Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 18:39

Elsevier criará novas diretrizes para reimpressões, compilações e publicações personalizadas de artigos

Empresa também traz novas informações sobre práticas de patrocínios a publicações na Austrália de 2000 a 2005.

Filadélfia - A Elsevier, líder internacional em publicações de produtos e serviços de informações científicas, técnicas e médicas, anunciou que tomou providências para fornecer diretrizes internas consistentes às suas divisões de serviços farmacêuticos na produção de reimpressões, compilações de artigos ou publicações personalizadas em nome de companhias farmacêuticas. A iniciativa se segue a uma revisão interna iniciada quando a empresa ficou sabendo de uma série de publicações produzidas na Austrália entre os anos 2000 e 2005 as quais continham o nome "Journal of", mas não apresentavam a transparência apropriada em relação aos patrocinadores, não eram de fato "journals" (periódicos acadêmicos) e nem deveriam ter recebido tal título.

Por causa das questões identificadas na serie Australasian, a empresa está tomando providências para garantir que todas as suas divisões de serviços farmacêuticos em todo o globo sigam práticas de patrocínio e padrões de transparência consistentes em vários produtos de reimpressão de artigos. Embora estas divisões de serviços farmacêuticos freqüentemente reimprimam artigos com arbitragem por pares da Elsevier, elas são gerenciadas em separado da divisão que publica a coleção principal de periódicos acadêmicos com pesquisas originais da empresa.

A Elsevier revisará as práticas relacionadas a todas as reimpressões, compilações ou publicações personalizadas de artigos e definirá diretrizes sobre conteúdos, permissões, usos de impressão e reembalagens para garantir que estas publicações não sejam confundidas com os periódicos acadêmicos principais com arbitragem por pares da Elsevier e para que o patrocínio de qualquer publicação fique claro e transparente. A Elsevier espera concluir a sua revisão e emitir diretrizes até 30 de junho de 2009.

"A transparência total deve ser a norma na Elsevier, e precisamos nos esforçar todos os dias para assegurar que façamos cumprir diretrizes globais consistentes de patrocínio e transparência de produtos de reimpressão de artigos", disse o CEO da Elsevier Health Sciences, Michael Hansen. "Quero assegurar aos nossos autores, editores e clientes que a integridade dos nossos periódicos acadêmicos de pesquisas com arbitragem por pares não foi comprometida de nenhuma maneira. Estas diretrizes ajudarão a garantir que não haja confusão entre estas compilações especiais e a nossa coleção principal de periódicos acadêmicos de pesquisas originais."

A Elsevier e outras editoras das áreas científica, técnica e médica produzem a cada ano dezenas de milhares de produtos de reimpressão (reimpressões autorizadas de artigos de periódicos acadêmicos com pesquisas originais), na maior parte reimpressões de um ou dois artigos com capas em papel (produtos de compilação) ou produtos mais ricos em conteúdos, com artigos com arbitragem por pares e outros sumários, resumos, estudos de caso, sumários de conferência e capas brilhantes (publicações personalizadas). Estes produtos são produzidos para companhias farmacêuticas e servem a um propósito educacional e de marketing válido e útil para estas empresas.

Novas informações sobre a revisão interna dos periódicos acadêmicos patrocinados na Austrália - A Elsevier permanece confiante de que a série "Australasian Journal of" é uma prática isolada liderada por ex-funcionários de uma divisão local de serviços farmacêuticos. Dentro da série "Australasian Journal of", o "Australasian Journal of Bone and Joint" é o único título identificado com patrocínio único sem a transparência apropriada. Mais oito títulos "Journal of" foram publicados com anúncios de diversos anunciantes e, portanto, não exigiam transparência adicional. Nenhum dos nove títulos era um periódico acadêmico com pesquisa original e nenhum deles deveria ter sido chamado de "journal". Mais 13 títulos "Australasian Journal of" foram registrados para a obtenção de Número de Série Padrão Internacional (ISSN, na sigla em inglês), mas nunca foram impressos.

Edições únicas foram geralmente distribuídas a entre dois mil e dez mil clínicos gerais (GPs) na Austrália, e a empresa sabe de uma edição que foi para 20 mil (o número total estimado de GPs na Austrália).

Publicações personalizadas e compilações de reimpressões, entre elas a série "Australasian Journal of", não são publicadas no Science Direct, a plataforma eletrônica de periódicos acadêmicos com arbitragem por pares dos setores científico, técnico e médico da Elsevier. Além disso, não é obrigatório arquivá-las nem retê-las.

Perfil da Elsevier - A Elsevier é líder mundial na publicação de produtos e serviços de informações científicas, técnicas e médicas. Em parceria com as comunidades globais de ciências e saúde, os 7 mil funcionários da Elsevier em mais de 70 escritórios em todo o mundo publicam mais de 2 mil periódicos acadêmicos e 1,9 mil novos livros por ano, além de oferecerem uma série de produtos eletrônicos inovadores como ScienceDirect [ www.sciencedirect.com ], MD Consult [www.mdconsult.com], Scopus [ www.info.scopus.com/], bancos de dados bibliográficos e obras de referência on-line.

A Elsevier [www.elsevier.com]é uma empresa global com sede em Amsterdã, na Holanda, e escritórios no mundo todo. A Elsevier faz parte do Reed Elsevier Group plc (http://www.reedelsevier.com/), editora e prestadora de informações líder mundial. Com atuação nos setores de ciências, medicina, direito, educação e comércio entre empresas, a Reed Elsevier fornece aos usuários soluções informativas flexíveis e de alta qualidade, com uma ênfase cada vez maior na Internet como meio de transmissão. Os códigos de negociação da Reed Elsevier são REN (Bolsa de Amsterdam), REL (Bolsa de Londres), RUK e ENL (Bolsa de Nova York). | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira