Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2009 - 11:07

Dtcom é referência no setor de ensino corporativo a distância

Empresas vêem na tecnologia a solução para o treinamento de funcionários .

Curitiba– Como promover o treinamento de milhões de pessoas situadas em localidades diferentes, passando a mesma mensagem em um período relativamente curto de tempo? Este é um questionamento de diversas organizações que possuem filiais espalhadas por todo o território brasileiro.

A solução para esta problemática vem da união da tecnologia e do know-how educacional do sistema de educação a distância. Mas qual a vantagem do treinamento corporativo a distância se comparado com os cursos presenciais tradicionais? Segundo a Dtcom, empresa líder no setor de ensino corporativo a distância, a grande vantagem é o número de alunos treinados. Segundo Leonardo Petrelli, diretor presidente da Dtcom, um curso presencial tem número reduzido de alunos devido ao limite de espaço do local de treinamento e a disponibilidade das pessoas. “O ensino a distância permite reunir um número ilimitado de pessoas, pois cada uma pode acompanhar o treinamento do seu próprio local de trabalho, sem custos de deslocamento ou limitações espaciais”, complementa.

Para o diretor, o treinamento a distância tem três desafios essenciais: superar a distância geográfica, a distância temporal e a transacional, ou seja, a integração do aluno com o professor. O Sistema de Treinamento Dtcom supera as três distâncias por meio da tecnologia que reúne os recursos de TV (tele-aulas) e da Internet (LMS) para o desenvolvimento do colaborador. “Entre o professor e o aluno está a tecnologia que permite a interação em tempo real com o mesmo foco de interesse”, complementa Petrelli.

Temáticas Específicas – O leque de cursos do Sistema de Treinamento Dtcom abrange assuntos sobre comportamento dentro da organização com temas voltados para a gestão do tempo e qualidade de vida; competências específicas para áreas como Contabilidade, Línguas e Vendas, além de assuntos voltados para a gestão no setor público. Cada tema oferecido pela programação Dtcom corresponde às necessidades do mercado corporativo. Hoje a empresa conta com 400 horas de acervo de cursos distribuídos nos três canais: Canal Autodesenvolvimento, Gestão Corporativa e Gestão Pública.

O departamento de conteúdo da empresa faz uma pesquisa mercadológica para identificar as necessidades de cada setor e, a partir daí, definir a grade de programação de cada mês. Todos os cursos têm horários flexíveis para se adequar à agenda dos colaboradores. Além disso, depois do curso, o aluno acessa o Portal Dtcom e completa o seu treinamento com o conteúdo web, que engloba explicações complementares e exercícios práticos para a fixação do conteúdo. Todo esse treinamento é reconhecido por um certificado, gerado após a conclusão da avaliação do curso. Leonardo Petrelli, afirma que o resultado deste projeto é um colaborador mais competente na sua função. “O cliente não precisa investir na sua demanda específica para especializar o seu funcionário, mas precisa oferecer opções de ferramentas que supram as suas necessidades de treinamento”, completa.

Esta é a realidade da SENASP - Serviço Nacional de Seleção Pública, que investe há cinco anos no treinamento dos servidores de segurança pública no Brasil, englobando as polícias rodoviária, federal, civil, militar, bombeiros e guardas municipais, num total de 650 mil servidores. “Antigamente, a nossa grande dificuldade era manter os servidores atualizados e recebendo a mesma linguagem de treinamento complementar e preventivo. Com as ferramentas do Sistema de Treinamento Dtcom conseguimos dar acesso ao mesmo conteúdo a todas as 35 unidades e interligá-las com o material e-learning como complementação do aprendizado. Isso tornou o treinamento financeiramente viável, muito mais eficaz e atual”, completa Jó Rezende, parceiro da Dtcom e administrador do EAD na SENASP. Ainda segundo Rezende, o custo de todo este processo é infinitamente menor em comparação aos cursos presenciais. Em cinco anos, cerca 400 mil servidores já assistiram aos 40 cursos a distância desenvolvidos pela Dtcom.

As facilidades do ensino corporativo a distância vêm conquistando diversas empresas do setor público e privado. Desde 2007, o segmento cresce aproximadamente 40% ao ano. No caso da Dtcom, somente nos primeiros quatro meses de 2009, a empresa aumentou o seu faturamento em 15% se comparado ao mesmo período do ano passado. Já para os próximos 12 meses, a Dtcom espera crescer mais de 40%.

Até agora, a empresa já emitiu aproximadamente 261 mil certificados, conta com 3000 pontos instalados e cadastro de mais de 125 mil usuários ativos. O próximo passo é incrementar as parcerias com universidades e instituições de ensino para levar para dentro das empresas cursos de extensão e pós-graduação.

Dtcom - Fundada em 2000, em Quatro Barras na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, a Dtcom conta hoje com 40 funcionários e um portfólio de 70 clientes nos setores público e privado. Entre os produtos oferecidos estão a TV Corporativa com conteúdos podendo ser desenvolvidos pela Dtcom ou pelo próprio cliente, que conta com a possibilidade de formar uma rede exclusiva de comunicação; e o Sistema de Treinamento com três canais específicos para a área de desenvolvimento do indivíduo, gestão de organizações e gestão pública.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira