Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2009 - 08:50

Ação, sarcasmo e inovação na Maratona Tarantino no Cinema Nosso


O mundo complexo e divertido do diretor de cinema Quentin Tarantino estará em cartaz no próximo dia 13, sábado, na maratona homônima do Cinema Nosso (Rua do Resende, 80, Lapa). O diretor é considerado o que melhor levou ao público a irreverência e a polêmica através de filmes independentes americanos. Das 20 horas de sábado às 7 horas de domingo (14), o público assistirá de graça os grandes sucessos do cineasta como os filmes “Cães de Aluguel” (Reservoir Dogs, 1992), “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (Pulp Fiction, 1994), “Jackie Brown” (Jackie Brown, 1997), “Kill Bill Vol. 1” (Kill Bill Vol. 1, 2003) e “Kill Bill Vol. 2” (Kill Bill Vol. 2, 2003). No final da maratona será servido um café da manhã aos participantes.

Abre a maratona o longa “Cães de Aluguel” (Reservoir Dogs, 1992). Na trama, Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente ladrão de diamantes, convoca mais seis criminosos para um grande assalto. Os homens não sabem nada sobre a vida uns dos outros, o que os leva a utilizar codinomes definidos por cores. Tudo sairia como planejado se a polícia não os esperasse no local do crime. Na troca de tiros, Mr. Orange (Tim Roth) é alvejado na barriga, mas consegue fugir com Mr. White (Harvey Keitel) até o local de encontro com restante da gangue. Lá, Mr. Pink (Steve Buscemi) desconfia que um deles é um policial disfarçado. Com esse filme, o grande público conheceu o estilo violento, sarcástico e inovador de Tarantino.

Logo depois será exibido o filme mais popular de Tarantino: “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (Pulp Fiction, 1994). Trata-se de uma homenagem do diretor à chamada literatura pulp, espécie de revista em quadrinhos de fácil leitura que vigorou nos Estados Unidos nos anos 1940, com alto teor de violência, suspense e sexo. A história é protagonizada por dois assassinos profissionais (John Travolta e Samuel L. Jackson), a esposa de um poderoso gângster (Uma Thurman) e um boxeador amador (Bruce Willis). Depois do serviço feito para uma poderosa quadrilha de gangsters, um dos assassinos é escolhido pelo chefão (Ving Rhames) para fazer companhia à sua esposa. Enquanto isso, o boxeador escolhe ganhar uma luta que deveria perder a mando da poderosa quadrilha. O filme foi premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original e teve outras seis indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Sua trilha sonora é cultuada por várias gerações de cinéfilos.

Para fazer “Jackie Brown” (1997), o terceiro filme da maratona, Tarantino baseou-se no livro “Ponche de Rum” (Rum Punch), do escritor americano de novelas policiais Elmore Leonard. No longa, Jackie Brown é uma comissária de bordo (Pam Grier) que decide ajudar um traficante de armas (Samuel L. Jackson) para aumentar sua renda. Quando ela é pega pela polícia, se vê às voltas com um dilema: entregar o bandido em troca da liberdade ou bolar um plano para ficar com o dinheiro. A atriz que vive Jackie Brown, estrela de filmes de ação nos anos 70, estava no ostracismo quando foi chamada para viver a protagonista e acabou tendo um brilhante desempenho. Destacam-se também no elenco Samuel L. Jackson, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim pelo filme, e Robert De Niro, que vive um ex-presidiário.

Fecham a maratona os dois volumes de “Kill Bill” (2003 e 2004). No filme, a musa de Tarantino, Uma Thruman vive Noiva, uma ex-assassina que, após sair de um coma de quatro anos, decide se vingar de todos os membros da gangue à qual pertencia e que a traíram. O filme é uma homenagem do diretor a antigos gêneros do cinema, como filmes de artes marciais, de Velho Oeste, o “western spaghetti” italiano e até desenhos animados. Cada volume tem uma estética diferente, mas ambos têm como pano de fundo a vingança da heroína contra Bill, o homem por quem nutre uma doentia relação de amor e ódio. Seu intérprete, David Carradine, que protagonizou a série “Kung Fu” nos anos 70, foi encontrado morto no início deste mês, em um hotel de luxo na Tailândia. O filme conta ainda com Daryll Hannah, Lucy Liu e um grande elenco e foi indicado para diversos prêmios, entre eles o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

O Cinema Nosso é uma organização sócio-cultural que utiliza a linguagem audiovisual (cinema, TV, animação e vídeo) para fortalecer a educação pública. A escola atende crianças, adolescentes e jovens de camadas populares e/ou estudantes da rede pública de ensino nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Nas oficinas realizadas pela instituição, os alunos são estimulados ao diálogo, à criação, à reflexão social e a comunicação entre diferentes classes sociais, uma vez que o Cinema Nosso tem como missão ampliar o universo cultural e contribuir no desenvolvimento do senso crítico de jovens e adolescentes. A Escola Audiovisual Cinema Nosso é patrocinada pelo Programa Desenvolvimento e Cidadania - Petrobrás e Eletrobrás.

Maratona Quentin Tarantino, na Sala de Cinema , no dia 13 de junho (sábado)às 20h, no Espaço Cinema Nosso, na Rua do Rezende, 80, Lapa, Rio de Janeiro – RJ,. Com “Cães de Aluguel” (Reservoir Dogs, 1992). | 0h – “Pulp Fiction – Tempo de Violência” (Pulp Fiction, 1994). | 2h30 – “Jackie Brown” (Jack Brown, 1997). | 5h – “Kill Bill Vol. 1” (Kill Bill Vol. 1, 2003). | 7h – “Kill Bill Vol. 2” (Kill Bill Vol. 2, 2004).Entrada: gratuita. Mais informações pelo telefone: (21) 2550-3300

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira