Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2009 - 08:06

Valor de mercado das 40 maiores companhias de mineração teve queda de 62% em 2008

Relatório anual da PricewaterhouseCoopers sobre o setor destaca a consolidação da Vale que ocupa o segundo lugar no ranking mundial em valor de mercado .

O setor de mineração obteve resultados financeiros positivos em 2008, apesar do cenário de crise global, com as empresas se beneficiando, principalmente, da elevação nos preços das commodities. Mesmo assim, as margens de lucro foram pressionadas pelo aumento dos custos operacionais, o que indica um difícil caminho a percorrer, exigindo das empresas um rigoroso controle de custos e muita flexibilidade. A análise sobre o desempenho e as perspectivas do setor e dos resultados das 40 maiores companhias de mineração do mundo faz parte da sexta edição do relatório anual da PricewaterhouseCoopers.

Do ponto de vista brasileiro, o destaque foi a consolidação da Vale, que passa a ocupar o segundo lugar no ranking mundial em valor de mercado, à frente da Rio Tinto. Outro aspecto a destacar é a rápida recuperação obtida pela empresa a partir de março deste ano.

Na edição anterior, o título de nosso relatório questionava “Melhor impossível?” Nos primeiros meses de 2008, corremos o risco de ter como resposta um sonoro “não”, em virtude da valorização nos preços das commodities. Mesmo registrando robustos resultados financeiros, o ano de 2008 pode ser dividido em duas partes, pois os ventos favoráveis logo mudaram de curso com os efeitos da crise global e os preços das commodities entrando em queda livre.

O valor de mercado das 40 maiores companhias do setor caiu 62% em comparação com 2007, acompanhando a queda nos preços das commodities e na confiança dos acionistas. Ainda que as perspectivas de longo prazo sejam favoráveis, empresas com elevados índices de débitos foram fortemente afetadas pela mudança no apetite dos investidores, que buscam retorno em curto prazo. Para as empresas que estão com dinheiro em caixa as oportunidades são muitas tanto para aquisições, já que os preços dos ativos estão em queda, quanto para crescimento orgânico.

No primeiro trimestre de 2009, 14 das 40 maiores empresas do setor anunciaram fechamento, cortes na produção ou manutenção em minas e adiamento ou cancelamento de investimentos previstos no valor de US$ 13 bilhões.

Nos últimos cinco anos, os investidores em companhias de mineração desfrutaram dos bons resultados, altos índices de retorno sobre o capital investido, dividendos e programas de recompra de ações. O bom momento incentivou a indústria a fazer vultosos investimentos em grandes projetos. Em períodos que exigem maior cautela, como o atual, a habilidade e a velocidade para equilibrar custos podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma operação. | Andréia Vitório.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira