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10/04/2007 - 06:45

Maior feira de beleza da América Latina celebra Brasil como 3º mercado mundial de cosméticos

Com nova denominação, Cosmetic Cosmética representa um setor que faturou R$ 17,3 bilhões no ano passado e emprega cerca de 3 milhões de pessoas.

Consolidada no mercado como maior e mais importante feira da América Latina no setor, a 17ª Feira Internacional da Beleza - organizada e promovida pela Alcantara Machado Feiras de Negócios -, este ano denominada Cosmetic Cosmética, ocorre de 28 de setembro a 1° de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, embalada pelo momento favorável que vive a indústria de cosméticos.

Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor encerrou o ano de 2006 com faturamento de R$ 17,3 bilhões, aumento de 14% em relação a 2005, levando o País a ocupar a terceira posição no ranking mundial dos maiores consumidores de artigos de higiene e limpeza. Para 2007, a previsão é de crescimento de 12%.

Acompanhando a alta na produção, a indústria de beleza é um dos setores da economia que mais emprega mão-de-obra feminina no Brasil. São cerca de 3 milhões de vagas de trabalho para profissionais de beleza no País.

Além dos números positivos do mercado, a organizadora da Cosmetic Cosmética acredita que a ampliação das parcerias, com o intuito de valorizar ao máximo a qualificação do visitante profissional, traz boas expectativas para o evento. Algumas das maiores e mais importantes entidades dos segmentos envolvidos apóiam a feira, como a própria ABIHPEC, o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo e o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

“No ano passado, recebemos mais de 78 mil visitantes do setor de beleza, entre compradores, distribuidores, varejistas, importadores, executivos, proprietários de salões e clínicas de estética, hairstylist, enfim, um público altamente qualificado. Nesta edição, voltamos a investir ainda mais em atividades de capacitação e atualização profissional, com o Centro Educacional, Congresso de Estética, Campeonato de Cabelos e Rodada de Negócios, que acontecem paralelamente à feira, além de oferecermos aos expositores um ambiente propício à divulgação de seus lançamentos e geração de negócios”, diz Roberta Dias, diretora da Cosmetic Cosmética.

Números da feira em 2006 - Em sua última edição, a Feira Internacional da Beleza, realizada de 23 a 26 de setembro, em São Paulo, contou com a participação de 520 expositores que apresentaram mais de 2 mil lançamentos.

O evento recebeu mais de 78 mil pessoas e cerca de 800 compradores internacionais de 32 países, principalmente da América do Sul e Europa.

As rodadas de negócios realizadas durante a feira superaram as expectativas. Com a parceira do Eurocentro CIC Rio de Janeiro e Citipar-Eurocentro Paraná, estima-se que tenham sido gerados € 700 mil em negócios diretos nas 223 reuniões da Rodada de Negócios viabilizada pelo Programa AI-Invest III da Comissão Européia. Já nas reuniões entre os 22 compradores internacionais trazidos ao Brasil pela ABIHPEC, em parceria com a APEX-Brasil, e as empresas associadas à entidade, as estimativas de negócios superam os US$ 9 milhões.

De acordo com informações da Abihpec, os resultados da participação das suas 61 empresas associadas na feira renderam R$ 70 milhões em expectativas de negócios no mercado interno e US$ 4,6 milhões em vendas internacionais durante o ano de 2006.

Dados da indústria de cosméticos - O consumo de produtos do setor de cosméticos no mercado brasileiro cresceu 26% em dólares no ano passado, com vendas no valor de US$ 18,2 bilhões (preço ao consumidor), contra um acréscimo estimado de 1,2% do mercado global. Elevando-se à terceira posição no ranking mundial, o Brasil ficou atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.

Nos últimos cinco anos, as exportações do setor tiveram um crescimento acumulado de 138%, registrando US$ 484,4 milhões em vendas externas. Em 2006, a valorização do real também fez com que as importações aumentassem 39% em comparação com o ano anterior, alcançando US$ 294,5 milhões. Mesmo com o real valorizado, a balança comercial continua positiva em US$ 189,9 milhões.

No mercado interno, a indústria de cosméticos obteve um aumento de 5,6% em volume e 14% em faturamento. Para 2007, a previsão é de crescimento de 12% e os investimentos devem ser mantidos em US$ 100 milhões ao ano até 2010.

Segundo dados de empresas que representam cerca de 60% deste mercado, no ano passado foram 5,8% de mão-de-obra direta a mais do em 2005, superando o crescimento de emprego na economia.

Perfil da Alcantara Machado - Pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, desde 1958, a Alcantara Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. A empresa já realizou 650 feiras e 2 mil eventos em amplitude nacional e internacional. Hoje, a Alcantara Machado possui um portfólio com mais de 50 eventos ativos e promove mais de 30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, Salão do Automóvel, Feicon Batimat, Cosmetic Cosmética, PhotoImageBrazil, Automec, Brasilpack, Mecânica, Geobrasil, Expolux, Itmex, Fiepag, Qualidade, Feimafe, Fenatran e Brasilplast.

Cosmetic Cosmética – Feira Internacional da Beleza, de 28 de setembro a 1° de outubro de 2007, das 10h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Pq. Anhembi – São Paulo – SP .

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