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09/06/2009 - 10:18

Rio Grande do Norte apresenta projeto Natal Pensando Moda, coordenado pelo estilista Ronaldo Fraga


O resultado será exibido durante o Fashion Business, no Rio de Janeiro e em São Paulo, na FIT 0-16, e tem como objetivo tornar as confecções locais referência em identidade regional.

Uma ação entre o Sebrae-RN, SENAI e Governo do Estado está proporcionando o desenvolvimento de pólos de confecção do Rio Grande do Norte. Por meio de um projeto intitulado Natal Pensando Moda, a indústria têxtil daquela região, recebeu orientações para a criação de coleçoes de moda praia, feminina, infantil e acessórios, e que têm como base a Iconografia Potiguar.

O projeto visa tornar as confecções locais referência em identidade regional e, assim, aumentar o valor agregado de cada peça. Para isso, o trabalho de Ronaldo se concentrou na coordenação de uma oficina de criação com as dez empresas atendidas pelo projeto setorial de confecções do Sebrae do Rio Grande do Norte, além de ministrar palestras sobre pesquisas e desenvolvimento das coleçoes. Ele também foi o responsável pela coordenação do desenvolvimento de protótipos e estamparia, bem como a aprovação e acabamento das peças.

Os temas escolhidos fazem parte da cultura potiguar, representando toda a essência da região, e foram divididos entre as empresas participantes. As inspirações que serviram de base para a criação das coleçoes são: Bordados e Rendas, Bonecas de Pano, Areia Colorida, Bonecos de Cerâmica, Ribeira, Zilá Mamede, Flora e Fauna do Seridó, Mamulengo, Pássaros. O resultado foi a criação de dez modelos para cada marca envolvida, que farão parte de um catálogo exclusivo do projeto.

Além disso, as empresas participarão de eventos no Brasil e na França, apresentando as peças criadas e, assim, gerando novos negócios. O primeiro evento que receberá as coleçoes de moda feminina e acessórios é o Fashion Business, que acontece entre os dias 7 e 10 de junho, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Já em São Paulo acontecerá a FIT 0-16, Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil-Bebê, de 16 a 18 de junho, no Expo Center Norte.

Por fim, entre os dias 5 e 7 de setembro, acontecerá o Mode City, em Paris, onde serão apresentadas as coleçoes de moda praia concebidas a partir do projeto Natal Pensando Moda., e criadas exclusivamente para o mercado internacional.

"Acredito que depois desse projeto, as empresas envolvidas serão capazes de desenvolver coleçoes com alto valor agregado, utilizando todas as noções de design aplicado, passadas por Ronaldo Fraga, em linha comercial", afirma Zeca Melo, superintendente do SEBRAE-RN. Melo reitera ainda que o objetivo foi consolidar a imagem do pólo de confecções do Rio Grande do Norte junto a fornecedores, consumidores e mercados com maior potencial de consumo no País, promovendo um novo ciclo de geração de renda e possibilitando o crescimento da região.

Empresas participantes e seus temas - Avohai: inspirada na arquitetura colonial e na passagem do tempo, calcada num clima de romance, boémia e nostalgia que envolve o bairro histórico da Ribeira, na capital potiguar, a Avohai criou peças de vestuário feminino como vestidos, blusas, shorts, macacões, etc.

É Viva: A partir da riqueza dos detalhes dos Bordados e Rendas produzidos pelas artesãs potiguares foram criadas peças de extrema delicadeza com a inspiração. O resultado são blusas, vestidos, shorts, etc.

Anna Marcolina: Com uma coleção batizada de Navegos, a marca, cuja proprietária é sobrinha da poetisa Zila Mamede, vem com uma proposta de apresentar os elementos que fizeram parte da história de Zila Mamede. São as lembranças da infância no Rio Grande do Norte, e o mar, o tema mais recorrente em suas obras, que aparecem em delicadas intervenções na estamparia das peças, como blusas e camisas.

S. Design: A Flora e Fauna do Serídó foram a grande inspiração para a coleção de acessórios intitulada Tricotando Ilusões, criada com crochés e tricôs de materiais metalizados, num mix de pedras, madeiras e esmaltes. A matéria-prima vem da carnaúba, jurema, cumaru, jucá, angico e juazeiro, além de plantas de folhas pontiagudas e espinhos. O resultado são peças exclusivas como colares, pulseiras, brincos, etc.

Areia Dourada: Criada exclusivamente para o mercado internacional, a coleção de moda praia, vem com uma estamparia que retrata a liberdade dos Pássaros, num céu azul do sertão, em formas e cores exclusivas, paralelamente, uma linha de bordados regionais rústicos, em rícheileu e acessórios em jutas. Moda praia adulto.

Cactus Kids e Cactus Brasil: A coleções de moda praia da Cactus Kids e da Cactus Brasil têm inspiração no colorido dos Bonecos de Cerâmica, parte da cultura e a tradição potiguar, resultantes da ilimitada imaginação dos artesãos. A coleção infanto-juvenil da Cactus Kids é voltada para o mercado interno, enquanto a da Cactus Brasil mira o mercado internacional. Moda praia.

Daya: A marca traz em suas estampas e peças o aspecto lúdico das brincadeiras e histórias dos Mamulengos, através de João Redondo, que ganha vida nas mãos dos mestres mamulengueiros.

Collorir: O universo infantil, das brincadeiras com Bonecas de Pano, é a inspiração para a coleção da marca, que vem com saias, bermudas e camisetas voltadas para o público infantil.

New Kin: As cores fortes da Areia Colorida que retraíam a simplicidade da vida costeira, formando desenhos dentro de garrafas, estão presentes nas estampas da marca de roupas infanto-juvenil.

.[O Fashion Business acontece até dia 10 de junho, das 10 às 21 horas, no Píer Mauá. Mais detalhes nos banners lincados neste Canal]

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