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09/06/2009 - 10:16

Moda Pará traz Vitória Régia ao Fashion Business


Inspiradas na lenda amazônica, cada uma das empresas criou coleções que prometem virar tendência no verão 2010.

Com o tema "flor do Igapó", oito marcas participantes do projeto Moda Pará, coordenado pelo SEBRAE, criaram coleções inspiradas na planta símbolo da Amazónia a Vitória Régia para apresentar durante o Fashion Business que acontece entre os dias sete e dez de junho no Rio do Janeiro.

A escolha da flor foi feita pela combinação da elegância e beleza que apresenta traduzindo perfeitamente o conceito da moda primavera/verão. Cores vibrantes e alegres, típicas da estação como cor-de-rosa, amarelo, verde e laranja são trabalhadas manual e harmoniosamente com texturas naturais, valorizando o artesanato brasileiro.

Cada uma das marcas escolheu um jeito diferenciado de trabalhar suas peças. A Amazônia Kãma, fabricante de acessórios, traz uma coleção de bijuterias feitas com matérias-primas brasileiras como Sementes de Açaí, Tucumã, Ouriço de Castanha do Pará mescladas a madeira, osso, escamas de peixe e cristais. Todos os produtos são inspirados em pinturas das tribos indígenas que vivem as margens dos rios da Amazônia.

Já Celeste Heitmann coloca a mostra bolsas feitas de lona bordada, sarja, algodão estampado, seda pintada a mão e couros de camurça de porco. A coleção foi balizada de "Naíá" em homenagem a lenda da Vitória Régia. As peças seguem a tendência "Grau Zero" onde produtos despretensiosos que exploram a exata função do produto e da matéria prima utilizada, são valorizados.

A Fora D'água, fabricante de sapatos e bolsas traz ao Fashion Business a coleção Estrela D'água com produtos feitos de couro e pele de peixe.

Além das bolsas e acessórios, os calçados não ficam de fora dessa mostra da moda paraense. ERI JR apresenta sandálias rasteiras (beach wear) e bolsas fabricadas com cabedais em couro e solado de borracha injetada, além de tecidos como o algodão, gorgorão e sintéticos. A coleção que recebeu o nome de Victoria amazônica aproxima a arquitetura do design, conciliando os efeitos e recortes geométricos com o tema escolhido. As peças exploram as formas circulares è cores quentes.

A marca Manufatura apresenta a coleção Mãe d'Agua com uma confecção feminina produzida com algodão e malha de bambu. Já a marca Riquezas da Amazônia, confecção feminina, masculina e de acessórios, vem com a coleção Uapé, toda feita em malha de algodão, tecidos com fibra de bambu e tecidos pet (50% de fibra pet e 50% de algodão).

A empresa Rosa Leal, fabricante de bolsas, apresenta um material feito de tecido de algodão, tecido pet, madeira paxiuba, sementes de açaí, chifre de búfalo e fibra de tururi através de sua coleção Régia Vitória inspirada no contraste entre a rusticidade das folhas da Vitória Régia e a delicadeza das flores da planta. A marca foi influenciada pelas obras do artista plástico Jean Buffet.

Finalizando o Moda Pará, outra fabricante de bolsas, a empresa Victor Elle traz a coleção Estrela das Águas feitas de lona de algodão e couro e inspiradas nas formas, texturas e cores encontradas na lenda da vitória régia. A coleção possui duas linhas de bolsas: Transformação, que possui modelagem circular e aplicação de metalassé e Naiá com modelagem retangular e atende ao público masculino e feminino. [O Fashion Business acontece até dia 10 de junho, das 10 às 21 horas, no Píer Mauá. Mais detalhes nos banners lincados neste Canal]

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