Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2009 - 10:49

BNDES aprova R$ 260,3 milhões para a expansão do Metrô do Distrito Federal

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 260,3 milhões para o Governo do Distrito Federal executar a expansão e modernização do metrô da capital federal.

O financiamento tem por objetivo a aquisição de 12 trens metroviários de quatro carros cada e a realização de investimentos para modernizar o sistema de sinalização. O projeto alinha–se ao Plano de Expansão do Metrô do Distrito Federal para o período 2009/2011, que prevê a conclusão da Linha 1, com 49,2 km de extensão, 34 estações e frota de 32 trens, podendo atender a uma demanda de 300 mil passageiros por dia.

Na fase atual, o Metrô-DF emprega 1.050 trabalhadores. A previsão é que até 2011 sejam gerados 150 novos postos de trabalho. Durante a implantação do projeto, serão gerados 350 empregos diretos e mil indiretos.

A expansão apresenta diversos pontos positivos, como a consolidação do sistema metroviário e de transporte público na capital do país, contribuindo para mitigar seus problemas de circulação urbana.

O projeto permitirá maior acessibilidade aos bens e serviços públicos, a redução dos custos operacionais dos sistemas de transportes, dos custos de manutenção das vias, do consumo de combustíveis e a melhoria da produtividade dos trabalhadores, tendo em vista a redução do tempo de viagem e a redução do número de acidentes.

O metrô constitui–se em um meio de transporte de deslocamento rápido dos trabalhadores às regiões de acesso problemático, além de ter tração elétrica, o que gera ganhos ambientais. Acrescente–se a redução da circulação de ônibus e automóveis, resultando também em diminuição da contaminação ambiental, da poluição sonora e visual e da redução de emissões de CO2.

Além dos 12 trens metroviários de quatro carros cada, está prevista a implantação dos sistemas Automatic Train Control (Sistema de Controle Automático de Trem – ATC) e Automatic Train Operation (Operação Automática de Trem – ATO) nos trens adquiridos e nos 20 da frota atual, nas vias, nas estações e no Centro de Controle Operacional, além de aquisição de peças sobressalentes e treinamento de pessoal.

À época da implantação do Metrô–DF, o eixo hoje atendido pela Linha 1 apresentava intenso tráfego de veículos e concentrava quase 90% das viagens de ônibus. Nesse contexto, foi equacionada a rede básica do Metrô-DF, prevendo-se as seguintes linhas: Linha 1 – eixo Planalto – Taguatinga – Ceilândia – Samambaia; Linha 2 – eixo Ceilândia – Taguatinga – Gama; e Linha 3 – eixo Plano Piloto – Gama.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira