Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2009 - 09:02

Lideranças e empresários reuniram-se durante o 2009 Latin American Cities Conferences

Evento aconteceu hoje, em São Paulo, e promoveu a discussão da relação entre Brasil e EUA sob diferentes aspectos.

O Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o Americas Society / Council of the Americas (AS/COA), promoveu no dia 9 de junho (terça-feira), em São Paulo, a edição 2009 do evento Latin American Cities Conferences. Durante cerca de cinco horas, empresários, lideranças políticas e autoridades discutiram como será o relacionamento do Brasil com o governo dos Estados Unidos.

O evento foi aberto pelo presidente do conselho do MBC, Sr. Elcio Aníbal de Lucca e pela presidente e CEO da AS/COA, Susan Segal. O tema central foi abordado sob vários ângulos. Cada subtema foi explorado sob o ponto de vista de palestrantes ligados ao assunto, sejam pela sua atuação ou da empresa/entidade que representam. Logo depois, o ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, discursou sobre o tema e deu início aos painéis.

O primeiro painel discutido tinha como tema “Prospectos Econômicos e Oportunidades de Investimento no Brasil e América Latina”, e contou com as presenças de John Welch (Economista Chefe Internacional do Itaú BBA), Alan Thompson (diretor-geral de investimentos para a América Latina da Temasek) e Juan Carlos Felix (diretor do The Charlie Group).

O segundo painel tratou sobre as “Perspectivas Sobre o Novo Papel de Liderança no Brasil”. O Sr. Luiz Furlan, Presidente do Conselho da Sadia S.A. foi sabatinado pela presidente e CEO da AS/COA, Susan Segal.

O evento seguiu com duas mesas redondas. A primeira delas tinha como tema “Energia e Mudanças Climáticas” e foi conduzida por Eric Farnsworth (vice-presidente da AS/COA) e teve como palestrantes Roberto Rodrigues (co-presidente da Comissão de Bio-Combustíveis) e Marvin Odum (presidente da Shell).

A segunda mesa abordou o tema “Governança Corporativa” e teve como moderador Eleazar de Carvalho Filho (sócio-fundador da Iposeira Capital) além dos participantes John Wilcox (presidente do conselho da Sodali) e Mauro Rodrigues da Cunha (sócio da Mauá Investimentos).

Por fim, o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel e o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, fizeram suas considerações acerca do tema do evento.

A unanimidade entre os presentes e os próprios palestrantes foi a de que Brasil e EUA têm tudo para continuarem a cultivar uma relação muito positiva, além de promissora. O presidente Barack Obama já mostrou grande admiração pelo presidente Lula e, independente de quem será o novo presidente do Brasil , as relações entre as duas nações já estão consolidadas e muito bem fundamentadas, sob todos os aspectos abordados durante o painel.

Para Claudio Gastal, diretor–presidente do MBC, ainda há muito o que se fazer em prol da competitividade do País, tema que permeia todos os assuntos discutidos durante o evento: “Um país pode ter uma economia estruturada mas, se não for competitivo tanto internamente quanto externamente, dificilmente conseguirá se manter diante de qualquer instabilidade do mercado”, afirma Gastal.

“O Movimento Brasil Competitivo e a AS/COA sabem que um país ganha mais e cresce melhor com o apoio da competitividade, tanta na esfera pública quanto na privada. Por isso, nossa iniciativa de promover um evento como esse torna-se fundamental para a percepção do empresariado e dos líderes do governo em relação à importância da competitividade para o crescimento de uma nação”, finaliza.

Movimento Brasil Competitivo -Com foco em resultados, o Movimento Brasil Competitivo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos ou econômicos, apolítica e apartidária. Fundado em 2001, o MBC articula uma série de projetos na área de Benchmarking, Gestão Pública, Gestão Privada, Inovação e Veiculação de Índices. Entre as organizações associadas, estão algumas das principais empresas do Brasil. Não sendo uma entidade de classe nem uma associação nos moldes convencionais, o principal produto que o MBC oferece aos parceiros é o conhecimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira