Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 18:37

Coach Renato Ricci vê novo perfil de líder após a crise

Líderes arrojados, ambiciosos, solucionadores de problemas, especialistas e com atitudes pró-ativas fazem parte do passado. Hoje, o perfil de executivos inclui características como analítico, centrado, otimista, generalista e com atitudes preventivas.

A visão acima é do coach Renato Ricci, que acaba de lançar seu 11º livro: Liderando na Crise – Os Ciclos da Economia e o Novo Foco da Gestão Organizacional.

“O papel do principal líder de uma organização está mudando gradativamente. Poucos anos atrás, qualquer headhunter assumiria que ousadia era uma característica importante do perfil executivo. Após o segundo semestre de 2008, está claro que ousadia pode custar muito caro”, diz Ricci, em sua mais recente obra.

O consultor afirma, ainda, que os executivos hoje precisam ser mais completos. “Em vez de ousadia, talvez devêssemos desenvolver a capacidade de visão crítica de nossos líderes. Ou seja, capacitá-los a entender e mergulhar em um cenário mais minucioso; aprofundar-se nas variáveis que estão à margem do segmento de atuação.”

Liderando na Crise – Os Ciclos da Economia e o Novo Foco da Gestão Organizacional, Renato Ricci, Qualitec NewBook Publicações| 166 páginas, formato: 14x21 | ISBN: 978-85-89275-07-1 n| Valor: R$ 29,90 | À venda nas principais livrarias e no site www.renatoricci.com.br

O livro - A história tem mostrado que vivemos em ciclos econômicos constantes. Ora estamos desfrutando de uma fase positiva, ora estamos desacelerando fortemente rumo ao fundo do poço. Entre 1857 e 2001, os Estados Unidos passaram por mais de vinte e cinco ciclos de retração econômica. Cada um deles foi precedido por outros, de expansão e prosperidade. As crises surgem, deixam marcas, e abrem grandes oportunidades no mundo dos negócios.

Estariam as empresas e instituições quebrando meramente por culpa do cenário atual, ou por manter um estilo de liderança retrógrado durante décadas? . A crise deflagrada em 2008, tida como a mais terrível desde a grande recessão da década de 30, fez com que os líderes organizacionais tomassem novas posturas perante seus negócios. Empresas como Toyota, Google, Lenovo, Pfizer e Oracle estão repensando suas estratégias e mudando sua forma de gestão organizacional. O líder ambicioso - perfil recomendável até poucos meses atrás - é substituído por outro mais conservador e analítico. O gestor sênior e mais experiente passa a ser mais valorizado.

Os executivos, em geral, pressionados pelos resultados negativos, tendem a tomar decisões precipitadas. Demitir e cortar custos são estratégias quase sempre adotadas e que, muitas vezes, geram enormes prejuízos. Aqueles que permanecem em seus postos enfrentam o desafio de liderar equipes pouco motivadas e com excesso de trabalho. Algumas mudanças de postura são necessárias para que estes líderes consigam efetivamente conseguir resultados. Infelizmente estas mudanças nem sempre são fáceis de serem implantadas.

Liderando na Crise – Os Ciclos da Economia e o Novo Foco da Gestão Organizacional aprofunda com o leitor estes e outros assuntos sobre gestão organizacional, durante e após situações adversas. Traz uma visão global dos efeitos causados por estes momentos de crise ao mundo corporativo. Apresenta ainda, de forma objetiva e crítica, uma série de novas abordagens de gestão que podem ser utilizadas como mecanismos alternativos aos atualmente adotados.

O livro propõe uma reflexão sobre diversos temas: motivar ou não sua equipe, delegar e obter foco, usar um estilo de comunicação mais efetivo e entender como funciona o nosso cérebro. Este último é apresentado através de estudos recentes revelados pela Neurociência.

O autor - Renato Ricci é coach executivo, palestrante e um especialista em liderança. Autor de diversos livros e artigos, tem dedicado seu tempo a apresentar o conceito da mudança positiva às empresas e profissionais executivos.

Atende líderes e pessoas em busca de novos rumos de carreira ou de desenvolver-se em competências específicas. Possui ampla vivência profissional e cultural em outros países. Tem participado ativamente de grupos de estudos sobre liderança em organizações nos EUA e Europa. O especialista é membro do ICF - International Coaching Federation, do IPPA - International Positive Psychology Association - EUA e diretor executivo do Positive Change Institute Brasil. [ www.renatoricci.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira