Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2009 - 18:39

Acordo Ortográfico completa seis meses em junho

Editora Positivo trabalha para minimizar as dúvidas dos leitores e, a partir de setembro, prevê o lançamento da 4ª edição do Novo Dicionário Aurélio, adaptado ao VOLP.

Curitiba- Este ano, o mês de junho será muito especial para a Língua Portuguesa. O período marca os seis primeiros meses da implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil e, no dia 10, é celebrado o Dia da Língua Portuguesa, cuja data relembra o aniversário da morte de Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses. Ambas as comemorações reforçam a identidade do idioma, que hoje é falado por cerca de 250 milhões de pessoas. Destas, 80% estão no território nacional.

Com intuito de zelar por este patrimônio popular, as editoras estão readaptando todas as suas obras, de dicionários a livros, à 5ª Edição do Vocabulário da Língua Portuguesa, o VOLP, cuja obra foi lançada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), em março deste ano, com o objetivo de solucionar os equívocos que existiam relacionados à grafia de palavras segundo a Reforma Ortográfica. Atualmente, somos o único país que utiliza a nova grafia. Em Portugal, o acordo já foi aprovado, mas ainda não entrou em vigor e nem possui data prevista.

Emerson Santos, diretor geral da Editora Positivo, avalia que jornais e revistas têm se esforçado em escrever seus artigos e reportagens de acordo com as novas regras, no entanto, ainda é possível encontrar diferentes grafias para as mesmas palavras, mesmo após o lançamento do VOLP, o que demonstra a existência de dúvidas e de incertezas. Por isso, a Editora Positivo, que está entre cinco maiores no segmento educacional do país, têm dedicado grande parte de seus esforços para minimizar as dúvidas, principalmente, dos professores, e fazer com que os leitores se familiarizem com as mudanças ortográficas.

Nos últimos meses, as principais iniciativas da empresa neste sentido foram: o lançamento do Guia Ortográfico da Língua Portuguesa - um manual com orientações sobre as principais mudanças propostas na ortografia - que foi distribuído para clientes e colaboradores; e a realização de seminários sobre o Acordo Ortográfico em eventos para professores de todas as regiões do Brasil.

De acordo com o diretor-geral da Editora Positivo, está previsto, para o próximo mês de setembro, o lançamento do Novo Dicionário Aurélio - 4ª edição, revisada e atualizada, adaptado ao VOLP. Esta versão, comumente chamada de “Aurelião”, vem sendo elaborada desde 2008, para suprir as necessidades dos consulentes, eliminando dúvidas quanto à grafia das palavras. Todos os verbetes, cujas entradas foram alteradas, receberão um símbolo que remete ao Prefácio, onde há uma explicação sobre o motivo da mudança gráfica. A nova obra também poderá ser adquirida com a versão eletrônica em CD-ROM. Outra novidade é um site inteiramente dedicado aos produtos da família Aurélio www.aureliopositivo.com.br. Na internet, será possível conferir todos os produtos disponíveis no mercado, lançamentos, além de dicas do novo Acordo Ortográfico.

Patrimônio nacional - Desde 2004, o Grupo Positivo, maior corporação de educação do país, sediado em Curitiba (PR), detém os direitos de publicação das obras Aurélio. Quando os direitos foram adquiridos, o Aurélião estava em sua 3ª edição. Pelas mãos da Editora Positivo seguirá para a 4ª e, agora, com o maior trabalho de revisão e atualização, chegará ao mercado com mais de 435 mil verbetes, locuções e definições. “Cuidamos da produção editorial dos dicionários e contamos com a parceria da D. Marina Baird Ferreira, viúva de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, e de toda sua equipe para estabelecer as diretrizes do conteúdo das obras”, explica Santos. Ele também adianta que os demais dicionários publicados pela Editora Positivo foram revistos e, no próximo semestre, o Dicionário Bilíngue Prático Português-Espanhol/Espanhol-Português estará disponível no mercado, revisado e conforme as novas regras.

Editora Positivo – Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e concentra toda a produção editorial do Grupo Positivo. A empresa está presente em mais de 3,8 mil escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com o Sistema Positivo de Ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. A Editora Positivo também edita, publica e comercializa livros didáticos, paradidáticos e de literatura, atlas e dicionários, com destaque para o dicionário mais importante da língua portuguesa, o Dicionário Aurélio. Na base de produção, conta com um centro de pesquisas próprio, no qual mais de 200 especialistas da mais variadas áreas do conhecimento prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e de novos produtos. O Grupo Positivo, do qual a Editora Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e mantém negócios em países da América, da Ásia, da África e da Europa. [ www.editorapositivo.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira