Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2007 - 06:07

ISF divulga estudo sobre Tendências de Investimentos em TI no Segmento de Manufatura em 2007

65% das 220 empresas entrevistadas mencionaram como principal projeto este ano algo relacionado a ERP.

São Paulo - O Instituto Sem Fronteiras (ISF) finalizou uma série de estudos junto aos CIOs e principais executivos da área de TI, indicando quais serão as tendências de investimentos para 2007. Foram entrevistadas 940 empresas de diversos segmentos. Estas entrevistas foram direcionadas a entender a tendência dos investimentos em TI para 2007 nos segmentos: financeiro, governo, manufatura, óleo & gás e mineração, comércio, utilidades, agrobusiness, serviços, as 500 Maiores e empresas com faturamento acima de R$50 milhões, mas que não estão entre as 500 Maiores.

No segmento de manufatura, o ISF entrevistou 220 empresas, em sua grande maioria de grande porte. Este segmento destaca-se no mercado de TI, pois 45% das empresas inseridas nas 500 Maiores da Exame fazem parte dele.

O ISF observou que os principais projetos e os desafios de TI dentro do segmento manufatureiro em 2007 será diferente em cada setor. “Em comum, observamos que 65% dos entrevistados mencionaram como principal projeto este ano algo relacionado a ERP: migração, re-implantação, substituição, etc”, diz o diretor geral do ISF, Luiz Matzenbacher. “Nenhum outro segmento mostrou-se tão preocupado com relação ao seu sistema de gestão”, completa. O motivo é que muitas empresas manufatureiras estão fazendo redesenho de processos e re-implantando o seu ERP, padronizando todos os sistemas de back office, adotando plataformas inteligentes para colaboração envolvendo controle total da cadeia de suprimentos e integração do sistema de gestão com a força de vendas. “O segmento de manufatura foi aquele que pior avaliou o seu ERP. Cerca de 45% dos entrevistados mencionaram que estão razoavelmente satisfeitos com seus fornecedores e 16% estão insatisfeitos. Apenas 39% estão plenamente satisfeitos”, observa Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas do ISF.

A pesquisa revelou ainda que apenas duas empresas mencionaram a adoção da arquitetura SOA como grande prioridade do segmento, mas 10% dos entrevistados pretendem começar a adoção da arquitetura este ano. Por outro lado, metade dos entrevistados mencionou ainda estar estudando a adoção.

Com relação a BI, o segmento indicou interesse pela solução a partir de 2006. Este ano, ela foi a segunda com maior menção onde haverá contratação de serviços de consultoria “Haverá investimentos principalmente na área de BPM e módulos para extração de relatórios. Cerca de 9% dos entrevistados afirmaram que farão seus primeiros investimentos iniciais em 2007”, revela Rodrigues.

No estudo sobre tendências de investimentos em telecomunicações em 2007, realizado pelo ISF em novembro de 2006, a solução de VoIP apareceu como o principal projeto de telecomunicações no segmento de manufatura. A atual pesquisa confirma este estágio, tanto que 45% dos entrevistados afirmaram que farão investimentos este ano. O principal motivo apontado foi a necessidade de redução de custos de comunicação com as unidades localizadas em diferentes regiões do país. “45% dos usuários contratarão empresas de consultorias para auxiliá-los. Verificamos também que o valor médio investido na solução tem subido e há uma grande preocupação com segurança, o que abre espaço para os fornecedores de serviços de gestão e monitoramento, além de detecção de intrusão e firewall”, afirma o diretor de pesquisas do ISF.

Além disto, a grande mudança do segmento é que 25% dos entrevistados pretendem terceirizar o seu datacenter este ano, gerando oportunidades para todos os subsegmentos manufatureiros.

O ISF - O Instituto Sem Fronteiras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada com a missão de trabalhar a educação, a pesquisa e a extensão, nos campos da Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Internet, com ênfase de apoios nos mais diversos recursos tecnológicos. O principal objetivo do ISF é oferecer às organizações dados e percepções precisas, relevantes e de alto impacto para a tomada de decisões sólidas e eficientes, por meio de pesquisas de mercado e eventos orientados aos usuários. Esta atitude colabora efetivamente para a determinação do direcionamento estratégico e desenvolvimento integral de planos de ação das empresas fornecedoras de tecnologia em todo o Brasil. Criado em abril de 1998, o ISF tem sede em Curitiba, Paraná, e atua com empresas parceiras e uma equipe de profissionais competentes e norteados pela ética e responsabilidade social. | www.isf.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira