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09/06/2009 - 10:19

Fashion Business movimenta empresários da moda pernambucana

Evento é considerado o segundo maior no segmento de confecção.

Pernambuco, através do Sebrae, participa até o dia 10 de junho, da Fashion Business 2009, o segundo maior evento do setor de moda do Brasil. O evento de negócios, que ocorre anualmente no Rio de laneiro, tem por objetivo impulsionar seus participantes a promover suas marcas, conhecer a percepção e aceitação de seus produtos durante a mostra e desfiles e construir uma imagem forte da empresa. Uma das metas é, também, criar um canal direto com o comprador, viabilizando negócios para o Estado.

Considerada a maior e mais expressiva bolsa de negócios do segmento de moda, o Fashion Business, que ocorre paralelo ao Fashion Rio, já se consolidou no mercado nacional como a mais conceituada reunião das marcas do setor. Integrando estilo e negócios, proporciona para os seus inúmeros participantes, o encontro entre grifes e as principais lojas multimarcas do país e do exterior. Estão confirmadas as participações de quatro empresas pernambucanas que fazem parte dos programas Melhoria da Imagem e Melhoria da Competitividade, realizado pelo Sebrae em Pernambuco e em parceria com um estilista de renome local.

Pernambuco, graças a sua criatividade e variedade de estilo, vem se destacando cada dia mais no cenário da moda mundial. Nomes como Melk Zda e Xuruca Pacheco são a prova da capacidade criadora e vanguardista, que faz parte da rotina de quem faz a moda no Estado. Nessa edição do fashion Business, tecidos leves e de cores vibrantes e com a cara do verão estarão em evidência com a empresa Dona Comadre, que traz o tópico Simples Assim para a sua coleção. A Santa de Roca apresenta o tema O Paraíso é Aqui, com muita brasilidade e etnia, onde a flora e a fauna local são expostas de maneira contemporânea e conceituai.

Homenageando os 100 anos de Mestre Vitalino, a Iska Viva, empresa do pólo de confecções do Agreste Pernambucano, traz o tema de sua coleção com o mesmo nome de um dos melhores e maiores artistas de Pernambuco e do mundo. O barro, como matéria prima para a beleza e a arte, é o mote para essa coleção que traz inovação, modernidade e estilo em suas linhas. Fechando com chave de ouro, o artesão Manuca Vieira apresenta peças exclusivas e desenvolvidas especialmente para a ocasião. Cheio de criatividade, cada produto traz a cara de Pernambuco e toda a sua ousadia como cidade e marco histórico.

Um pouco sobre as empresas expositoras: Dona Comadre - A empresa Dona Comadre surdiu há cerca de quatro anos em Recife de maneira informal. A estilista Magali Guerra que cursava administração na Universidade Católica de Pernambuco, que sentia grandes dificuldades em encontrar roupas que fizessem seu estilo, passou então a cursar estilismo no Senac, e a partir daí passou a desenhar peças para uso próprio.

Após o término do curso, Magali juntamente das irmãs Luciana que cuida da parte administrativa e financeira e Manuela que também desenha peças, participaram de várias feiras, iniciando pela Fenearte onde levaram 80 peças, sendo todas vendidas. Devido o crescimento da demanda decorrente da divulgação em eventos, as peças chegaram a ser vendidas para pessoas físicas, no entanto, hoje sua preferência é revender para outras lojas.

A empresa, que atualmente tem uma produção de duas mil peças por mês, possui seis funcionários incluindo os terceirizados. Dona Comadre dispõe de um novo espaço nas graças, onde a estilista Magali afirma ser uma loja-ateliê que dispõe de roupas mais incrementadas. "É lá que ponho mais em prática meu lado artista", afirma Magali.

As estilistas Magali e Manuela Guerra participam pela segunda vez do Fashion Rio e, este ano, irão apresentar a coleção "Simples Assim", que é composta de formas amplas, cores vibrantes, tecidos leve:-; e suaves, com peças que têm a "cara" do verão.

[Telefone: (+ 55 81)3421-4251 |Rua Manoel de Almeida, 38 A, Graças – Recife/PE].

Manuca Vieira O artesão e artista plástico Manuca Vieira começou trabalhando com antiquário e ambientação e a partir do pedido de amiga passou a produzir acessórios. O artista tem uma linha de produção mensal que varia de 700 a 800 acessórios e chega a criar 30 novos acessórios por mês.

Manuca, que conta com uma equipe de oito artesãos, participou recentemente do Fashion Rio, que aconteceu em janeiro. Ele colaborou com estamparia e acessórios no desfile da marca Francisca da estilista pernambucana Virgínia Falcão. O artesão vende suas peças para Lojas e estilistas, e seus acessórios possuem maior demanda de outros estados. [Av. Boa Viagem - Boa Viagem -Recife/PE]

Iska Viva- A Iska Viva surgiu em um banco de feira de Santa Cruz do Capibaribe tendo todas suas peças produzidas pela família. Em 1984, devido ao crescimento das vendas, a proprietária Vera Carvalho abriu a primeira loja. A empresa do segmento de moda praia tem uma produção mensal de 10 mil a 12 mil peças e conta com 28 funcionários distribuídos entre lojas e produção.

O empreendimento participa pela primeira vez da Fashion Business como expositor, pois como visitante já foi outras vezes, afirma Fábio Quintiliano que é responsável pela administração da empresa. Apesar de sua estreia no Fashion Rio, A Iska já participou de feiras e eventos como a Fenit (Salão Internacional da Indústria Têxtil), Rodada em Negócios de Pernambuco e em Manaus, desfiles em Lion (França) e Madri (Espanha), entre outras feiras e exposições pelo Brasil.

A coleção a ser apresentada Fashion Rio tem como o tema o "Mestre Vitalino", uma homenagem a um dos maiores artistas pernambucanos que usava o barro como matéria-prima de suas peças. [ Av. Bela Vista, 700 - Bela Vista - Santa Cruz do Capibaribe/PE].

Santa de Roca - A Santa de Roca foi criada há oito anos por Mônica Asfora, que trabalhava com artesanato no interior de Pernambuco e onde produzia bolsas. Após seis meses, a empresária mudou sua linha de produção e começou a produzir roupas. Há cerca de três anos Nicolle Rocha entrou para a sociedade, e é responsável pela área comercial. A marca teve seu nome inspirado nas santas de roca da artista Badida. A empresa, que tem peças em 45 lojas no Brasil, e em lojas da Espanha, Estados Unidos e Portugal, tem um faturamento R$ 60 mil por coleção, e de R$ l milhão e duzentos mil por ano. A marca chega a produzir cinco mil peças anuais e duas mil e 500 por coleção.

É a terceira participação da Santa de Roca no Fashion Rio, e a segunda vez que vai a convite do Sebrae. Para a apresentação deste ano, a Santa traz a coleção "O Paraíso é aqui", que foi inspirado no Brasil. Começando pela origem do Brasil, influências africanas e volta para o Brasil e suas riquezas naturais, valorizando as praias, fauna e flora. Os pássaros ganham destaque nas peças, com a utilização de penas estilizadas, bordados de pavões feitos à mão, entre outros adereços.[ Rua Maria Carolina, 205, Saía 210 - Boa Viagem/PE]. [O Fashion Business acontece até dia 10 de junho, das 10 às 21 horas, no Píer Mauá. Mais detalhes nos banners lincados neste Canal]

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