Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2009 - 11:01

Demanda do consumidor por crédito consolida recuperação com terceira alta consecutiva em maio, aponta Indicador Serasa Experian

Movimento de recuperação é mais intenso nas camadas de renda mais elevada.

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito registrou crescimento de 2,5% em maio de 2009 na comparação com o mês anterior, perfazendo a terceira variação mensal positiva consecutiva (em abril houve alta de 10,8% e, em março, de 5,8%). Tal movimento consolida a trajetória iniciada em março de reativação da demanda do consumidor por crédito que pode ser explicada pela melhora gradual das condições da oferta de crédito às pessoas físicas por parte do sistema financeiro (aumento dos prazos médios e custos mais baixos para o tomador final) bem como pela queda do dólar, aumentando a confiança dos consumidores na economia sinalizada por pesquisas especializadas nesta área.

Não obstante a recuperação que se observa na margem da demanda do consumidor por crédito, as variações anuais, isto é, comparadas com os mesmos meses do ano anterior, ainda encontram-se em território negativo. Em maio de 2009, o nível da demanda do consumidor por crédito recuou 13,6% em relação ao patamar observado em maio de 2008. No acumulado do ano (janeiro a maio de 2009), a procura dos consumidores por crédito encontra-se 8,0% abaixo do nível verificado no acumulado dos primeiros cinco meses de 2008.

Análise por região - Na abertura regional, o maior crescimento da demanda dos consumidores por crédito em maio foi observado na região Nordeste (alta de 5,4%), seguida de perto pelas regiões Sudeste (+3,3%) e Centro-Oeste (+2,5%). As regiões Norte (-2,8%) e Sul (-0,8%) acusaram quedas em maio na procura dos consumidores destas regiões por crédito.

No acumulado do ano, todas as regiões ainda apresentam queda na procura dos consumidores por crédito. A maior delas é verificada na Região Nordeste (-11,7%), seguida pelo Sudeste (-7,9%), Sul (-7,2%), Norte (-5,4%) e Centro-Oeste (-5,1%).

Análise por classe de renda pessoal mensal - A elevação da procura dos consumidores por crédito em maio foi liderada pelas camadas de mais alto rendimento mensal da população. Os consumidores com renda pessoal mensal superior a R$ 10.000 elevaram sua demanda por crédito em 11,3% no mês de maio e os consumidores com rendimento entre R$ 5.000 e R$ 10.000 apresentaram alta de 4,5% na procura por crédito. O maior acesso à informação ao noticiário especializando dando conta de sinais de recuperação do cenário econômico doméstico pode explicar a liderança dos consumidores das camadas de renda mais elevada da população na reativação da demanda por crédito que atualmente se configura.

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2009, a baixa renda (pessoas com ganhos mensais de até R$ 500,00) continua como destaque de queda na procura dos consumidores por crédito (recuo de 12,7% parente aos primeiros cinco meses de 2008). As camadas intermediárias de renda oscilam entre quedas de 6,9% a 8,1% e as duas camadas mais altas registram as menores quedas na procura por crédito (recuo de 5,9% para quem ganha entre R$ 5.000 e R$ 10.000 e queda de 4,9% para quem recebe mais de R$ 10.000 por mês).

Metodologia do indicador: Consumidor -Construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O novo indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. 

Serasa Experian - O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, lançado em 17 de março de 2009, nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

Os 400 mil clientes da Serasa Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia, em todo o Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam contando, mais do que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida credibilidade da maior empresa do mercado de soluções de informações da América Latina.

A Serasa Experian reafirma o seu compromisso de gestão comprometida com a máxima qualidade para seus 2.600 profissionais, seus clientes, seus acionistas, seus fornecedores e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira