Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 17:28

‘Ampliando o Acolher’ humaniza assistência a crianças e jovens com câncer

Fundado em agosto de 2003, com sede no Rio de Janeiro, o Desiderata tem por objetivo contribuir para o processo de transformação social e melhoria da qualidade de vida de famílias menos favorecidas no Brasil. As ações do Desiderata são focadas nas causas relacionadas à infância e à juventude, com diversos programas nas áreas de oncologia pediátrica e educação.

Uma das iniciativas de maior destaque do Desiderata é o Unidos pela Cura, que atua no estado do Rio de Janeiro para construir uma política pública voltada para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Hoje no Brasil, a doença é a 2ª principal causa de morte para crianças e jovens na faixa etária entre 5 e 19 anos.

Segundo a literatura especializada, cerca de 70% dos casos de câncer infanto-juvenil podem ser curados, desde que recebam diagnóstico precoce e preciso, bem como tratamento adequado. Entretanto, é comum que os médicos suspeitem de outras enfermidades antes de cogitarem a hipótese de câncer, o que atrasa o diagnóstico e favorece a rápida evolução da doença. Em crianças e jovens, cuja reprodução celular é mais acelerada do que em adultos, o câncer evolui rapidamente.

No campo da assistência, há dois programas: Ampliando o Acolher e Vencer e Viver. No primeiro, são desenvolvidos projetos para a humanização da assistência, como é o caso do Aquário Carioca – no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - que transforma salas de quimioterapia no mundo mágico do fundo do mar, com decoração temática criada pelo cenógrafo Gringo Cardia. O resultado é um ambiente acolhedor e lúdico para pacientes, familiares e profissionais.

Também é de Gringo Cardia a concepção do projeto Hospedaria Juvenil, um espaço próprio para o tratamento de jovens, realizado, inicialmente no Hemorio. De um modo geral, pacientes jovens não contam com espaços específicos e, em alguns casos, jovens de 12 ou 13 anos são tratados junto com adultos. Entendendo que a adolescência é uma fase importantíssima no processo de formação de um indivíduo e precisa de atenção diferenciada, o Desiderata estimula os hospitais a pensarem um espaço de atendimento especialmente para os jovens.

No segundo, o Vencer e Viver, são pensados projetos para que contribuam para o fortalecimento da rede especializada de assistência ao câncer infanto-juvenil com o investimento em infra-estrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira