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08/06/2009 - 11:12

Fashion Business leva negócios da moda ao Píer Mauá


Consolidada como a maior e mais expressiva bolsa de negócios da moda das Américas, o Fashion Business realiza sua 14ª edição – Primavera-Verão 2010 - no Píer Mauá, de 7 a 10 de junho, das 10 às 21 horas, com o Ano da França no Brasil como tema. Com uma área total de 14 mil metros quadrados, o evento reunirá mais de 150 expositores de 12 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A maior representação, depois do Rio de Janeiro, com 51 grifes, é da moda mineira, com 17, seguida de São Paulo, com sete. Cerca de 20 marcas fazem seu début, a maioria após anos de espera; novidades que também renovam o interesse dos compradores.

Em sua estreia na bolsa de negócios, a Osklen, de Oskar Metsavaht, tem lugar no Espaço Internacional, inaugurado na última edição. Nele, estarão de volta Salinas, Lenny, Carlos Tufvesson, Totem e Alessa (RJ) e a mineira Coven, que se agregam a Glorinha Paranaguá, Juliana Jabour e Lucidez. Serão 11 novos criadores; 13 marcas de acessórios, dez grifes no Espaço Internacional e 72 grifes femininas e masculinas e ainda as marcas participantes dos pólos de moda de nove estados brasileiros e do Estado do Rio de Janeiro.

Pólos de moda - Do Brasil, apoiados pelo Sebrae, virão os pólos de moda do Pará, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais – com consultoria do estilista Ronaldo Fraga -, Paraíba, Pernambuco e Bahia. Campos, Noroeste Fluminense, Cabo Frio, São Gonçalo, Niterói, Petrópolis (com nove marcas), Sul Fluminense, Calçados e Acessórios, Sinditêxtil, APL São Cristóvão (com cinco marcas) e a Ajorio são a representação do Estado do Rio de Janeiro no time de pólos. Além das mais que consagradas Salinas e Lenny, a edição terá ainda como representantes de moda praia Vix, Sam, Cila e Mali. Conta também com o espaço do Jóia Brasil.

Segundo Jerônimo Vargas, diretor do Fashion Business, o evento já mostrou sua importância para os negócios da moda brasileira. Novos mercados potenciais, como o interior de São Paulo e de outros estados começam a fazer diferença na lista de compradores de multimarcas que vêm fechar encomendas na bolsa de negócios. É também crescente o interesse de representantes de grandes cadeias internacionais. Na edição primavera-verão 2008, as vendas para o mercado interno atingiram R$ 443 milhões e as exportações somaram US$ 16,25 milhões.

Estimulada pelos resultados positivos na edição passada, a mineira Graça Ottoni espera um aumento nas vendas de 30% neste Fashion Business. Já a expectativa da também mineira Claudia Mourão é manter o crescimento médio de 10% nas vendas de sapatos e acessórios, registrada a cada edição da bolsa de negócios. Com resultado além da expectativa na última edição do evento a Botswana, com mercado consolidado no Sudeste, espera repetir os bons negócios nesta edição de junho. Crescendo mesmo na crise e com praças já consolidadas nas principais capitais do Brasil, no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro, a Agilittà visa se fortalecer na região Sul do país e em algumas cidades importantes do interior. Com um saldo de vendas bastante satisfatório em sua última participação no Fashion Business, espera alcançar a meta de crescer 20% nesta edição.

Criado em janeiro deste ano, o Espaço Internacional, com o apoio do Sistema Firjan, é uma iniciativa do Programa TexBrasil, parceria da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) com a ApexBrasil, de olho nos compradores de todo o mundo que vêm fechar negócios, como convidados ou por conta própria, à maior bolsa de negócios da moda das Américas. A presença espontânea e o volume de vendas crescem a cada edição. Em junho de 2008, compareceram 98 compradores de 26 países.

Além de 30 compradores árabes, europeus, africanos, australianos e das Américas selecionados e convidados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) com apoio do Programa TexBrasil, esta edição da bolsa de negócios receberá um grupo de 15 compradores da União Europeia. A vinda foi negociada pelo Sistema Firjan com a Al Invest, parceria da Confederação Nacional da Indústria com a União Europeia, que visa estreitar relações econômicas e comerciais entre as empresas. Em contrapartida, como uma espécie de aprendizado, a CNI reservou com os organizadores do Fashion Business um estande exclusivo para 20 empresários de vários estados oferecerem roupas e acessórios a compradores nacionais e estrangeiros.

O Fashion Business é uma realização da Escala Eventos e promoção do Sistema Firjan - Senai Moda, com patrocínio do Sebrae, Sesi-RJ, INPI, BNDES, CNI e Al Invest. Conta ainda com apoio do Programa Tex-Brasil, uma parceria da ABIT com a ApexBrasil, e várias revistas e jornais de moda, entre eles o Portal Fator Brasil, através do seu Canal Moda & Beleza.

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