Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2009 - 09:25

Cemara Pró-Ambiental apresenta soluções em reciclagem de resíduos da construção civil


A Cemara Pró-Ambiental, uma das maiores e mais completas usinas de reciclagem de resíduos da construção e demolição (RCD) do Brasil, é um dos destaques da primeira edição da Ambiental Expo - Feira Internacional de Saneamento e Meio Ambiente, que acontece de 30 de junho a 02 de julho, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

Durante o evento, a empresa vai apresentar seus produtos gerados através da reciclagem dos resíduos da construção civil. Um dos principais lançamentos da empresa é a Bica Graduada Simples (BGS), composta de diferentes faixas de granulometria de pedras, a serem misturadas conforme exigência do fornecedor, proporcionando mais precisão e economia no resultado final das obras. Pode ser utilizada para melhoria da condição de rolamento de estradas não pavimentadas; obras de base, sub-base ou reforço de subleito de pavimentação de avenidas e ruas; pisos e pátios industriais e semelhantes; aterros e acertos topográficos de terrenos; calçadas e passeios públicos; assentamento de tubulação e pisos, entre outros.

Instalada em Americana, interior do Estado de São Paulo, a Cemara Pró-Ambiental recebe uma média de 800 toneladas de entulho por dia e recicla 95% desse material. Todo o resíduo que chega é triado; materiais como vidro, papel, metais e plásticos são reaproveitados por empresas especializadas, assim como pneus usados. Após a triagem, o entulho é transformado em brita, composto orgânico, terra vegetal, pedra, pedrisco e areia para serem reutilizados em paisagismo e jardinagem, nas obras de base e sub-base de pavimentação, nas construções residenciais, para assentamento de pisos, azulejos, revestimentos e principalmente para regularização de solo dos terrenos. Já a madeira reciclada é utilizada como cavaco.

Para incentivar a prática, o descarte de até um metro cúbico de entulho pode ser feito sem custo na usina, o que beneficia as pequenas reformas ou construções.

Enquanto no Brasil apenas 1% da sobra de material de construção é reaproveitado, em Americana, com o trabalho da Cemara Pró-Ambiental, esse índice de reaproveitamento é de mais de 60%, de acordo com Tarcísio de Paula Pinto, diretor técnico da consultoria de gestão de resíduos Informações & Técnicas (IT), de São Paulo.

Além de garantir um destino seguro para os resíduos, o que significa uma paisagem mais limpa, redução no risco de doenças e diminuição dos gastos com coleta do entulho depositado irregularmente, a reciclagem gera um grande benefício que é a qualidade e economia nas obras que utilizam este tipo de material. Em alguns casos, como execução e manutenção de pavimentação, a economia chega a 30%. Vale destacar ainda que os produtos gerados atendem aos padrões de segurança do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem ), da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e são certificados pelos mais confiáveis laboratórios.

O diretor da Cemara Pró-Ambiental, Marcos Dei Santi, salienta outro importante fator que vem contribuindo para a consolidação da reciclagem do RCD como um novo e crescente mercado: a geração de empregos. “Hoje a Cemara Pró-Ambiental emprega mais de 50 pessoas de forma direta. Essa é uma grande vantagem em relação aos aterros, por exemplo, onde nada é reaproveitado e não há necessidade de contratação de mão-de-obra”.

. [ Ambiental Expo 2009, dia 30 de junho a 02 de julho, das 13h às 20h, no Pavilhão do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo-SP). Estande da Cemara Pró-Ambiental: Rua C – Nº. 33].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira