Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2009 - 08:50

Plantio de Horta pode ser uma opção de renda

Projeto Horta Brasil investe na saúde da população e se torna alternativa de vida para quem enxerga na agricultura familiar uma oportunidade .

Preocupadas com a saúde, muitas pessoas têm investido numa alimentação mais saudável e nutritiva. Sabe-se, entretanto, que optar por uma dieta em prol da qualidade de vida pode pesar no bolso e fazer torcer o nariz aqueles que resistem em deixar de lado a comodidade dos produtos industrializados. Uma alternativa para quem quer aliar economia, bem-estar e praticidade é o plantio de hortas dentro, por que não, da própria residência.“Na minha casa, todos viviam adoecendo. Agora eu e meus filhos somos bem alimentados, graças às verduras e hortaliças que eu mesma planto no quintal de casa”, diz Solange Pires.

Natural de Camaçari, ela descobriu com a ajuda do Projeto Horta Brasil - criado em 2004 e gerenciado pela organização não-governamental Inmed Brasil em parceria com a Monsanto - uma saída para a difícil situação da família. Por meio dos treinamentos proporcionados pela iniciativa, Solange tem conseguido sustentar seus 10 filhos além de ter a oportunidade de ensinar outras pessoas a cultivar hortas no próprio quintal de casa. A horteira destaca ainda a ajuda que o projeto oferece, doando mudas, sementes e esterco às famílias cadastradas, além de orientações sobre técnicas agrícolas de preparo e cultivo do solo.

O projeto, que integra o Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, tem como foco principal estudantes da 1ª à 5ª série e na Bahia ajuda a combater a fome e a desnutrição nas escolas públicas de Camaçari e Dias D’Ávila. Além de realizar plantio de hortas nas instituições de ensino, a ação também incentiva o cultivo nas comunidades de diversas cidades. “É necessária a participação de todos para que a gente tenha uma mudança positiva”, diz a coordenadora do projeto, Sandra Lúcia Guimarães de Oliveira. “Os horteiros recebem cestas, ferramentas, adubo e todo o apoio para aprender o cultivo”.

Financiado pela Fundação Monsanto, instituição que realiza várias ações de meio-ambiente e sustentabilidade nos países onde a empresa atua, o projeto privilegia alunos e professores com uma diversificada horta. A ação não só enriquece a merenda escolar, como também estimula as crianças ao plantio em casa e oferece treinamentos às famílias cadastradas. Essa iniciativa possibilita à comunidade um melhor desenvolvimento da atividade, contribuindo para uma melhoria nutritiva e financeira. “O Horta Brasil é um projeto de extrema importância porque, além de solucionar o problema da desnutrição, ensina os estudantes como eles podem cultivar sua própria horta em casa. Dessa forma, o projeto contribui para uma alimentação mais saudável e sem grande custo”, explica Daniela Franco, analista de comunicação da Monsanto Nordeste e responsável pelos projetos sociais da empresa.

Daniela aponta que Solange é um exemplo de perseverança e garra, pois além de conseguir sobreviver plantando em diversos locais, tais como sítios, e vendendo os produtos cultivados, ainda consegue incentivar outras pessoas do bairro a desenvolver essa mesma atividade e ter uma vida mais saudável e nutritiva. “Quando comecei a fazer o treinamento, nunca pensei em trabalhar com plantação, nem gostava da idéia. Mas fui aprendendo o projeto me ensinou muito, possibilitou o sustento da minha família e a oportunidade de ajudar a minha comunidade”, celebra Solange.

Investimento - O Projeto Horta Brasil beneficia cerca de 39 mil crianças nas regiões não só na Bahia como em Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo. O Programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, que o acolhe, registra, no período de extensão que vai de 2000 a 2010, o investimento de US$ 1,9 milhão. | Andréia Vitório .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira