Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2007 - 11:00

Santo André quer revitalizar pequenos centros comerciais

Projeto Cidade Policêntrica vai identificar principais dificuldades de comerciantes, hábitos de consumo da população e auxiliar no gerenciamento de negócios.

O município de Santo André, na região do ABC paulista, pretende desenvolver os pequenos centros comerciais da cidade. A iniciativa, denominada Projeto Cidade Policêntrica, inclui palestras gratuitas de capacitação para os comerciantes, prestadores de serviços e micros e pequenos empresários de quatro bairros (Vila Assunção, Bom Pastor, Vila Linda e Parque das Nações).

O programa é uma parceria da Prefeitura de Santo André com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa). A ação começou a ser promovida no segundo semestre de 2006, por meio de um projeto-piloto.

Os bairros selecionados concentram mais de 1.200 estabelecimentos comerciais e a expectativa é capacitar cerca de três mil pessoas até o final do projeto em 2008. A partir da segunda semana de abril, começa a segunda fase dos nove cursos previstos para este ano. Após a conclusão do ciclo de cursos será feito um levantamento com os participantes para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelo comércio local e avaliar o índice de crescimento e de mortalidade dos empreendimentos.

“Desde 2001 realizamos um trabalho de fomento ao comércio em Santo André, principalmente nos centros comerciais dos bairros, de modo a apoiar e auxiliar o desenvolvimento desses estabelecimentos. No caso do Cidade Policêntrica, os quatro bairros escolhidos inicialmente têm uma tradição no município e servem como vitrine para as outras regiões. Além disso, os locais foram alvo de ações promovidas pela prefeitura e contam com associações comerciais estruturadas. Já dispomos de estudo que mostra a vocação comercial de cada um desses centros comerciais, o que serviu, inclusive, para a formatação dos cursos de capacitação que estão em andamento”, afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico, David Gomes de Souza.

Segundo ele, a intenção é levar o Projeto Cidade Policêntrica para toda a cidade, sempre identificando as potencialidades empresariais e as necessidades do consumidor. “Trata-se de um projeto pioneiro no país, em que pela primeira vez uma entidade como o Sebrae-SP se une ao poder público para levar seus serviços, gratuitamente, aos comerciantes”, conta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira