Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Projetos de responsabilidade social e ambiental são premiados

Brasília - O 'petit suisse' em uma versão regionalizada. Não entendeu? E que tal o popular 'danoninho', que faz a alegria da criançada, feito à base de leite de cabra? Esse produto inusitado fez com que os estudantes mineiros Pero Henrique, Naiara de Jesus e Sthefania Rodrigues e o professor-orientador Wemerton Luz levassem o primeiro lugar, na categoria Tecnólogo, da quinta edição do Prêmio Técnico Empreendedor. O resultado foi divulgado na segunda-feira (6), no auditório do Sebrae Nacional em Brasília.

Premiado, o grupo de estudantes esbanjava sorrisos. "Quando começamos o nosso projeto nem sonhávamos em chegar tão longe. Começamos a pensar no produto durante uma matéria da escola. Pensamos nas crianças que têm alergia à lactose e não podem consumir produtos à base de leite de vaca, e nos nutrientes que o leite de cabra têm para oferecer às crianças", diz Pedro Henrique.

O leite de cabra é fonte de cálcio, fósforo, vitamina D e vitamina A. Pensando nesse e em outros fatores, o grupo resolveu criar o 'petit suisse' com leite de cabra, produto inédito no País. O desenvolvimento do trabalho teve a supervisão do engenheiro de produção, professor e mestre Wemerton Luís Evangelista.

Os estudantes do curso superior de Tecnologia em Processamento de Alimentos, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), em Bambuí (MG), tiveram como objetivos desenvolver e oferecer um produto novo e de qualidade, com alto valor nutritivo e biológico, a todos os consumidores, em especial, aqueles com carência alimentar, além de contribuir para a sustentabilidade dos produtores rurais.

O produto testado entre as crianças foi aceito com muito bom gosto. A comercialização do produto tem como prioridade o mercado do Rio Grande do Norte, onde há grande concentração de pequenos criadores de cabra. O 'petit suisse' também irá contribuir para a diminuição da desnutrição infantil.

Sucesso continuado - Na categoria Técnico, quem levou o primeiro lugar do Prêmio foi o projeto 'Algas, uma nova oportunidade', dos estudantes Alexandre Luis, Edimar Viga e Vanderson Rodrigues, juntamente com a professora Carla Elizabeth, do Colégio Agrícola de Camboriú, Santa Catarina.

Os alunos, juntamente com a professora, vibraram ao virem seu projeto em destaque em primeiro lugar. "Durante todo o desenvolvimento do trabalho tivemos como objetivo oferecer uma nova oportunidade de renda para os maricultores de Santa Catarina, por meio da alga marinha, matéria-prima abundante no Estado", explica Alexandre Luis.

O projeto trata-se da instalação de uma empresa que presta assistência técnica e fornece aos maricultores e pescadores equipamentos e matéria-prima para a produção de algas marinhas do gênero gracilária.

A alga, além de ser um despoluente natural da água, representa também mais uma alternativa de renda para a região, já que a matéria-prima pode ser comercializada de diversas formas, como material para indústria, desidratada, e in natura. O grupo já sonha em tirar do papel e colocar o projeto em prática no ano que vem.

As duas equipes receberam certificado, troféu e um cheque no valor de R$ 5 mil cada. O resultado completo do Prêmio Técnico Empreendedor 2006 encontra-se na página do Sebrae (www.sebrae.com.br). Por: Regina Xeyla/Sebrae

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira