórios no próximo verão, com estampas e amuletos de sorte, e estampa de maçã do amor.

E muito chique, Julia Valle encerrou o primeiro grupo do Rio Moda Hype, com saias e blusas drapeadas em tons de azul, branco e sombreados, amarelo e magenta têm surpresas como entalhes de paetês de um lado só da saia ou em um dos ombros das blusas.

Bandas de rock no intervalo, e o segundo grupo do Rio Moda Hype continuou com as sungas, o Butch, as formas cubistas de Stefania, personagens de Godard e Truffaut na série de Jotadê, visões cósmicas da baiana Ursula Felix e no estilo masculino, a selva da R. Groove.

O sábado promete, e o Fashion Rio abre oficialmente às 16 horas a agenda dos grandes desfiles, com Maria Bonita Extra, Salinas, a Cavendish , Claudia Simões e Printing, prometem dizer o quem para o Verão 2010. E domingo, é a vez de Mara Mac, Graça Ottoni,Têca, Acqua Studio e, TNG que encerra os desfiles do dia na passarela do Píer Mauá, de frente a Baía de Guanabara, desfiles com direito a sol durante o dia, e à noite, - os guindastes iluminados no Cais.

Segunda-feira, dia 8 de junho segue a Apoena, Cantão,Victor Dzenk, Luiza Bonadiman, Carlos Tufvesson,e Coven, na terça: Walter Rodrigues, Luciano Canale para Sta. Ephigênia, Alessa, Lenny, Giulia Borges, Tessuti, na quarta-feira, a Juliana Jabour, Filhas de Gaia, às 17 horas|Totem, às 18 horas | Espaço Fashion, às 19 horas| Auslander, às 20h15 | Redley, às 21h30.

. [O Fashion Rio e a bolsa de negócios acontecem no Cais do Porto, Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá. No banner ao lado deste Canal “Moda & Beleza”, encontra-se o link para o acompanhamento do evento].

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