Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 17:27

O tema inovação norteará toda a programação do 64º Congresso da ABM

Com o objetivo de incentivar as empresas do setor minero-metalúrgico a darem um salto qualitativo em sua gestão tecnológica, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM definiu “Inovação é a saída” como tema central do 64º Congresso que será realizado até 17 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

“Embora o desempenho de algumas empresas seja muito bom em decorrência da inovação, ela ainda não é dominante no setor produtivo. O gap está na falta de uma agenda clara sobre o assunto, que norteie as ações das empresas”, diz o coordenador da gestão corporativa do Congresso, Evando Mirra de Paula e Silva.

Gerente de Tecnologia e Inovação do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Mirra reforça que, diante da crise econômica mundial, essa é a hora para se construir a agenda e abraçar estratégias inteligentes que assegurem o crescimento e a perenidade das organizações.

As empresas inovadoras no País já respondem por cerca de 30% do PIB, mas no Primeiro Mundo elas geram mais de 50% de toda a riqueza.

“Os empreendedores devem não apenas ficar atentos às novas oportunidades mas, sobretudo, apropriar-se da inovação como diferencial competitivo de suas empresas. Se os homens de negócio não tiverem essa consciência, principalmente em momentos de crise, a sobrevivência das empresas fica muito difícil”, complementa Vânia Lúcia de Lima Andrade, especialista em processamento mineral da Vale e membro da comissão organizadora da gestão corporativa.

Os painéis que comporão a sessão, denominada “Fórum de Líderes”, tratarão a inovação sob três aspectos: como agente de transformação do negócio, agente de excelência operacional e posicionamento de mercado (passado e visão de futuro) e o papel da liderança.

A programação do 64º Congresso prevê ainda três workshops sobre ‘Gestão estruturada da inovação’; ‘Inovações para o desenvolvimento de aços de elevado valor agregado (foco em produtos estruturais: planos, longos e tubulares)’ e ‘Inovação na indústria automobilística’.

Na sessão nobre de encerramento do evento serão consolidados os desafios e as propostas para o futuro da siderurgia, a partir de palestras e mesa-redonda para a discussão de temas como a inovação para a competitividade, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social; a valoração do capital intelectual da empresa na avaliação de projetos pelo BNDES, capacitação tecnológica e o papel do Estado no desenvolvimento tecnológico de setores estratégicos.

O 64º Congresso, maior fórum de relacionamento da América Latina, contará também com a apresentação de mais de 450 trabalhos técnicos, palestras de 11 keynnote speakers, mesa-redonda sobre os desafios para a construção em aço, Expomet, 9º Enemet – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas e visitas técnicas.

. [ Programação na página do evento (www.abmbrasil.com.br/congresso/2009) | www.abmbrasil.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira