Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 17:34

Instituto Bola Pra Frente

Comandado pelos tetracampeões Jorginho e Bebeto, o Instituto Bola Pra Frente atende mais de 900 crianças e jovens em sua área de atuação, o Complexo do Muquiço, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Através de uma metodologia inovadora, o Instituto consegue ótimos resultados na vida dos educandos. O Bola Pra Frente utiliza o futebol como linguagem e não apenas como uma prática, assim tenta desenvolver os princípios de inclusão, participação e cooperação, além de despertar o prazer de estudar e apoiar a leitura e a escrita. Acreditando no Esporte Social, o Instituto mantém contato com as escolas e as famílias dos educandos para acompanhar o desenvolvimento de cada um deles, incentivando uma forte parceria entre os envolvidos. Isso faz com que todos sonhem com um novo caminho para o futuro e acreditem que a luta por um placar social justo não pode parar.

Para aplicação desta exclusiva tecnologia social, que já se tornou referência para muitas outras instituições, existem projetos para abranger toda a população da região. A partir de crianças de seis anos existe o Craque de Bola e de Escola, que tem como objetivos despertar o interesse em aprender, apoiar a alfabetização e combater a evasão escolar. Dos 10 aos 14 anos, o ARTilheiro estimula a criatividade e a liberdade de expressão, incentiva as manifestações artísticas e o acesso a bens culturais. O Campeão de Cidadania atende os adolescentes de 15 a 17 anos e tem como principal objetivo identificar e investir em competências e qualificação profissional, incentivando o empreendedorismo e a inserção no mundo do trabalho.

Além destes, ainda há projetos que incentivam a participação das famílias e das escolas dos educandos, tais como o Craque dos Craques e o Toque de Mestre. Assim, o Instituto estreita elos necessários para o suporte na formação dos educandos que se transformam em grandes campeões, marcando verdadeiros golaços nos campos da vida.

Durante o ano o Instituto realiza eventos, tanto para os educandos e pais/responsáveis (Semana do meio ambiente, Dia da beleza, Visita ao Pão de Açúcar e outras), quanto para as empresas parceiras (Nike, Nestlé, HSBC, Totvs, Nextel entre outras) como, por exemplo, o Meeting de Responsabilidade Social e o Jantar Solidário.

Censo realizado em 2008 indicou mudanças no perfil educacional da área de atuação do Instituto - Em parceria com o SESC e o Instituto Muda Mundo e patrocinado pela empresa Kongsberg, o Instituto Bola Pra Frente, realizou, em 2008, um censo demográfico para pesquisar a realidade dos cerca de 6.000 moradores em sua área de atuação. Entre os vários pontos abordados pela pesquisa, chamou atenção o relacionado ao perfil educacional das crianças e adolescentes da região. Dos recenseados que nunca frequentaram o Bola Pra Frente, 57,29% estavam estudando, enquanto 93,5% que já tiveram passagem pelo Instituto permaneciam na escola ou concluíram o ensino médio naquele período.

Impressionaram também os números em relação à evasão escolar. Entre os educandos do Bola Pra Frente, apenas 0,5% parou de estudar, enquanto a outra parcela pesquisada apresentou um índice de 41,91% de abandono das escolas. O analfabetismo é outro dado preocupante, atingindo 26,28% dos jovens de 15 a 24 anos e 35,26% dos moradores de 25 a 59 anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira