Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2009 - 08:51

Leite longa vida aumenta 14,31% em maio

Pesquisa realizada pela GfK acompanha as oscilações de preços no País e avalia as mudanças que ocorreram com o leite.

No primeiro trimestre de 2009, a média nacional do preço do leite UHT - Ultra High Temperature (longa vida) se manteve estável. No entanto, nos dois últimos meses esta realidade mudou. A variação de preços de abril em relação a março foi de 3,82% e de maio em relação ao mês anterior de 14,31%, um acumulado de 18,13% de aumento. O crescimento foi observado em todas as marcas do mercado.

Na análise dos dados do País, a principal variação foi na região Sul, seguida pelo Sudeste e Centro-Oeste. A Grande Porto Alegre registrou a maior oscilação em maio em relação a abril (29,59%). No entanto foi o Estado de Santa Catarina que teve o maior acumulado de oscilações (37,28%), seguido da região metropolitana de Porto Alegre (33,18%). Outras regiões em que as variações de preços significaram altas de cerca de 1/3 dos valores iniciais foram: Grande Rio de Janeiro (32,62%) e o Estado de Curitiba (31,90%).

Desde 2008, o preço do leite longa vida se mantinha estável e, em alguns momentos, registrou quedas. Os valores estavam abaixo do preço que os produtores desejavam ao mercado. Assim, alguma alta já era esperada, mas não no nível em que ocorreu no mês de maio deste ano.

Ainda não é possível afirmar o porquê das mudanças, pois não houve alteração no consumo das famílias. Mesmo assim, acredita-se que, com o preço final do leite UHT desvalorizado desde 2008, a cadeia produtiva não conseguiu manter seus custos, gerando uma variação no preço do produto, já esperada para o primeiro semestre de 2009. Também se acredita que a oferta de leite longa vida pode ter mudado, por razões industriais ou de redução significativa com o intuito de aumento de preço.

Estes números são resultados da auditoria em 300 pontos de venda espalhados pelo Brasil, realizada pela GfK, a 4ª maior empresa de pesquisa do Brasil e do mundo.

GfK- Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boehringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira