Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 17:31

Hospital IGESP realiza 6 mil treinamentos nas áreas assistenciais e de apoio

Educação Continuada é prioridade na política de atendimento eficaz e humanizado que visa “encantar” o paciente.

Multiplicar conhecimento. Este é o principal objetivo do programa de Educação Continuada do Hospital IGESP. Em 2008 foram realizados 6 mil treinamentos envolvendo as áreas de hotelaria, fisioterapia, enfermagem, higiene e nutrição.

Com uma metodologia particular no desenvolvimento dos cursos, o IGESP tem aprimorado e expandido esta iniciativa desde 2005. “A estratégia é perceber as competências dos colaboradores em suas áreas de atuação e torná-los multiplicadores, repassando novas ferramentas ou atualizando as que já estão sendo utilizadas com sucesso”, comenta Hafiza Abdon Musser Hadi, gerente corporativa assistencial.

A cada semestre é desenvolvido um programa científico focado nas necessidades dos profissionais das áreas específicas. “Este é um dos diferenciais do nosso programa de Educação Continuada. Normalmente se adota uma grade de cursos gerais que capacitam todos os colaboradores. Na prática, percebemos que os resultados são maiores se estes ensinamentos forem direcionados. As prioridades de conhecimentos do setor de Ortopedia são distintas do de Cardiologia, por exemplo. Apenas a base das informações é compartilhada com todos e aprimorada através de informações específicas, cujos temas podem ser sugeridos pelos gestores ou sinalizados pela própria equipe.”, detalha Daniela Pereira Novo, Enfermeira da Educação Continuada.

Outro objetivo é não deslocar todo o grupo para um auditório e concentrá-lo em uma única data de treinamento. Daniela explica que a operação é exatamente inversa. “Os multiplicadores vão até as áreas de trabalho e ministram os treinamentos utilizando notebooks. É uma grande vantagem, pois se consegue atingir todos os colaboradores nos diferentes turnos, sem causar uma mobilização desnecessária, nem mesmo dos multiplicadores que, em sua maioria, são do próprio setor e estão capacitados a detectar os momentos mais tranqüilos para repassar as informações. Mas um ponto positivo é a proximidade da equipe, o que gera maior identidade, liberdade e segurança para tirar as dúvidas e interagir”.

Um importante sinalizador da eficácia do programa são os indicadores assistenciais, base para o controle da qualidade no atendimento das diferentes áreas e da difusão do conhecimento. A Educação Continuada também ocorre fora das dependências da instituição, complementada por uma política do Departamento de Recursos Humanos, como ferramenta motivacional, por intermédio do subsídio de cursos de pós-graduação e participação em congressos.

“A Educação Continuada contribui para o IGESP atingir sua excelência em qualidade. A qualificação não só beneficia o profissional enquanto ele atua na instituição, mas agrega conhecimento à sua carreira que será difundido no mercado de trabalho como um todo. O que buscamos é que o colaborador faça melhor o que já faz bem desenvolvendo suas competências num processo crescente, para proporcionar ao paciente do IGESP uma assistência segura e humanizada, nosso principal desafio”, destaca Hafiza Hadi

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira