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09/06/2009 - 10:13

Joia Brasil comemora a décima edição com nomes de peso e novo espaço no Fashion Rio

O Joia Brasil comemora sua décima edição de casa nova. Parte do calendário de moda da cidade, o evento acontece no Píer Mauá, onde se encontra também o Fashion Rio e o Fashion Business, cujos, 26 expositores apresentam seus trabalhos até o dia 10 de junho, das 10h30 às 21h. O projeto de Mario Santos, Eliane Amarante e Denise Niemayer para o espaço esse ano tem a forma de dois caracóis representando o conceito de casa. A ideia é reforçar a característica do Joia Brasil como um ambiente democrático e acolhedor para novos talentos e designers já estabelecidos no mercado.

A criadora, diretora e curadora do Joia Brasil, Anna Clara Herrmann, selecionou surpreendentes novos talentos e um grupo de designers que já se destaca no Brasil e no exterior. “Em uma reação otimista à crise, vamos receber nessa edição um grande número de expositores, principalmente de novos designers em busca de reconhecimento,” comenta. Seu trabalho de incentivo ao design de joias a coloca no posto de consultora e representante da joalheria brasileira.

Essa edição tem ainda as participações especiais de Jack Vartanian, Sara e Amsterdam Sauer, além de uma homenagem a Lucien Finkelstein. Lenda da joalheria no Brasil, reconhecido mundialmente, Lucien faleceu ano passado. O Joia Brasil vai homenagear o designer que já teve como clientes a Rainha Elisabeth, Marlene Dietrich, além da alta sociedade carioca dos anos 60 e 70. Lucien possui uma linha desenhada em parceria com Di Cavalcanti.

Os designers desta edição são: Kamille Bernard, Lúcia Lima, Francisca Bastos, Jota Design (Anna Paula Vivácqua, Cris Frazão, Marilena Bueno, Paula Guaratini, Renata Alt e Nely Mazorra), Lior Joias, Adalberto Amorim, Adriana Bragança, Beth Banchi, Cê Cedilha, Cibele Jordan, Emília Rondinini, Márcia Chagas Freitas, Meire Bonadio, Natália Pi, Pitty Rebello, Rita Bittencourt e Silvia Blumberg com Guilherme Tavares. O Joia Brasil acontece dentro do Fashion Business, que recebe compradores de todo o Brasil e do exterior, aumentando a possibilidade de realização de negócios dos expositores.

O evento é realizado em parceria com a Firjan, Sebrae RJ e Fashion Business. Os Sorvetes Itália, Saccaro Móveis, Ajorio (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro), Joia Carioca, Lucena Convites, também apoiam essa iniciativa.

Vitrine internacional - O Joia Brasil há muito se tornou uma vitrine para o fomento de negócios, que impulsiona os joalheiros a traçarem um caminho de sucesso e reconhecimento internacional. Em setembro, será realizada a oitava edição internacional do evento em Nova York, com lançamento no Jantar de Gala do Brazil Foundation, no Cipriani.

Descobridora de novos talentos, Anna Clara Herrmann desenvolve um trabalho consistente para inserção das marcas brasileiras no exterior. Por meio do Joia Brasil, muitos designers tiveram a oportunidade de expor na Liberty (Londres), em 2004; Printemps (Paris), em 2005; Galeria Marisa Perry (Nova York), 2008; na Fred Siegel e Roseark (Los Angeles), em 2009. Desde 2004, o evento já passou por Londres, Montreal e Toronto, Palm Beach, Paris e Los Angeles.

Participações especiais:Amsterdam Sauer -Fundada em 1941 por Jules Roger Sauer, a Amsterdam Sauer é hoje uma dos maiores nomes da joalheria do Brasil. A alta joalheria utilizando pedras preciosas é, desde o início, um forte diferencial da marca, com destaque para os diamantes e esmeraldas. A grife vai apresentar a Coleção Vinicius de Moraes, em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova, e a nova Coleção Vida, inspirada nos pequenos-grandes luxos do dia-a-dia.

Jack Vartanian - Jack Vartanian vem de uma família com tradição no mercado de pedras preciosas no Brasil. Em 1999, com a ideia de expor seu próprio estilo através de joias sofisticadas e originais, decidiu criar sua própria marca, combinando a técnica da joalheria tradicional com um design inovador. Trend-setters, celebridades e top models, como Giselle Bündchen, consideram Jack um dos seus designers favoritos. Em São Paulo, as lojas estão localizadas no Shopping Iguatemi, NK Store e Daslu; em Brasília, na Magrella; nos Estados Unidos, possui loja em Nova York (na Madison Avenue, 996) além de ser representado pela Barney’s. Jack apresenta três coleções Rock’n Roll, Art Deco e Mães 2009.

Sara - A joalheria Sara foi fundada no Rio de Janeiro e atua no mercado há 30 anos. Inaugurada em 1977, na Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, a joalheria conquistou de imediato um público fiel dentro da mais elegante camada social brasileira. A arquiteta Alessandra Berstein, filha de Laja Zylberman – sócia da marca –, acaba de lançar uma linha inspirada na Cabala. Freqüentadora do curso de Shmuel Lemle no Cabala Center em Ipanema, ela desenvolveu joias com inscrições em hebraico inspiradas nas meditações que aprendeu.

Expositores:Kamille Bernard -A designer de joias Rosane Messer inaugurou há quatro anos a joalheria Kamille Bernard. O conceito private jewelry é seguido à risca por sua equipe de designers, que desenvolve peças exclusivas e feitas sob encomenda - além de oferecer atendimento exclusivo aos seus clientes. A excelência na produção das joias rendeu parcerias com a TV Globo, em novelas como “Pé na Jaca” e “A Favorita”. Atualmente suas peças podem ser vistas em “Caminho das Índias”, nas personagens de Juliana Paes, Christiane Torloni e Tânia Kalil. A designer vai apresentar as joias que estão no ar na novela “Caminhos das Índias”. Com inspiração indiana, apresenta mandalas, brincos e pulseiras em ouro.

Lúcia Lima - Nascida em Pernambuco e radicada na Bahia há 27 anos, sua inspiração vem das tradições culturais desses estados, como as pencas de amuletos, figas, santos e orixás. Pernambuco também a inspira por meio de ícones como o bumba meu boi, o casal em ouro e safira de Maria Bonita e Lampião, a sombrinha do frevo em rubi e esmeralda, além de outros símbolos da cultura nordestina. Lucia homenageia o Rio de Janeiro com um pingente de ouro e brilhantes do Cristo Redentor, também fez em ouro o Bondinho do Pão de Açúcar, a Palmeira Imperial, os Arcos da Lapa. Neste Joia Brasil, Lucia Lima homenageia a Cidade maravilhosa e traz sua coleção intitulada "Carioca".

Francisca Bastos - Desde 1988, Francisca Bastos atua no mercado de joias com atendimento exclusivo aos clientes, na execução de peças feitas à mão em ouro 18K, com pedras especialmente escolhidas para cada trabalho. As suas joias já foram expostas em São Paulo, Lima, Miami, Dallas, Barcelona, Londres, Paris, Montreal, Los Angeles, Nova York. Francisca esteve presente em praticamente todas as edições do “Joia Brasil” no Brasil e no exterior. A designer acaba voltar de Miami, onde lançou a Coleção Primavera-Verão.

Para essa edição, Francisca Bastos apresenta a coleção Mandalay, que traz a influência dos ventos que sopram da Ásia. Os brincos longos, os adereços multicoloridos, transformam-se, revitalizando e modernizando o uso das joias.

Jota Design (Anna Paula Vivácqua, Cris Frazão, Marilena Bueno, Paula Guarantine, Renata Alt e Nely Mazorra) - Longe do conceito tradicional de joalherias, a Jota Design é a primeira multimarcas de joias do Rio de Janeiro. Sob a curadoria da empresária Jussara Nolasco, o espaço abriga criações contemporâneas em ouro branco e amarelo, prata, diamantes e pedras brasileiras, que ganham linhas próprias pelas mãos de novos criadores e designers já consagrados.

Anna Paula Vivácqua – Depois de expor na mostra 50 Years of Bossa, em Nova York, no ano passado, a designer traz para o Joia Brasil a coleção Bossa Nova.

Cristina Frazão – Nessa edição, a designer apresenta a coleção olho de tigre. As peças são em ouro amarelo, prata e olho de tigre.

Marilena Bueno – Tem como fonte de inspiração as gemas brasileiras, com suas cores, formas e transparências. Uma de suas características é incluir em suas peças delicadas pérolas, tornando-as uma releitura dos clássicos.

Paula Guaratini – Diamantes, pérolas, gemas brasileiras, a prata e todos os tons de ouro agregam luxo, requinte e sofisticação às suas joias.

Renata Alt - Como a maioria dos jovens criadores, começou a desenhar pensando em si, fazendo peças descontraídas sem perder a elegância, despertando interesse em mulheres de todas as idades.

Nely Mazorra – Desenvolve peças únicas com pedras como a Agatha e o Geodo. Usa como inspiração para suas criações traços de Oscar Niemeyer representado através das joias.

Lior Joias - Design arrojado e ênfase no poder e na força das pedras preciosas. Com esta combinação estratégica, a Lior Jóias cresce no competitivo mercado de luxo com clientes fieis ao estilo da grife. Com duas lojas estabelecidas, os sócios e irmãos Florinda, Marcos e Eva Sterenfeld criaram uma marca que trouxe para o varejo o diferencial de peças contemporâneas a preços acessíveis. Para esta edição do Jóia Brasil, a Lior propõe peças que celebram o poder das pedras, com destaque para a linha de rubis, com peças conceituais em forma de panteras, e para a “linha noite”, uma série de anéis cravejados de brilhantes.

Adalberto Amorim - Joalheiro há mais de vinte anos, Adalberto Amorim começou sua carreira na H. Stern, onde aprendeu o ofício e trabalhou no setor de encomendas especiais. Já participou e visitou algumas das maiores feiras de joias do mundo, como Basel Word, Feninjer, Vicenza Charm, entre outras. Adalberto vai apresentar quatro linhas diferentes: espelhos, formas, reviravolta e interferências. A linha espelhos trabalha o reflexo espelhado nos metais.

Adriana Bragança - Há quatro anos no mercado e com formação em moda, Adriana iniciou seu trabalho fazendo peças em bijoux com pedras naturais. As bijoux fizeram tanto sucesso que a designer direcionou o trabalho para joias em prata com pedras preciosas e semipreciosas. Adriana Bragança vai expor a linha Canaan – Terra Prometida.

Beth Banchi - Formada em Museologia pela UniRio, Beth Banchi sempre manteve relação profunda com a arte e o patrimônio cultural. E a atração por pintura e desenho despertou uma nova paixão em sua vida: o design de joias. Beth traz a influência de joalherias contemporâneas e design geométrico inspirado na art déco. Em suas coleções valoriza o estado das gemas – bruto ou lapidado – e o ouro e a prata entram na composição como moldura que percorre, desenha e sobressalta as pedras. O quartzo é a pedra chave que vem em diferentes formas e tamanhos. A coleção “Interferências” vem para ratificar sua inserção no mundo das joias.

Cê Cedilha - Cê Cedilha é o nome do atelier da designer Ciça Melo. Ela utiliza metais nobres com raríssimas adições de pedras. Ciça se interessou por joalheria enquanto estudava Desenho Industrial na PUC-Rio. Paralelo à universidade, fez o curso de ourivesaria do SENAC-Rio. Em Lisboa (Portugal), estudou na Escola de Joalharia Contacto Directo. Para o Jóia Brasil 2009, o atelier Cê Cedilha irá apresentar ao público 6 novas peças em prata que compõem a coleção "Leques". Ciça Melo foi buscar nesses objetos a inspiração para suas novas criações. Ela ainda mostra uma releitura contemporânea das tradicionais jóias com pérolas.

Cibele Jordan - Formada em Letras, após 25 anos trabalhando e expondo porcelanas e telas, Cibele começou a criar joias há três anos. Com base em pesquisas sobre a representação gráfica dos signos do zodíaco, Cibele trabalha os ícones em pintura sobre porcelanas, telas e em ouro 18k. Cibele apresenta no Joia Brasil 12 medalhas em ouro 18k com a representação gráfica e a pedra referente a cada signo, variando entre turmalinas, rubis, esmeraldas, entre outras.

Emilia Rondinini - Quando criança Emília Rondinini adorava olhar as linhas se transformando em rendas nas mãos de sua avó. A renda de bilros, a ponto gaze, a laise saem do baú de lembranças da designer de jóias, filha e neta de italianos, para contar sua história em metal. A mistura da elegância italiana com a irreverência brasileira dá o tom das jóias, resultado de um trabalho artesanal cuidadoso. A paixão pelo design de jóias veio da pausa para a maternidade quando fez um curso. O ouro e a prata se transformam em metal com design contemporâneo e autoral.

Márcia Chagas Freitas - Márcia Chagas Freitas participa pela quarta vez do Joia Brasil, usando o colorido das pedras brasileiras para simbolizar a natureza. As borboletas aparecem representando uma nova fase de vida. O ouro e a prata se misturam em novas técnicas.

Meire Bonadio - O maior luxo das joias de Meire Bonadio não está nos metais e pedras preciosas que a designer trabalha com maestria. O brilho especial destas peças únicas vem do distante Jalapão, em Tocantins. É graças ao talento dos artesãos de uma pequena comunidade do Cerrado que o capim-dourado ganha formas arrojadas de modernos acessórios. São bolsas, bijuterias e bio-joias, vendidas no Brasil e no exterior, que conjugam a força da natureza à modernidade de desenhos exclusivos. A linha “Nature” vai trazer ao Joia Brasil peças com ametista, água marinha e turmalina em formato de flores, folhas e outras belezas naturais.

Natália Pi - Estudante da PUC-Rio, faz Desenho Industrial, fez estágio em Miami, EUA, com as Citrines (www.bythestones.com), uma rede de joalheria famosa em todo o território americano. Lá participou da criação da coleção de inverno 2008, peças em prata e ouro. De origem oriental pelo lado paterno, cresceu no meio de duas culturas, a chinesa e a brasileira. E conseguiu tirar o melhor das duas: do Brasil a leveza, a versatilidade, a descontração. Da China, a tradição de uma cultura milenar, rica em detalhes e conceitos. Resultado, peças inspiradoras, únicas, diferenciadas.

Pitty Rebello -Autodidata, Pitty Rebello começou por acaso na profissão. Desde pequena sempre teve muita habilidade manual. Foi trabalhando em uma joalheria que descobriu a sua verdadeira vocação. Suas peças são artesanais, feitas em prata 950 e pedras preciosas.

Rita Bittencourt - Rita Bittencourt criou para o Joia Brasil a coleção “Metamorfose”, na qual valoriza as costas da mulher em vez do colo, por ser uma parte do corpo de forte apelo sensual. A peça-chave, o colar Metamorfose, foi criada para ser vista quando quem a usa não pode perceber que está sendo observada e quem observa abusa da liberdade de ver. Essa única peça transforma-se em mais quatro colares e em uma pulseira, mudando de cor e acabamento de acordo com o lado usado. Confeccionada em Prata 950, pérolas cultivadas e aço, com pequenas interferências em ouro 750. Rita ainda apresenta uma coleção com peças em titânio, com acabamento especial, acetinado, em que consegue eliminar o acabamento extremamente brilhante e vibrante da técnica comumente usadas no trabalho com esse metal.

Silvia Blumberg - Atualmente está desenvolvendo coleções para as principais personagens da novela Caminho das Índias. Ultiliza ouro, prata, gemas, tecidos, bambu e até asas de besouro para recriar temas como: natureza, saúde, psicanálise, futebol, sexo. Finalista do Award Signity das Américas (2001), segundo lugar Premio IBGM (2002), trabalhou cinco anos na Fortunoff de NY. Tem suas jóias em vitrines do Panamá, Lisboa,Toronto,Tel Aviv, Rio de Janeiro. | Site:[ www.joiabrasil.com].

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