Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2009 - 11:28

Embrapa Agroenergia apresenta pinhão manso no Congresso Nacional


Com objetivo de discutir alternativas utilizando pinhão manso para produção de biodiesel, será realizada no dia 9d e junho (terça-feira), audiência pública no Congresso Nacional da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, requerida pelo Senador Valter Pereira. A Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento representará a empresa nesta audiência.

O Chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães explanará aos senadores e convidados sobre as estratégias de pesquisa da empresa para viabilizar a cultura do pinhão manso como uma opção de matéria prima para o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel.

O pinhão manso é uma espécie não alimentar com alto potencial de rendimento de óleo. A oleaginosa possui, também, características compatíveis com o perfil da agricultura familiar, pois é perene, dependente de mão-de-obra e os espaçamentos adotados permitem, nos primeiros anos de cultivo, o consórcio com outras culturas, podendo se produzir em uma mesma área energia e alimento.

A participação foi articulada pela Assessoria de Relações Nacionais (ARN) da Embrapa, que está atenta às questões em debate no Congresso Nacional. “Sempre que identificamos um tema que possa ter a contribuição dos resultados de pesquisa da Embrapa, procuramos inserir a empresa neste contexto, visando à colaboração do conhecimento gerado na elaboração de políticas públicas”, diz Cynthia Cury, coordenadora da Coordenadoria de Articulação Política desta Assessoria.

Além da Embrapa, também participarão o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Brasil Bioenergia S.A.. | www.cnpae.embrapa.br [Foto: A cultura do pinhão manso será debatida no Congresso Nacional].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira