Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2009 - 10:39

Brasil Offshore atrai novos países e OTC para o mercado brasileiro


IBP, ONIP, Sebrae e Reed Exbihitions Alcantara Machado confirmam ótimas perspectivas para esta edição.

A 5ª edição da Brasil Offshore, que começa na semana que vem, de 16 a 19 de junho, em Macaé (RJ), reafirma o seu posicionamento de mercado como a terceira maior feira mundial de offshore. Neste ano, participam 636 expositores, um valor 18% maior do que o obtido na edição de 2007. São 100 expositores a mais, representando um crescimento superior aos números da feira de 2003 a 2007, quando o aumento de expositores chegou a 68.

São 1300 marcas, representando 34 países, distribuídas em 31 mil m² de exposição. A feira está 15% maior e, entre os países estreantes estão Trinidad Tobago, Eslovênia, Cingapura e Emirados Árabes. O evento reúne toda a cadeia produtiva de exploração e produção offshore, incluindo multinacionais, grandes, médias, pequenas e microempresas. “O Brasil está em um momento muito positivo no mercado mundial de offshore e isso se reflete na feira”, declara Eric Henderson, diretor da Brasil Offshore.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), os investimentos previstos para o setor de petróleo e gás no país até 2013 chegam a US$ 195 bi, sendo a Petrobras responsável por 82% deste valor. Álvaro Teixeira, secretário executivo do IBP, ressalta que o setor deverá assumir um importante papel no desenvolvimento do Brasil graças às recentes descobertas do pré-sal.

O perfil do público presente à feira está entre os mais qualificados do setor. Diretores, presidentes, gerentes e supervisores somam 29% do público. Técnicos chegam a 37%. Para este ano, a previsão bastante conservadora, segundo Eric Henderson, é de 45 mil visitantes durante os quatro dias da feira.

OTC reconhece potencial brasileiro no mercado de offshore - Pela primeira vez, a OTC (Offshore Technology Conference) está presente na organização da Conferência Internacional “Brazil Offshore: The Next Frontier”. Por intermédio de uma parceria com o IBP, que desde 2001 organiza a Conferência, a OTC traz para a Brasil Offshore as palestras realizadas em sua última edição, ocorrida em maio deste ano.

Serão 48 trabalhos com foco específico no momento brasileiro. “A OTC reconhece a importância do Brasil como líder neste mercado de offshore. O país tem se destacado cada vez mais na OTC e essa parceria com o IBP permitiu concretizar o desejo de trazer para os brasileiros o que eles estão fazendo de melhor neste mercado”, ressalta Fernando Machado, da Petrobras e Program Chair da Conferência.

“O momento é de busca por reservas não convencionais, portanto, as palestras serão sobre construção de poços, processamento, submarino, tecnologia de águas profundas e pré-sal, objetivando o desenvolvimento dos projetos no Brasil, no sentido de alavancar a nova versão da cadeia produtiva, frisa Machado.

[A grade de palestras e as inscrições podem ser consultadas diretamente no site www.ibp.org.br].

Rodada de Negócios vai reunir toda cadeia produtiva do setor - A Rodada de Negócios, que já acontece desde 2005 na Brasil Offshore, também tem novidades para esta edição. Além das tradicionais empresas âncoras que se reunirão com companhias fornecedoras, este ano é realizado também o 1º Encontro de Negócios (ENEG) da Brasil Offshore. A Rodada de Negócios acontece nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 18h.

O objetivo desses Encontros  é dar oportunidade às empresas de menor porte, cujos produtos não são demandados diretamente pelas grandes empresas, mas que integram a cadeia de suprimento do setor. “Desta forma, ampliamos as oportunidades de negócios entre as diversas empresas de diferentes portes da cadeia produtiva do ramo de petróleo. Inserimos neste mercado novas empresas, cadastradas no Sebrae e qualificadas para atender a todos os compradores interessados em seus serviços”, explica Renato Regazzi, do Sebrae.

Bruno Musso, superintendente da ONIP, ressalta que este ano as empresas participantes na Rodada de Negócios poderão ainda falar diretamente com a Petrobras sobre seu processo de cadastramento.

Quem estiver interessado em futuros financiamentos, terá também a chance de dar o primeiro passo através do contato com os profissionais do BNDES, para obter informações sobre cadastramento junto ao Finame.

Macaé, a “Oil Town” brasileira, sedia a feira desde 2001 por ser a principal base operacional para a exploração, perfuração e extração de mais de 80% de todo o petróleo do país. Seu PIB per capita é 30% maior do que a média nacional, concentra mais de 3500 empresas associadas à indústria de petróleo e ainda abriga a Unidade de Negócios da Bacia de Campos da Petrobras. A Brasil Offshore representa para Macaé uma excelente oportunidade de crescimentos e faturamento para a cidade, já que movimenta toda a economia do município.

Serviço: De 16 a 19 de junho de 2009, das 14h às 21h, no Macaecentro. Centro de exposições Jornalista Roberto Marinho, Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé – RJ | Acesso: Entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto. Conferência Internacional: Abertura dia 16, às 16h. Dias 17 e 18 de junho, das 9h às 17h30.Rodada de Negócios: Dias 17 e 18 de junho, das 14h às 18h.

Perfil da Reed Exhibitions Alcantara Machado - Criada em abril de 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint venture firmada entre a maior promotora de feiras do mundo – a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997 – e a maior da América Latina – a Alcantara Machado Feiras de Negócios. Com escritório na cidade de São Paulo, a Reed Exhibitions Alcantara Machado conta com a colaboração de 140 funcionários e realiza mais de 30 feiras de negócios no Brasil, dos mais diversos segmentos da indústria. Entre os objetivos da promotora estão propiciar aos expositores e seus clientes a oportunidade de incrementar negócios, trazer eventos internacionais para o Brasil, bem como realizar novas parcerias.

Reed Exhibitions - A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo. Em 2007, a Reed reuniu mais de 6 milhões de profissionais da indústria ao redor do mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 38 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 39 escritórios próprios. A Reed Exhibitions organiza uma série de eventos, na indústria de petróleo, como a OffshorE Europe (Aberdeen - UK). A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group plc, uma companhia listada entre as 100 maiores da Bolsa de Valores de Londres e líder mundial na divulgação e geração de informações.

[Foto: esq/direita: Fernando Machado, da Petrobras e Program Chair da Conferência da OTC, Juan Pablo De Vera,presidente da Reed Exhibitions Àlvaro Teixeira, secretário executivo do IBP, Eric Henderson, da Reed Exhibitions , Bruno Musso, superintendente da ONIP, Renato Regazzi, Sebrae].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira